Seduc-AM paralisa concurso e adia prova para professor

Secretaria de Educação do Amazonas (Seduc-AM) paralisa concurso e adia novamente provas para professores do ciclo de 20 horas

16/08/2018 09:15 | Atualizado: 16/08/2018 12:30

16/08/2018 09:15 | Atualizado: 16/08/2018 12:30

A Secretaria de Educação do Amazonas (Seduc-AM) divulgou uma nota em que paralisa seu concurso e adia novamente a reaplicação das provas objetivas para o cargo de professor de ensino regular (20 horas), que ocorreriam no dia 2 de setembro.

A determinação foi do secretário de Educação, professor Lourenço Braga, que solicita ao Insituto Acesso, responsável pelo concurso, que apresente o resultado de uma auditoria externa.

Em nota, a Seduc-AM informa que o secretário encaminhou ofício ao Instituto Acesso, pedindo uma avaliação externa, independente de todos os fatos investigados pelo Ministério Público Estadual (MPE) e pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), demonstrando o compromisso da gestão pela lisura do concurso.

“A minha decisão é no sentido de dirimir qualquer dúvida sobre o concurso”, destacou o secretário de Educação, Lourenço Braga.

A determinação adia as provas objetivas do cargo específico de professor (ciclo 20 horas) e atinge toda e qualquer movimentação das etapas do concurso Seduc-AM, ou seja, a divulgação do resultado final dos classificados e a prova prática para merendeiros estão adiadas.

Seduc-AM paralisa concurso e adia provas de professores novamente (Foto: Divulgação/Seduc-AM)
Seduc-AM paralisa concurso e adia provas de professores novamente
(Foto: Divulgação/Seduc-AM)

No último dia 7 de agosto, o Instituto Acesso divulgou o resultado preliminar das provas objetivas do concurso Seduc-AM, para todos os cargos, exceto o de professor de ensino regular, que aguarda pela realização da avaliação, após sofrer com irregularidades durante a realização das provas, no dia 8 de julho. O prazo para entrar com recursos contra o resultado preliminar foi prorrogado, até o próximo dia 14,  pelo Instituto Acesso

Entenda o caso

As provas do concurso da Secretaria de Educação do Amazonas foram aplicadas no dia 8 de julho, para mais de 238 mil candidatos. No entanto, os inscritos para o cargo de professor de ensino regular (Ciclo, 20 horas) não conseguiram realizar o exame

De acordo com o Ministério Público de Contas do Amazonas, foram identificadas várias irregularidades durante a realização das provas, como: atraso na chegada das provas nos locais do exame, troca de prova entre municípios, transporte irregular de malotes e lacres violados.

Confira dicas, materiais e informações para concursosDesta forma, o MPC-AM entrou com um pedido de suspensão do concurso Seduc-AM. No documento, o Ministério Público alega ter recebido inúmeras denúncias por parte dos candidatos, que alegam terem sido prejudicados com a realização do exame. 

Entre os relatos estão a presença de fiscais com celulares durante a prova; questões incorretas, incompletas ou inelegíveis; e problemas no caderno de resposta. E mais, a representação ainda comenta o fato de a banca e a Seduc-AM terem remarcado apenas uma das provas, uma vez que as denúncias aconteceram para vários cargos.

Em julho, o secretário de Educação alegou que, mesmo com as alterações, o concurso para os demais candidatos continuaria sem alterações. O concurso da Secretaria de Educação do Amazonas oferece 8.175 vagas em diversos cargos e níveis de escolaridade, com salários iniciais entre R$1.525 e R$4.143. 

seleção registrou 238.593 inscrições confirmadas. Em cinco dias de prazo aberto, 92 mil interessados formalizaram participação, superando o concurso anterior, que reuniu 76 mil participantes, em 2014. 

Saiba como manter o foco em concursos

Você já pensou em desistir de fazer concursos? O especialista Guilherme Miziara explica como manter o foco em conseguir a sonhada vaga no serviço público. Confira!

Newsletter

Newsletter

Quer receber novidades sobre concursos?

Quer receber diretamente no seu e-mail as principais notícias dos concursos da sua região?

E de quebra dicas para seus estudo? Cadastre-se gratuitamente na newsletter FD para ter tudo isso!

Sobre o concurso

Inscrições Encerradas

Seduc-AM - 2018 - diversos cargos

AM
Não informado
Fund...
Não informado

Preparação