Semec Teresina aguarda autorização de novo concurso para professores

A Semec Teresina já prepara um novo concurso para professores. A seleção ainda depende de autorização para ser realizada.

01/03/2021 10:18 | Atualizado: 01/03/2021 10:34

01/03/2021 10:18 | Atualizado: 01/03/2021 10:34

A Secretaria Municipal de Educação de Teresina, capital do Piauí, já iniciou os preparativos do próximo concurso Semec Teresina.  De acordo com informações confirmadas pela Assessoria de Imprensa do órgão, o novo concurso terá oferta para o cargo de professor.

O objetivo é substituir os contratos de professores substitutos e temporários por efetivos. Ainda de acordo com a assessoria, o pedido do concurso foi encaminhado à prefeitura e somente após a autorização do prefeito a seleção poderá ser realizada.

Depois de concedida essa autorização, a Semec poderá iniciar as etapas necessárias para a realização do novo concurso para professores. Isso inclui a formação da comissão organizadora, elaboração do projeto básico, escolha de banca e, finalmente, a publicação do edital.

Como o processo ainda está em trâmites muito iniciais, não há confirmação sobre o quantitativo de vagas e as especialidades que serão oferecidas no próximo concurso Semec Teresina. A secretaria também não tem condições de confirmar, neste momento, uma previsão de data para a publicação do edital.

O secretário de Educação da capital piauiense, professor Nouga Cardoso, já havia falado sobre a previsão desse concurso nos primeiros dias de 2021. De acordo com Cardoso, a intenção do prefeito é consolidar o modelo de trabalho na educação municipal, por meio da contratação de novos professores efetivos.

“Falamos em uma reestruturação dos recursos humanos, para manter uma memória institucional e os saberes não serem perdidos. O Dr. Pessoa pretende ampliar o número de professores, possibilitando, assim, crescer também no atendimento à população”, disse o secretário na época.

Concurso PGM Teresina PI segue suspenso, mas terá novo cronograma

Professor
Especialidades oferecidas no concurso ainda devem ser confirmadas
(Foto: Divulgação)

Último concurso Semec Teresina foi realizado em 2019

O último concurso Semec Teresina foi realizado em 2019 e teve a homologação publicada em 2020. Essa é uma boa notícia para quem quer garantir uma vaga no próximo concurso, pois o candidato pode usar como referência o edital do concurso anterior.

A oferta foi de 140 vagas para professores da Educação Infantil e anos iniciais, do nível fundamental do 1º ao 5º e do 6º ao 9º ano, em diversas áreas.

Do total de vagas, 30 eram destinadas a professores do 1º Ciclo (do 1º ao 5º ano). Para concorrer, os candidatos deveriam ter licenciatura em Pedagogia ou curso de nível médio na modalidade Normal (antigo pedagógico).

Ainda havia 60 oportunidades foram para professor de 2º Ciclo (do 6º ao 9º ano), com licenciatura na área. Essas foram distribuídas da seguinte forma: 30 vagas para Língua Portuguesa e 30 para Matemática. 

As outras 50 oportunidades foram destinadas a professores das seguintes áreas: Artes (dez); Ciências (dez); Ensino Religioso (dez); Geografia (dez); e História (dez).

Prepare-se para concursos públicos com a Folha Cursos

Botão com link para curso de preparação

Concurso Semec Teresina 2019 foi realizado em duas etapas

A seleção chegou a ser suspensa duas vezes. Primeiro  pedido do Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI) e depois por conta da pandemia do novo Coronavírus. O concurso foi retomado em junho de 2020 e teve resultados publicados em agosto.

Em 2019, os profissionais da Educação Infantil e anos iniciais do nível fundamental do 1º ao 5º e do 6º ao 9º ano, bem como professores de 1º Ciclo (do 1º ao 5º ano) e Ciclo (do 6º ao 9º ano) tinham direito a uma remuneração de R$3.782,29.

Já para professores de Artes, Ciências, Ensino Religioso, Geografia e História, por exemplo, os vencimentos eram de R$1.891,13, com carga horária de 20 horas por semana.

Nas época, os candidatos do concurso Semec  Teresina foram avaliados em duas etapas: provas objetivas e didáticas. A primeira contou com 50 questões específicas. 

Para o professor do 1º ciclo, o exame cobrou 25 itens de Língua Portuguesa e 25 de Matemática. Os demais concorrestes responderam  questões da área/disciplina da vaga escolhida.

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...