Secretaria de Segurança Pública do Amazonas sobre concurso: 'Estamos na fase de planejamento'

Secretaria de Segurança Pública do Amazonas confirma interesse do governador Amazonino Mendes em retomar concursos públicos para a área de Segurança Pública, e diz que trabalho está em fase de planejamento.

16/10/2017 08:15 | Atualizado: 16/10/2017 11:31

16/10/2017 08:15 | Atualizado: 16/10/2017 11:31
Amazonino Mendes durante evento em
que falou sobre concursos
Foto:Clovis Miranda/SECOM
Depois de muitas idas e vindas, a área de Segurança Pública do Amazonas parece que vai retomar o caminho dos concursos públicos. A afirmação inicial veio do governador recém-eleito, Amazonino Mendes, durante um evento de Segurança Pública em Manaus, e foi confirmada à FOLHA DIRIGIDA pela Secretaria de Segurança do estado.

"A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas informa que sobre Concurso Público para as Forças Estaduais de Segurança está em fase inicial de planejamento. A priori (estamos na fase de) levantamento de dados do efetivo", informou um representante da secretaria.

A esperança que os concursos públicos sejam retomados veio na sexta-feira, 6, durante reunião com a cúpula das forças estaduais de segurança pública, em Manaus, quando Amazonino Mendes declarou que pretende realizar concurso público para as Polícias Militar, Civil, e para o Corpo de Bombeiros.

Convocação de concurso de 2009

Para atenuar a defasagem de pessoal da Polícia Civil, ele prometeu convocar 300 candidatos aprovados no concurso realizado pela PC-AM, em 2009, para ingresso imediato. Esses candidatos haviam sido prejudicados na seleção por fraudes na prova de digitação, que foi anulada. No entanto, a Justiça assegurou o direito desses candidatos, que serão agora convocados.

“Determinarei que eles sejam incorporados imediatamente. Precisamos de efetivo nas ruas”, disse o governador durante o evento. 
Sobre os concursos para área de segurança - e que já haviam sido prometido por seu antecessor, José Melo - , ele não deu mais detalhes, mas reforçou sua intenção de melhorar a situação das corporações envolvidas.
“Infelizmente, a situação é de caos. Caos absoluto! Um quadro assustador de falta de segurança. Vamos colocar os pingos nos ‘is’. Vou ser governador sério, honesto e decente. Vamos buscar a união. Vou respeitar os policiais, a corporação, as promoções, para que cada um se sinta orgulhoso desta importante profissão, tão importante para nossas famílias, para a sociedade”, disse.

Expectativa por concurso é antiga

A expectativa por novos concursos na área de Segurança Pública, com ênfase para contratação para o corpo de bombeiros, começou depois que o então governador José Melo falou sobre o  assunto em 2015 . Ele voltou a reafirmar seus esforços nesse sentido no começo de 2017, durante uma aula inaugural do curso de formação de cabos e sargentos da PM do Amazonas.

“Nós vamos fazer, ainda esse ano, um concurso público para a PM, PC e Corpo de Bombeiros. Os três comandos já estão analisando a quantidade de vagas necessárias”, disse ele na época. Mas a crise econômica que assolou o país, e a crise política do estado, enterrou de vez a esperança de novas contratações.

Concursos no Amazonas

Enquanto o estado volta a se organizar política e estruturalmente, os concursos públicos voltam a florescer no local. Além da promessa do governador para a área de Segurança Pública, o concurso para a Defensoria Pública do Estado já é uma promessa concreta. O defensor chefe do DPE-AM, Rafael Barbosa, declarou à FOLHA que já assinou contrato com a Fundação Carlos Chagas, para a realização do concurso, e que o  edital deve estar pronto no final de outubro.

"Assinamos hoje (sexta-feira, 6/10) o contrato, e o edital deve ser lançado de 15 a 20 dias. O prazo inicial aumentou um pouco", disse Rafael à FOLHA DIRIGIDA fazendo menção ao  prazo inicial estimado , que era de 10 a 15 dias da assinatura.

Como estudar para concurso público? Confira dicas e técnicas!

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...