Concurso Educação PE: governo anuncia edital com 3.500 vagas

Governo de Pernambuco anuncia novo concurso com 3.500 vagas para Secretaria de Educação e Esportes. Edital está previsto ainda para 2021!

13/10/2021 11:45 | Atualizado: 15/10/2021 13:09

13/10/2021 11:45 | Atualizado: 15/10/2021 13:09

O governo de Pernambuco anunciou na manhã desta quarta-feira, 13, a abertura de novo concurso com 3.500 vagas para Secretaria de Educação e Esportes (SEE). De acordo com a gestão estadual, o edital deve ser publicado ainda este ano.

A oferta será para professores em todas as disciplinas da Educação Básica, Profissional, Educação Especial e para o Conservatório Pernambuco de Música. Haverá oportunidades ainda para analistas em gestão educacional.

O anúncio foi feito pelo governador Paulo Câmara e pelo secretário de Educação e Esportes, Marcelo Barros, em evento no Palácio do Campo das Princesas. O objetivo do concurso é reforçar o quadro da SEE para contribuir com a rede de ensino a longo prazo.

Além de fazer a reposição de profissionais que se aposentaram ou se afastaram de forma permanente.

“O lançamento foi autorizado e agora vamos selecionar a instituição organizadora. Temos como meta até o final do ano lançar o edital para que, em 2022, possamos ter condições de ter novos profissionais atuando na nossa rede”, esclareceu o governador.

Sede da Secretaria de Educação de Pernambuco
Secretaria de Educação de Pernambuco terá novo
concurso com 3.500 vagas (Foto: Divulgação)

Segundo o secretário de educação, as vagas do concurso serão distribuídas para todos os municípios do estado.

“Este é o maior concurso da história da Secretaria e possibilitará a oferta de vagas em todos os municípios do território estadual. Esta é uma excelente oportunidade para os cidadãos ingressarem no time de profissionais de educação que mais se destaca no Brasil”, disse Marcelo Barros.

Nesta quarta-feira, 13, também foi anunciado que os professores da rede estadual irão receber uma premiação extra em dinheiro por atingirem metas pactuadas. Nomeada como ‘Bônus de Desempenho Educacional (BDE), a iniciativa recebeu autorização do governador.

No total, o investimento será de R$71,5 milhões para o BDE, que será pagamento na próxima sexta-feira, 15, dia do professor. Segundo o governo serão pagos, em média, R$2.214,64 a 32 mil servidores de 876 escolas da rede estadual que atingiram total ou parcialmente as metas.

Último concurso Educação PE ocorreu em 2015

O último concurso Educação PE para efetivos foi aberto em dezembro de 2015. De acordo com informações da pasta, a seleção, que inicialmente visava o preenchimento de 3 mil cargos, convocou mais de 4 mil profissionais desde a homologação dos resultados, em 2017. 

Ou seja, a Secretaria de Educação e Esportes tem o costume de convocar excedentes (aprovados no cadastro de reserva) durante o prazo de validade do concurso.

Todas as 3 mil vagas da última seleção foram para carreira de professor, sendo distribuídas entre três editais: um para a Educação Especial, um para a Educação Básica e outro para a Educação Profissional. 

Para a Educação Especial foram disponibilizadas 342 chances, sendo 79 para o nível superior e 263 para o nível médio (magistério). Já para a Educação Básica e Profissional foram ofertadas 2.458 e 200 vagas, respectivamente, todas de nível superior.

A Fundação Getulio Vargas (FGV) foi a banca organizadora. Todos os candidatos foram submetidos a prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, e a análise de títulos, somente classificatória. 

O exame de múltipla escolha foi composto por 40 questões (para professor de Português) ou 50 questões (para as demais especialidades), distribuídas entre as disciplinas de:

  • Língua Portuguesa;
  • Conhecimentos Pedagógicos;
  • Conhecimentos Específicos.

Houve ainda aplicação de prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, para professores de Português, na qual os participantes tiveram que fazer uma redação dissertativa-argumentativa.

Já os concorrentes nas áreas de Libras e Braille, da Educação Especial, fizeram uma prova prática. 

Prepare-se para novos concursos com a Folha Cursos

Assim como a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, outros órgãos preparam novos concursos pelo país. Por isso, quem deseja ingressar no serviço público deve intensificar a preparação para as provas.

Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios? A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, material escrito e questões comentadas para te ajudar no caminho até a posse. 

Conheça os cursos e inicie seus estudos!

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...