13/01/2021 09:40 | Atualizado: 13/01/2021 10:04
Em publicação no Diário Oficial de Alagoas, o governador Renan Filho autorizou a realização do novo concurso Seduc AL. Ao todo, serão oferecidas 3 mil vagas para professores, de nível superior.
Com o aval, o próximo passo será a escolha e contratação da banca organizadora. Somente após esse processo, o edital poderá ser publicado.
Segundo o Governo de Alagoas, a previsão para o lançamento do edital é entre abril e junho deste ano.
Para concorrer, será preciso ter o nível superior na área de interesse. Conforme a tabela do magistério de 2018, os ganhos para os professores variam entre R$1.381,21 (licenciatura curta e jornada de 20 horas) a R$5.067,56 (mestrado e jornada de 40 horas).
Na última terça, 12, ao anunciar a autorização para cinco editais, incluindo a Seduc AL, o governador ressaltou que Alagoas enfrenta o desafio de realizar concursos públicos em todas as áreas para melhorar as políticas públicas prestadas pelo estado.
"Estamos conseguindo fazer valer a vontade das pessoas, mesmo em meio a um cenário tão desafiador", disse Renan Filho.
O governador garantiu ainda que o governo promoverá outros concursos públicos, como para agentes penitenciários e para a Secretaria da Saúde (Sesau). Nesse último caso, estão previstas 1.500 vagas para profissionais que irão atuar, em parte, nos novos hospitais do estado.
Os concursos Alagoas 2021 podem ter o Cebraspe como organizador. Isso porque, em dezembro, uma publicação no Diário Oficial do Estado expôs uma reunião entre o governo e a empresa.
De acordo com o documento, um servidor foi designado para participar de uma reunião nos dias 17 e 18, com a banca de Brasília DF.
O encontro foi para tratar sobre os concursos a serem realizados no Estado de Alagoas, previstos para este ano. Desta forma, o Cebraspe se torna uma banca favorita para estas seleções.
O último concurso para professores efetivos em Alagoas foi realizado em 2017. Na época, foram oferecidas 850 vagas.
A banca organizadora foi o Cebraspe e os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, avaliação de títulos e perícia médica.
O exame de múltipla escolha seguiu o modelo tradicional da banca, no qual os candidatos tiveram que julgar 120 itens como "certo" ou "errado".
A seleção atraiu cerca de 14.300 candidatos. Já o exame contou com as seguintes disciplinas:
Quer receber novidades sobre concursos?
Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!
Seduc AL - 2021 - 3 mil vagas professor