Seap-RJ tem processo seletivo autorizado para 93 vagas
A Secretária de Administração Penitenciária do Rio fará processo seletivo para 93 vagas em diversos cargos.
05/10/2018 07:15 | Atualizado: 09/10/2018 13:04
05/10/2018 07:15 | Atualizado: 09/10/2018 13:04

Um novo processo seletivo para a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro foi autorizado. A publicação consta no Diário Oficial desta sexta-feira, 5. Segundo o documento, serão 93 vagas em diferentes cargos e a contratação é temporária. Todas as oportunidades serão voltadas para candidatos com o nível superior. 

As funções estão distribuídas entre as áreas da Saúde e Administrativa, sendo 5% reservadas a candidatos com deficiência. Confira a distribuição de vagas:

CargoVagas
Área administrativa 
Engenheiro Civil1
Engenheiro Eletricista1
Contador2
Arquiteto1
Área da Saúde  
Assistente Social37
Psicólogo20
Psiquiatra9
Médico Clínico8
Nutricionista2
Farmacêutico 2
Enfermeiro10
Total93

 

A autorização informa também que a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária tem o prazo de 60 dias para elaborar as normas do processo seletivo. Com isso, o edital deve sair até 5 de dezembro.

Seap-RJ realizará contratos de até três anos

Os convocados serão contratados por tempo determinado de dois anos, a contar da data da assinatura do contrato. Este prazo poderá ser prorrogado por mais um ano, totalizando o máximo de três anos de contrato temporário.

Concurso Seap-RJ autorizado (Foto: Divulgação/ Seap-RJ)
Seap-RJ selecionará para área de Saúde e Administração
(Foto: Divulgação Seap-RJ)


A carga horária será de 40 ou 24 horas, dependendo da função. Para todos os cargos, a Seap-RJ oferece remuneração de R$3 mil. Aos profissionais temporários também é assegurado:

• Licença maternidade/ paternidade;
• Férias, inclusive proporcionais;
• 13º salário, inclusive proporcional;
• Adicional de periculosidade, desde que preenchidos os requisitos legais;
• Adicional de insalubridade, desde que preenchidos os requisitos legais.

⇒E-book:"10 dicas para passar em concursos"

Seleção será para substituição de contratos prestes a vencer

O decreto do Interventor Federal, general Braga Netto, traz entre as justificativas para a autorização do processo seletivo os seguintes tópicos:

- a necessidade temporária de excepcional interesse público de prover a Seap de mecanismos eficazes para otimizar o cumprimento das responsabilidades que lhe são cabíveis;Assinatura Ilimitada Folha + Degrau

- a situação deficitária que se encontra o serviço inerente à atividade administrativa e de saúde da Seap, com sensível prejuízo para a atividade fim da Pasta;

- que a Seap não possui em seu quadro funcional de carreira previsão legal para os cargos objetos dos contratos por tempo determinado propostos;

- que a contratação temporária visa à reposição global de recursos humanos oriundos de contratos temporários prestes a vencer;

- que a substituição das contratações temporárias vigentes, cuja extinção ocorrerá em breve, pelas contratações temporárias pretendidas é absolutamente necessária ao funcionamento inadiável de serviços públicos essenciais para a administração do sistema prisional e não acarretará aumento de gastos com pessoal, vedada pelo Regime de Recuperação Fiscal;

- por fim, a necessidade de ações emergenciais para atendimento e restabelecimento da normalidade das atividades de apoio e de saúde da Seap.

Último processo seletivo Seap foi em 2012

A Secretaria de Administração Penitenciária fez seu último processo seletivo em 2012. Na ocasião, foram 374 vagas para funções dos níveis superior, médio, técnico e fundamental, também nas áreas Administrativa e de Saúde. 

A seleção foi através de títulos e experiência profissional e teve como banca organizadora a Cpuerj. O número de inscritos foi de 4.610. Na época, a Seap foi criticada pelo Sindicato dos Servidores do Sistema Penal do Estado do Rio de Janeiro (SindSeap-RJ) por promover seleção temporária para seus quadros, em vez de concursos públicos para contratação de pessoal efetivo.

Também em 2012, foi divulgado o edital de concurso para efetivos no cargo de inspetor penitenciário. A oferta era de 800 vagas, sendo 640 para os homens e 160 para as mulheres. O salário inicial foi de R$3.201,41, para regime de plantão de 24h de trabalho por 72h de folga.  A banca também foi a Cpuerj.

Como pontuar na provas de títulos?

É provável que a seleção da Seap tenha a etapa de prova de títulos. Confira como pontuar nesta fase!

Quer receber novidades sobre concursos?
Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!
Newsletter
Carregando...