Concurso Seduc RS: comissão organizadora formada para 1,5 mil vagas

A comissão organizadora do concurso Seduc RS está formada. Edital vai oferecer, pelo menos, 1,5 mil vagas no magistério.

23/03/2021 13:13 | Atualizado: 23/03/2021 13:37

23/03/2021 13:13 | Atualizado: 23/03/2021 13:37

Mais um passo foi dado rumo ao novo concurso Seduc RS para o magistério. Está formada a comissão organizadora, grupo responsável pelos preparativos e por todo o acompanhamento da seleção.

A próxima etapa dos trâmites para a abertura do concurso deverá ser a elaboração do projeto básico, documento que dá as bases para o edital,e a escolha da banca organizadora, empresa que aplica as provas.

Conforme anunciado pelo governador, Eduardo Leite, são esperadas 1.500 vagas para professores da rede estadual. A portaria que forma a comissão foi divulgada no Diário Oficial desta terça-feira, 23.

Concurso Seduc RS poderá ter vagas de nível médio e superior

O concurso Seduc RS foi confirmado no início de janeiro pelo governador, Eduardo Leite, no mesmo dia em que ele anunciou o planejamento do estado para contratar mais de 3 mil servidores este ano. Entre eles, 1.500 professores estaduais. 

De acordo com o chefe do Poder Executivo, o edital para preencher essas vagas já está autorizado. Ainda não se sabe, contudo, quando o edital será publicado.

Os professores do magistério gaúcho atualmente possuem vencimentos iniciais de até R$2.168,32. Mas em alguns casos, como os professores das séries finais, o salário é pago por hora/aula, indo até R$75,76 h/a.

Dependendo da especialidade, a vaga pode exigir o curso Normal de nível médio ou a graduação com licenciatura plena na respctiva área. Mas as especialidades que serão contempladas no novo edital ainda não foram divulgadas.

O concurso foi recomendado há dois anos pelo Ministério Público Estadual e, na época, um projeto previa sua abertura até o ano passado. Mas com a pandemia do novo Coronavírus, não foi possível divulgar o edital em 2020.

Segundo o governo estadual, mais de 4 mil aposentadorias foram registradas no quadro do magistério da Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul nos últimos anos. Foram 3.463 publicadas só em 2019 e 559 publicadas em 2020. 

A Seduc RS também tem déficit de servidores da área de apoio. E o acordo firmado com o Ministério Público em 2019 pedia que vagas de "professores, especialistas e servidores na Rede Pública Estadual de Ensino" fossem supridas a partir do ano letivo de 2021.

Concurso Seduc RS 2021
Concurso Seduc RS 2021 tem aval para 1,5 mil vagas
(Foto: Divulgação/ Seduc RS)

Sindicato pede inclusão de vagas na área de apoio

Apesar da oferta de vagas atrativa, ela ainda não é o suficiente para suprir a necessidade da Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul. Por isso o CPERS, sindicato que representa os trabalhadores em Educação do Estado, pede que concurso Seduc RS ofereça mais vagas e contemple outras carreiras além do magistério.

A pauta foi levantada em reunião do Conselho Geral do Cpers realizada em fevereiro. Segundo informações da entidade, o pleito da categoria é que o Estado conceda autorização para que o concurso Seduc RS contemple também vagas para funcionários de escola, ou seja, em carreiras da área de apoio, como da área de limpeza, cozinha, administrativa e outras.

O Cpers destaca que há urgência na realização do concurso público para funcionários de escola em todos os cargos. A ampliação da oferta, porém, depende do aval do Poder Executivo. 

Últimos concursos somaram 11 mil vagas

O último concurso para o magistério do Rio Grande do Sul foi aberto em 2013. A seleção ofertou 10 mil vagas, tanto para graduados quanto para pessoas com formação de nível médio na modalidade Normal. 

As oportunidades foram para todo o estado em diversas áreas, como Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Educação Básica.

Já para servidores do quadro de apoio das escolas, o concurso anterior foi em 2014 e teve oferta de 1.393 vagas, além de formação de cadastro de reserva. As oportunidades foram em cargos de níveis médio e técnico.

As chances eram para agente educacional I - técnico em Nutrição (240 vagas), agente educacional II - assistente financeiro (270), Administração Escolar (354), Interação com o Educando (339), técnico em Informática (114) e tradutor e intérprete de Língua de Sinais - Libras (76). 

Prepare-se com a Folha Cursos

Folha Cursos chegou para acelerar os seus estudos com materiais completos, otimizados e sem enrolação. Confira a seguir os cursos preparatórios já disponíveis!

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Sobre o concurso

Previsto

Seduc-RS - 2021 - professor

RS
Não informado
Fund...
Não informado

Carregando...