Concurso Sefaz DF: secretário promete nomeações em outubro

O secretário de Economia, André Clemente, prometeu nomear os 120 aprovados do concurso Sefaz DF em outubro deste ano. Saiba tudo!

22/07/2021 14:21 | Atualizado: 23/07/2021 11:40

22/07/2021 14:21 | Atualizado: 23/07/2021 11:40

Boa notícia os candidatos do concurso Sefaz DF. O secretário de Economia do Distrito Federal, André Clemente, prometeu nomear os 120 aprovados em outubro deste ano.

A informação foi confirmada na última quarta-feira, 21, pela Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), em nota oficial .

De acordo com a categoria, o anúncio da previsão de nomeação dos próximos auditores do DF foi feito em um encontro. Na ocasião, estavam presentes o presidente da Associação dos Auditores Tributários do DF (Aafit) e do Sindifisco-DF, Rubens Roriz, e os auditores fiscais Valter Agapito Teixeira e Antônio Carlos Dias Almeida.

Segundo a Febrafite, Clemente assumiu o compromisso de nomear em outubro os auditores fiscais aprovados no concurso que está em andamento e em fase de conclusão. Vale lembrar que este é o total de vagas imediatas que consta no edital do concurso da Secretaria de Fazenda do Distrito Federal.

Sefaz DF não nomeia auditores há 20 anos

De acordo com a Febrafite, o compromisso estabelecido pelo secretário de Economia foi comemorado pelos dirigentes. Isso porque o quadro de pessoal da pasta responsável pelo fisco do DF está defasado.

A federação informou que, no momento, são apenas 391 auditores na ativa. A lei, segundo eles, estabelece um contingente de mil servidores para fiscalizar a receita tributária do DF.

Essa defasagem é consequência de anos sem novas contratações. A Febrafite relembra que as últimas nomeações aconteceram há 20 anos, em 2001 e 2002, que aconteceram após o último concurso.

“Essa era uma pauta permanente das entidades. Os novos concursados vão construir uma nova história do Fisco distrital e contribuir para o desenvolvimento de Brasília, que passa pelo trabalho da arrecadação e fiscalização dos impostos”, disse Rubens Roriz.

(Foto: Divulgação)
Concurso da Sefaz DF está em fase final para nomear aprovados
(Foto: Divulgação)

Concurso Sefaz DF está em fase de conclusão

Recentemente, o Cebraspe, organizador do concurso Sefaz DF , publicou o resultado final das provas objetiva e convocou para as discursivas - que já foram realizadas. Esta segunda etapa teve aplicação em 4 de julho.

O próximo rumo será a banca divulgar os resultados provisórios da prova discursiva, cabendo recurso. Inclusive, a banca já disponibilizou o padrão de recurso preliminar contra a prova discursiva.

A banca também já comunicou que o edital de resultado provisório na prova discursiva será publicado na data provável de 10 de agosto. O documento estará no site do Cebraspe e no Diário Oficial da União.

A última etapa do concurso Sefaz DF será a avaliação de vida pregressa. Para ser aprovado na seleção será preciso obter nota final igual ou superior a seis pontos.

Como foram as provas do concurso?

A prova objetiva foi dividade entre I e II, somando 160 questões no total. A primeira parte contou com 80 questões, com a seguinte distribuição: 

  • Língua Portuguesa (dez); Conhecimentos sobre o Distrito Federal (duas); Contabilidade Pública (oito); Direito Administrativo (dez); Direito Constitucional (dez); Direito Civil (dez); Direito Empresarial (dez); Direito Penal (dez); Economia e Finanças Públicas (dez); Tecnologia da Informação (dez); e Matemática Financeira, Estatística e Raciocínio Lógico (dez).

Na segunda, também foram 80 questões, distribuídas por disciplinas específicas, sendo elas: Auditoria Fiscal do ICMS e do ISS (20); Contabilidade Geral e Contabilidade de Custos (15); Direito Financeiro (cinco); Direito Tributário (15); e Legislação Tributária (25).

A prova discursiva também aconteceu em duas partes, sendo a primeira uma dissertação de, no mínimo, 30 linhas, e, no máximo, 60 linhas, no valor de cinco pontos. Já a segunda parte será composta por duas questões, a serem respondidas em, no mínimo, dez linhas e, no máximo, 20 linhas cada, no valor de 2,50 pontos, totalizando cinco pontos.

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...