Concurso Seeduc RJ: edital com 4 mil vagas será publicado em março

De acordo com Governo do Estado, edital do novo concurso Seeduc RJ com 4 mil vagas para professores será publicado em março. Veja!

14/01/2021 14:00 | Atualizado: 15/01/2021 14:46

Por: Bruna Somma

14/01/2021 14:00 | Atualizado: 15/01/2021 14:46 - Por: Bruna Somma

O novo concurso para Secretaria de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc RJ) tem edital previsto para março. A oferta será de 4 mil vagas para professores, sendo 500 imediatas e 3.500 para cadastro de reserva.

A estimativa para o edital foi passada nesta quinta-feira, 14, em transmissão ao vivo com o governador em exercício, Cláudio Castro, e o secretário de Educação, Comte Bittencourt.

As oportunidades do concurso Seeduc RJ serão para professor I com carga horária de 16h semanais. Os salários iniciais da carreira serão de R$1.339,36

Os 500 primeiros colocados serão convocados para atuação no segundo semestre de 2021. 

"Estamos abrindo em março o concurso para o cargo de professor I com carga horária de 16h. Serão 500 vagas para chamadas imediatas para suprir as necessidades dos docentes no segundo semestre", afirmou o governador em exercício.

Os demais 3.500 aprovados no cadastro de reserva serão chamados no decorrer do prazo de validade do concurso, conforme as aposentadorias e desligamentos no quadro de pessoal. 

O número de vagas da seleção teve que se adequar ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), ao qual o Estado do Rio de Janeiro está submetido. Conforme as regras, os órgãos estaduais só podem realizar concursos para suprir cargos que ficaram vagos a partir de setembro de 2017. 

Assim, a Secretaria de Educação do Rio teve que fazer uma contagem das vacâncias e só poderá preencher 500 vagas, no primeiro momento. 

"Foi possível fazer um planejamento para o concurso, com as compensações ao RRF. Vamos suprir o déficit em determinados municípios e em determinadas disciplinas. Será um avanço", explicou o secretário Comte Bittencourt. 

Concurso Seeduc RJ: governo anuncia detalhes de novo edital
nesta quinta, 14 (Foto: Reprodução/Facebook)

A Assessoria de Comunicação da Secretaria de Educação informou à Folha Dirigida que o quadro de oportunidades com as regiões e disciplinas que serão contempladas se encontra em etapa final de elaboração. A banca organizadora ainda não foi anunciada. 

“Serão ofertadas 500 vagas para início imediato e 3.500 vagas para cadastro reserva. O quadro de vagas (regiões e disciplinas atendidas) se encontra em fase final de elaboração e será divulgado por meio do Edital do concurso”, consta em nota enviada pela Assessoria.

O novo concurso Seeduc RJ será para substituir contratos temporários e reduzir o número de professores que trabalham com Gratificação por Lotação Prioritária (GLP) - regime de hora extra. 

Comte Bittencourt assumiu a Secretaria de Estado de Educação do Rio em setembro de 2020, no meio da pandemia e com o ex-secretário Pedro Fernandes acusado por suspeita de corrupção.

Resumo concurso Seeduc RJ

  • Órgão: Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro
  • Cargo: professor
  • Vagas: 4 mil, sendo 500 imediatas e 3.500 para cadastro de reserva
  • Edital: março

Concurso Seeduc RJ para professores é aguardado desde 2018

Um novo concurso Seeduc RJ chegou a ser autorizado em 2018, pela Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro (Sefaz RJ). Na época, a Fundação Ceperj foi escolhida como organizadora.

No entanto, em abril do ano passado, a Seeduc desistiu de realizar o concurso. A Fundação Ceperj relatou à Folha Dirigida que a secretaria cancelou o concurso porque preferiu contratar professores em esquema de hora extra.

A estimativa era que o concurso ofertasse 1.720 vagas, para professores 16 horas. Desse quantitativo, seriam 370 vagas imediatas e 1.350 para cadastro de reserva.

Segundo os últimos dados divulgados, a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro registra mais 2 mil vacâncias. A carência é de 2.016 professores, o que representa menos 35 mil aulas dadas por mês.

Na ocasião em que tais dados foram divulgados, o então secretário Pedro Fernandes estimou que a maior vacância era para as disciplinas de Matemática e Português.

“Mas, é claro que queremos reduzir o déficit em geral, mas estas matérias são prioridades, porque são justamente as que são referência na prova do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)”, explicou.

Comece a preparação para o concurso Seeduc RJ

Com a proximidade do novo concurso Seeduc RJ, a recomendação dos especialistas é começar a preparação o quanto antes. Por isso, não espere que o edital seja publicado para iniciar os estudos. 

Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios? A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, apostilas e questões comentadas para te ajudar no caminho até a posse. 

Conheça os cursos e inicie seus estudos!

 

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Sobre o concurso

Previsto

Seeduc-RJ - 2021

RJ
Não informado
Fund...
Não informado

Carregando...

Preparação