PGE dá parecer favorável ao concurso Seduc AL para professor

Concurso Seduc AL recebe parecer favorável da PGE AL e pode oferecer mais de 3 mil vagas para o magistério em 2021. Confira!

07/01/2021 09:39 | Atualizado: 07/01/2021 11:06

07/01/2021 09:39 | Atualizado: 07/01/2021 11:06

Um novo concurso Seduc AL para o magistério pode estar próximo! A Procuradoria Geral do Estado de Alagoas (PGE AL) deu parecer favorável à seleção.

Agora, o processo será encaminhado ao Gabinete Civil para superior consideração do Chefe do Poder Executivo Estadual. Mas as expectativas são positivas, tendo em vista que o governador Renan Filho já se mostrou favorável à seleção.

Em dezembro, ele já havia garantido novos concursos no estado com, pelo menos, 4.500 vagas destinadas para a Saúde e à Educação. Dessas, 3 mil seriam para professores.

Agora, com o parecer favorável da PGE, publicado no Diário Oficial do Estado, o governador deve receber o processo em breve para dar o aval. 

Importante destacar que o objetivo do novo edital é repor vacâncias, não sendo, portanto, impedido pelo estado de calamidade pública. O despacho da PGE também fala em adequação ao orçamento estadual.

Os professores da Rede estadual atualmente recebem inicial é de R$2.195,13, por jornada de trabalho de 30 horas semanais. Para ingressar na carreira pode ser exigido o curso Normal ou licenciatura, dependendo da especialidade, que ainda não foram divulgadas.

Folha Cursos

Concurso Seduc AL pode ser mantido com regularidade

Segundo Renan Filho, a política de concursos regulares será adotada na Secretaria de Educação. A seleção é aguardada desde 2019.

"Será um ciclo de concursos públicos, em várias áreas, sobretudo as três principais. Nós vamos fazer concurso público para 3 mil professores, para a Saúde, com mais de 1.500 novas vagas, por conta das aberturas dos hospitais [...] e vamos contratar mais policiais militares, civis, peritos oficiais e para a Procuradoria do Estado."

Vale lembrar que, além da Saúde e da Educação, a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio do estado (Seplag AL) já confirmou oito editais para 2021. São eles:

Em junho deste ano, Alagoas realizou um processo seletivo com mais de 160 vagas temporárias. Todas as oportunidades foram para cargos de nível superior. Em 2017, a Secretaria ofertou 850 vagas para professor. 

Último concurso Seduc AL foi em 2017

O último concurso para professores efetivos em Alagoas foi realizado em 2017, sob organização do Cebraspe (antigo Cespe/UnB). A oferta era de 850 vagas.

Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, avaliação de títulos e perícia médica, realizadas em Arapiraca e Maceió. O exame de múltipla escolha seguiu o modelo tradicional da banca, no qual os candidatos tiveram que julgar 120 itens como 'certo' ou 'errado'. As disciplinas cobradas foram:

  • Língua portuguesa
  • Legislação
  • Tecnologias educacionais e competências sócio-emocionais
  • Conhecimentos específicos

A seleção atraiu cerca de 14.300 concorrentes. 

O material de preparação da Folha Dirigida pode te ajudar:

✔ Smart Planner
✔ Folha Questões
✔ Por Dentro da Prova
✔ Editais verticalizados
✔ Vídeos com dicas

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...