Concurso Seduc RS: sindicato pede mais vagas e cargos de apoio

Sindicato pede que concurso Seduc RS ofereça mais vagas e contemple outras carreiras além do magistério.

02/02/2021 15:24 | Atualizado: 02/02/2021 16:33

02/02/2021 15:24 | Atualizado: 02/02/2021 16:33

No início de janeiro o governo gaúcho anunciou a autorização para o concurso Seduc RS com 1.500 vagas no magistério. Mas a oferta ainda não agrada a categoria, que promete lutar pela ampliação desse número e pela inclusão de outras carreiras no edital. 

A pauta foi levantada em reunião do Conselho Geral do Cpers, o maior sindicato representante dos trabalhadores da Educação do Rio Grande do Sul. A reunião aconteceu na última sexta-feira, 29. 

Segundo informações da entidade, o pleito da categoria é que o Estado conceda autorização para que o concurso Seduc RS contemple também vagas para funcionários de escola, ou seja, em carreiras da área de apoio.

O sindicato também quer que sejam concorridas mais vagas para professores, e não apenas as 1.500 anunciadas. A entidade agora deve iniciar uma campanha para lutar e pressionar o governo estadual para atendimento desses pedidos. 

Além de pedir mais vagas, o Cpers também destaca que há urgência na realização de concurso público para funcionários de escola em todos os cargos. A ampliação da oferta, porém, depende do aval do Poder Executivo. 

Concurso Seduc RS 2021
Concurso Seduc RS 2021 tem aval para 1,5 mil vagas
(Foto: Divulgação/ Seduc RS)

Concurso Seduc RS tem autorização para 1,5 mil vagas

concurso Seduc RS 2021 foi confirmado no início de janeiro pelo governador, Eduardo Leite, no mesmo dia em que ele anunciou o planejamento do estado para contratar mais de 3 mil servidores este ano. Entre eles, 1.500 professores estaduais. 

De acordo com o chefe do Poder Executivo, o edital para preencher essas vagas já está autorizado. Ainda não se sabe, contudo, quando o edital será publicado.

Os professores do magistério gaúcho atualmente possuem vencimentos iniciais de até R$2.168,32. Mas em alguns casos, como os professores das séries finais, o salário é pago por hora/aula, indo até R$75,76 h/a.

Dependendo da especialidade, a vaga pode exigir o curso Normal de nível médio ou a graduação com licenciatura plena. Mas as áreas que serão contempladas no edital ainda não foram divulgadas.

Folha Cursos pode te ajudar na preparação para o concurso Seduc RS:

Folha Cursos

O concurso foi recomendado há dois anos pelo Ministério Público Estadual e, na época, um projeto previa sua abertura até o ano passado. Mas com a pandemia do novo Coronavírus, não foi possível divulgar o edital em 2020.

Segundo o governo estadual, mais de 4 mil aposentadorias foram registradas no quadro do magistério da Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul nos últimos anos. Foram 3.463 publicadas só em 2019 e 559 publicadas em 2020. 

A Seduc RS também tem déficit de servidores da área de apoio. E o acordo firmado com o Ministério Público em 2019 pedia que vagas de "professores, especialistas e servidores na Rede Pública Estadual de Ensino" fossem supridas a partir do ano letivo de 2021.

Últimos concursos somaram 11 mil vagas

O último concurso para o magistério do Rio Grande do Sul foi aberto em 2013. A seleção ofertou 10 mil vagas, tanto para graduados quanto para pessoas com formação de nível médio na modalidade Normal. 

As oportunidades foram para todo o estado em diversas áreas, como Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Educação Básica.

Já para servidores do quadro de apoio das escolas, o concurso anterior foi em 2014 e teve oferta de 1.393 vagas, além de formação de cadastro de reserva. As oportunidades foram em cargos de níveis médio e técnico.

As chances eram para agente educacional I - técnico em Nutrição (240 vagas), agente educacional II - assistente financeiro (270), Administração Escolar (354), Interação com o Educando (339), técnico em Informática (114) e tradutor e intérprete de Língua de Sinais - Libras (76). 

O material de preparação da Folha Dirigida pode te ajudar:

✔ Smart Planner
✔ Folha Questões
✔ Por Dentro da Prova
✔ Editais verticalizados
✔ Vídeos com dicas

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...