Concurso Seduc RS terá edital em julho com 1,5 mil vagas
Autorizado em 2021, o concurso Seduc RS, com 1,5 mil vagas para professores, está previsto para julho deste ano, segundo a Secretaria.
21/06/2022 12:30 | Atualizado: 21/06/2022 13:30
21/06/2022 12:30 | Atualizado: 21/06/2022 13:30

O  concurso Seduc RS para o magistério ganhou uma previsão, por parte da Secretaria Estadual da Educação do Rio Grande do Sul. Em resposta à reportagem de GZH, a pasta confirmou a publicação do novo edital para julho deste ano.

O processo de escolha da banca, inclusive, já está em andamento. Ainda segundo a Seduc RJ, serão disponibilizadas 1,5 mil vagas para professores, com provas previstas ainda para este ano

Vale lembrar que o concurso Seduc RS foi confirmado no início de janeiro de 2021 pelo governador, Eduardo Leite. Na data, ele também anunciou o planejamento do estado para contratar mais de 3 mil servidores, sendo 1.500 apenas para o magistério.

Os professores da rede de ensino do estado têm vencimentos iniciais de até R$2.168,32. Em alguns casos, como o dos profissionais das séries finais, o salário é de até R$75,76 por hora/aula.

Dependendo da especialidade, a vaga pode exigir o curso normal de nível médio ou a graduação com licenciatura plena na respectiva área. 

Concurso Seduc RS tem edital com 1,5 mil vagas previsto para julho (Foto: Divulgação)
Concurso Seduc RS tem edital com 1,5 mil vagas
previsto para julho (Foto: Divulgação)

Resumo sobre a seleção

  • Órgão: Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul
  • Cargos: professor
  • Vagas: 1.500
  • Requisitos: nível médio normal ou superior
  • Remuneração: a definir
  • Banca: a definir
  • Edital: julho de 2022

Concurso Seduc RS foi recomendado pelo MP

O concurso Seduc RS já foi recomendado há três anos pelo Ministério Público Estadual, e, na época, um projeto previa sua abertura até 2020 - o que não ocorreu devido à pandemia de Covid-19.

Segundo o Governo Estadual, mais de 4 mil aposentadorias foram registradas no quadro do magistério da Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul nos últimos anos. Foram 3.463 publicadas só em 2019 e 559 em 2020. 

A Seduc RS também tem déficit de servidores da área de Apoio. O acordo firmado com o Ministério Público, em 2019, inclusive pedia que vagas de "professores, especialistas e servidores na Rede Pública Estadual de Ensino" fossem supridas a partir do ano letivo de 2021.

Sindicato pediu inclusão de vagas na área de Apoio

Apesar da oferta de vagas atrativa, ela ainda não é o suficiente para suprir a necessidade da Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul.

Por isso, o CPERS, sindicato que representa os trabalhadores em Educação do Estado, pediu que o concurso Seduc RS oferecesse mais vagas além das carreiras do magistério.

A pauta foi levantada em reunião do Conselho Geral do Cpers em fevereiro de 2021. Segundo informações da entidade, o pleito da categoria visava à autorização para vagas na área de Apoio.

O CPERS destacou na época que era urgente a realização do concurso público para funcionários de escola em todos os cargos. A ampliação da oferta, porém, iria depender do aval do Poder Executivo. 

Últimos concursos somaram 11 mil vagas

O último concurso para o magistério do Rio Grande do Sul foi aberto em 2013. A seleção ofertou 10 mil vagas, tanto para graduados quanto para pessoas com formação de nível médio na modalidade Normal. 

As oportunidades foram para todo o estado em diversas áreas, como Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Educação Básica.

Já para servidores do quadro de Apoio das escolas, o concurso anterior foi em 2014 e teve oferta de 1.393 vagas mais cadastro de reserva. As oportunidades foram em cargos dos níveis médio e técnico.

Fora oferecidas vagas para agente educacional I - técnico em Nutrição (240 vagas), agente educacional II - assistente financeiro (270), Administração Escolar (354), Interação com o Educando (339), técnico em Informática (114) e tradutor e intérprete de Língua de Sinais - Libras (76). 

Quer receber novidades sobre concursos?
Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!
Newsletter
Receba notícias recomendadas para você!
É só se cadastrar e seguir concursos de seu interesse para receber notícias exclusivas direto na sua página inicial.
icon