Concurso Seduc RS: governador anuncia aval para 1,5 mil vagas

O governador anunciou que o concurso Seduc RS foi autorizado para preencher vagas no magistério.

14/01/2021 19:55 | Atualizado: 15/01/2021 13:26

14/01/2021 19:55 | Atualizado: 15/01/2021 13:26

O concurso Seduc RS 2021 está confirmado. Na última semana o secretário-chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, já havia dito que a seleção ainda estava no radar do governo estadual e nesta quinta-feira, 14, veio a confirmação.

Durante uma entrevista coletiva a distância, o governador Eduardo Leite anunciou o planejamento do estado para contratar mais de 3 mil servidores neste ano. Entre eles, 1.500 professores estaduais. 

De acordo com o chefe do Poder Executivo, o edital para preencher essas vagas já está autorizado. O concurso Seduc RS é aguardado desde 2019 e já poderia ter saído, mas atrasou por causa da pandemia.

Segundo o governo estadual, mais de 4 mil aposentadorias foram registradas no quadro do magistério da Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul nos últimos anos. Foram 3.463 publicadas só em 2019 e 559 publicadas em 2020. 

Estude para concursos 2021 com a Folha Cursos!

Folha Cursos

Com o novo edital sendo publicado, o estado poderá repor essas vacâncias. Até porque outros 2 mil servidores já aguardam análise e publicação de suas aposentadorias também. Com esse déficit, o quadro não consegue prestar atendimento plenamente às 2.384 unidades escolares gaúchas.

A Seduc RS também tem déficit de servidores da área de apoio. E um acordo firmado com o Ministério Público em 2019 pedia que vagas de "professores, especialistas e servidores na Rede Pública Estadual de Ensino" fossem supridas a partir do ano letivo de 2021.

Mas, em seu anúncio, o governador só mencionou a carreira do magistério.

Os professores do magistério gaúcho atualmente possuem vencimentos iniciais de até R$2.168,32. Mas em alguns casos, como os professores das séries finais, o salário é pago por hora/aula, indo até R$75,76 h/a.

Dependendo da especialidade, a vaga pode exigir o curso Normal de nível médio ou a graduação com licenciatura plena. Mas as áreas que serão contempladas no edital ainda não foram divulgadas.

enlightenedFolha Dirigida agora tem curso preparatório para concursos, a Folha Cursos!

Pedido de concurso Seduc RS tramita desde março de 2020

concurso Seduc RS ainda não tem data de abertura definida, mas o pedido de autorização já tramita desde março de 2020, segundo a Assessoria Jurídica da secretaria.

O concurso foi recomendado em 2019 pelo Ministério Público e, na época, um projeto previa sua abertura até este ano. Mas com a pandemia do novo Coronavírus, não foi possível divulgar o edital em 2020.

Por enquanto, a Educação gaúcha conta com milhares de professores contratados temporariamente para prestar o serviço. Recentemente, a Assembleia Legislativa do Estado aprovou o Projeto de Lei 253/2020, que prorroga os contratos emergenciais.

“Essa emenda garante um tempo e uma segurança maior aos temporários da Educação e, possibilita que o governo neste período realize concurso para contratação de professores, técnicos, orientadores, supervisores e servidores de escolas.”

A declaração é da deputada Sofia Cavedon, que deu voto favorável ao PL 253/2020, do Poder Executivo. Ele assegura a renovação dos atuais contratos emergenciais por três anos.

Esse prazo só poderá ser revisto quando houver reposição dos quadros por meio do concurso público. Segundo informações da AL RS, mais de 27 mil contratados na Educação serão abrangidos, entre professores, funcionários, supervisores, especialistas e técnicos agrícolas.

Concurso Seduc RS 2021
Concurso Seduc RS 2021 está confirmado! Serão 1,5 mil vagas
(Foto: Divulgação/ Seduc RS)

Últimos concursos somaram 111 mil vagas

O último concurso para o magistério do Rio Grande do Sul foi aberto em 2013. A seleção ofertou 10 mil vagas, tanto para graduados quanto para pessoas com formação de nível médio na modalidade Normal. 

As oportunidades foram para todo o estado em diversas áreas, como Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Educação Básica.

Já para servidores do quadro de apoio das escolas, o concurso anterior foi em 2014 e teve oferta de 1.393 vagas, além de formação de cadastro de reserva. As oportunidades foram em cargos de níveis médio e técnico.

As chances eram para agente educacional I - técnico em Nutrição (240 vagas), agente educacional II - assistente financeiro (270), Administração Escolar (354), Interação com o Educando (339), técnico em Informática (114) e tradutor e intérprete de Língua de Sinais - Libras (76). 

O material de preparação da Folha Dirigida pode te ajudar:

✔ Smart Planner
✔ Folha Questões
✔ Por Dentro da Prova
✔ Editais verticalizados
✔ Vídeos com dicas

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Sobre o concurso

Previsto

Seduc-RS - 2020 - professor

RS
Não informado
Fund...
Não informado

Carregando...