Concurso Seduc-AM: provas para professor são adiadas novamente

Nesta quinta, 19, o secretário de Estado de Educação do Amazonas (Seduc-AM), Lourenço Braga, anunciou nova data e a manutenção do concurso.

19/07/2018 15:10 | Atualizado: 19/07/2018 18:06

19/07/2018 15:10 | Atualizado: 19/07/2018 18:06

As provas do cargo de professor de ensino regular (20 horas) do concurso da Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc-AM) foram adiadas novamente. Reagendadas para o próximo domingo, 22, as avaliações agora estão previstas para o dia 2 de setembro. 

O comunicado foi feito pelo secretário de Estado de Educação do Amazonas (Seduc-AM), Lourenço Braga, nesta quinta, 19. O Instituto Acesso, organizador do concurso,  já confirmou o adiamento para o dia 2 de setembro .

Desta forma, os candidatos ao cargo de professor de ensino regular (20 horas) seguem no aguardo pelas provas objetivas e discursivas do concurso Seduc-AM. De acordo com o noticiário local, o próprio secretário teria pedido um novo exame específico para este cargo após constatar, pessoalmente, que os lacres das provas de uma sala foram abertos precipitadamente durante a aplicação no dia 8 de julho

Seduc-AM adia novamente provas de professor regular 20 horas ​​​​​(Divulgação/ Seduc-AM)
Seduc-AM adia novamente provas de professor regular 20 horas
​​​​​(Divulgação/ Seduc-AM)

O adiamento também atende a orientações do Ministério Público de Contas (MPC) e do Ministério Público Estadual (MPE), que investiga denúncias de irregularidades

O  secretário de Estado de Educação do Amazonas  também confirmou que adiamento vai permitir que as investigações sejam feitas. Nesta semana, o MPC informou em nota que ingressou com uma representação junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), por meio de sua coordenadoria de pessoal.

De acordo com a Secuc-AM, foi dado um prazo de cinco dias para posiconamento. A Assessoria de Impensa da Secretaria de Educação do Amazonas informou que o "jurídico já está reunindo a documentação pedida pelo órgão." 

MPC pede a suspensão do concurso Seduc-AM 

As provas do concurso da Secretaria de Educação do Amazonas foram aplicadas no dia 8 de julho para mais de 238 mil candidatos. Os gabaritos preliminares foram publicados na terça-feira, 10, com prazo para recurso.

No entanto, os inscritos para o cargo de professor de ensino regular (Ciclo, 20 horas) não conseguiram realizar o exame.  De acordo com o Ministério Público de Contas do Amazonas, foram identificadas várias irregularidades durante a realização das provas, como: atraso na chegada das provas nos locais do exame, troca de prova entre municípios, transporte irregular de malotes e lacres violados.

Confira dicas, materiais e informações para concursosDesta forma, o MPC-AM entrou com um pedido de suspensão do concurso Seduc-AM. No documento, o Ministério Público alega ter recebido inúmeras denúncias por parte dos candidatos, que alegam ter sido prejudicados com a realização do exame. 

Entre os relatos estão a presença de fiscais com celulares durante a prova; questões incorretas, incompletas ou inelegíveis; e problemas no caderno de resposta. E mais, a representação ainda comenta o fato de a banca e a Seduc-AM terem remarcado apenas uma das provas, uma vez que as denúncias aconteceram para vários cargos.

De acordo com o secretário de Educação, mesmo com as alterações, o concurso para os demais candidatos segue sem alterações. O concurso da Secretaria de Educação do Amazonas oferece 8.175 vagas em diversos cargos e níveis de escolaridade, com salários iniciais entre R$1.525 e R$4.143. 

A seleção registrou 238.593 inscrições confirmadas. Em cinco dias de prazo aberto, 92 mil interessados formalizaram participação, superando o concurso anterior, que reuniu 76 mil participantes, em 2014. 

Prova contará com 50 questões

Caso o concurso Seduc-AM não sofra alterações até o dia 2 de setembro, data para a qual estão previstas as provas objetiva e discursiva para professor regular, os candidatos serão submetidos a 50 questões de conhecimentos básicos e específicos. Abaixo, é possível conferir dicas de preparação. 

Newsletter

Newsletter

Quer receber novidades sobre concursos?

Quer receber diretamente no seu e-mail as principais notícias dos concursos da sua região?

E de quebra dicas para seus estudo? Cadastre-se gratuitamente na newsletter FD para ter tudo isso!

Sobre o concurso

Inscrições Encerradas

Seduc-AM - 2018 - diversos cargos

AM
Não informado
Fund...
Não informado

Preparação