Um novo concurso Sefaz SC, com vagas para auditores fiscais, está no radar da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina. Na última terça-feira, 21, o titular da pasta, Paulo Eli, afimou que existe a necessidade de um novo edital em 2023.
A expectativa de um novo concurso foi passada durante a posse dos auditores fiscais aprovados na última seleção. Segundo Paulo Eli, é esperado que seja publicado um edital, com vagas para a carreira, em 2023, a fim de suprir a defasagem no quadro de servidores do órgão.
O anúncio não foi gravado, mas foi confirmado pelo Sefaz SC. Vale lembrar que, apesar da necessidade de servidores nos quadros da pasta e da previsão do secretário, os trâmites para a realização do concurso precisam ser iniciados.
Ou seja, para que o novo edital seja publicado em 2023, a seleção deve ser autorizada pelo estado e, posteriormente, ter uma comissão formada para estudar a necessidade da Sefaz SC. Somente após essa etapa, a banca poderá ser escolhida e contratada, para, assim, o concurso ser aberto.
Durante a posse dos aprovados na última seleção, Eli explicou que a ação é necessária para recriar a capacidade do estado em fazer cobrança e combater a sonegação.
"Como estávamos sem pessoal, não conseguíamos fazer o serviço em sua plenitude. Com a posse, vamos praticamente completar o quadro", disse.
O último concurso Sefaz SC, para auditores, foi realizado em 2018, com oferta de 90 vagas. Desse total, 60 foram para a área de Auditoria e Fiscalização, 15 para Gestão Tributária e 15 para Tecnologia da Informação, com ganhos iniciais de R$22.853,53.
Ao todo, a seleção atraiu 14.876 inscritos, com a organização da Fundação Carlos Chagas (FCC). Na época, os candidatos foram avaliados por meio de três provas.
A primeira avaliação contou com 100 questões, que foram distribuídas pelas seguintes disciplinas:
Já as outras duas provas foram realizadas em dois turnos, com 80 questões cada. Foram cobradas as disciplinas de Contabilidade Geral (20), Direito Tributário (20) e Legislação Tributária de Santa Catarina (40).
Para serem aprovados, os candidatos precisaram obter, no mínimo, 50% do total de pontos de cada avaliação, além de 60% do total geral de pontos de todos os exames. Prorrogado em 2020, o concurso Sefaz SC segue válido até 25 de janeiro de 2023.