Concurso Sedu ES: governador garante edital para professores em 2021
Governador assegura novo edital para ingresso de professores efetivos e afirma: ‘é bom que a gente mantenha concursos rotineiros'.
28/12/2020 10:45 | Atualizado: 28/12/2020 10:48
28/12/2020 10:45 | Atualizado: 28/12/2020 10:48

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, garantiu que abrirá concurso para contratação de professores em 2021. O número de vagas ainda está em estudo.

A seleção será para repor servidores que se aposentaram ou se exoneraram dos cargos. Parte dessas vacâncias é ocupada, atualmente, por docentes contratados em regime de designação temporária (DT).

Pela Lei Complementar 173/2020, só é possível abrir concurso até dezembro de 2021 para suprir cargos vagos. Não é permitido publicar editais para preenchimento de novos cargos.

“Temos vagas abertas que estão sendo ocupadas pelos DTs. Não posso é abrir novas vagas. Fazer concurso para ocupar vagas existentes é permitido. Temos mais de 50% de DTs no Estado hoje, na Educação”, explicou o governador em entrevista ao jornal A Gazeta.

Segundo Casagrande, o ideal é que os concursos para professores sejam regulares. De modo que o número de profissionais contratado por tempo determinado seja menor que o de efetivos.

“É bom que a gente mantenha sempre concursos rotineiros. É bom continuar com os DTs, eles são importantes para nosso funcionamento, para nos dar flexibilidade, mas ao mesmo tempo que não caia muito o número de efetivos”, afirmou.

Sedu ES terá novo concurso para professores efetivos em 2021
Sedu ES terá novo concurso para professores efetivos em 2021
(Foto: Divulgação)

Em resposta à Folha Dirigida, a Assessoria de Imprensa da  Secretaria de Estado de Educação do Espírito Santo (Sedu) informou que novo concurso está em fase de mapeamento.

A boa notícia é que o concurso Sedu ES está previsto na Lei Orçamentária Anual do Espírito Santo (LOA) para 2021. O texto, aprovado em dezembro pela Assembleia Legislativa do Estado, traz a reserva para inscrições e realização do processo seletivo.

Há ainda estimativa para outras seis seleções no próximo ano. Os editais serão para: Polícia Civil, Polícia Militar, Secretaria de Justiça, Secretaria de Fazenda, Instituto Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Ieses) e Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).

Resumo concurso Sedu ES 2021

Último concurso Sedu ES teve oferta de 1.025 vagas

Em 2018, foi publicado o edital do último concurso para efetivos da Secretaria de Educação do Espírito Sant. A oferta foi de 1.025 vagas para os cargos de pedagogo e professor em diversas especialidades.

As chances foram distribuídas da seguinte maneira: pedagogo (87) e professores nas artes de Arte (58), Biologia/Ciências (108), Educação Física (73), Espanhol (uma), Filosofia (três), Física (67), Geografia (117), História (58).

Assim como Língua Inglesa (10), Língua Portuguesa (170), Matemática (227), Química (44), Sociologia (duas). Tais oportunidades foram para os 78 munícipios que abrangem a Região Metropolitana do Estado.

Os salários dos professores da rede estadual, na época, foram variáveis entre R$2.081,68 para docentes com licenciatura plena, e R$3.732,67, para os com doutorado, por 25 horas semanais. Além do acréscimo do auxílio alimentação.

A Fundação Carlos Chagas (FCC) foi a banca organizadora. Os concorrentes foram submetidos a prova objetiva, discursiva e avaliação de títulos. O exame de múltipla escolha foi composto por conteúdos de Conhecimentos Básicos e Específicos, com caráter eliminatório e classificatório.

O concurso Sedu ES buscou substituir as vagas de professores temporários por efetivos. Com isso, o governo do Estado afirmou que ganhou na operacionalidade e otimização dos recursos.

Quer receber novidades sobre concursos?
Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!
Newsletter
Carregando...