Concurso Seap RJ: projeto básico revela 93 vagas e etapas de seleção
A Secretaria de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro prepara nova seleção e já trabalha na escolha da banca. Confira os detalhes!
09/04/2020 11:07 | Atualizado: 09/04/2020 14:12Por: Mateus Carvalho
09/04/2020 11:07 | Atualizado: 09/04/2020 14:12 - Por: Mateus Carvalho

Dois novos editais estão previsto para serem divulgados pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro. A FOLHA DIRIGIDA teve acesso ao projeto básico, que confirma detalhes importantes das seleções.

O concurso Seap RJ será para as áreas da Saúde e Administrativa, totalizando 93 vagas. O projeto ainda prevê que as seleções, a princípio, serão temporárias. Os cargos já estão confirmados.

Cabe ressaltar que, em janeiro, a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro divulgou um comunicado dizendo que recomendou à Seap a realização de um concurso público para efetivos, em vez de seleção para temporários.

Em nota, a DPE RJ informava que os preparativos da seleção temporária seriam suspensos para dar andamento ao concurso, com previsão de edital nos próximos meses. A reportagem da FOLHA DIRIGIDA procurou a Seap inúmeras vezes, mas até o fechamento dessa matéria não obteve retorno.

Concurso Seap RJ será para cargos de nível superior

O termo de referência do concurso Seap RJ confirma a oferta de 93 vagas, além de reafirmar todos os cargos já antecipados na autorização divulgada em 2018. Todas as oportunidades serão para graduados, de nível superior.

As oportunidades são distribuídas entre as áreas da Saúde e Administrativa, com 5% reservadas a candidatos com deficiência, sendo elas:

CargoVagas
Área administrativa 
Engenheiro Civil1
Engenheiro Eletricista1
Contador2
Arquiteto1
Área da Saúde  
Assistente Social37
Psicólogo20
Psiquiatra9
Médico Clínico8
Nutricionista2
Farmacêutico 2
Enfermeiro10
Total93


De acordo com o projeto básico, todas as carreiras terão remuneração inicial de R$3 mil. Na Saúde, a carga de trabalho será de 24 horas, enquanto que as funções administrativas cumprirão 40 horas semanais.

A lotação dos aprovados será dividida entre três regiões:

  • Sul Fluminense;
  • Metropolitana; e
  • Norte/Noroeste.
(Foto: Governo do Estado)
Seap RJ prepara seleção temporária com 93 vagas de nível superior
(Foto: Governo do Estado)

Seap RJ terá três etapas de seleção. Confira!

O documento também confirma as etapas de seleção de ambos os processos seletivos. Em ambos os casos não haverá prova objetiva, sendo aplicadas três etapas:

  1. Avaliação de títulos e experiência profissional, de caráter eliminatório e classificatório para todos os cargos;
  2. Inspeção de Saúde, de caráter eliminatório, somente aos candidatos aprovados e classificados dentro do número de vagas, respeitando a ordem classificatória; e
  3. Investigação de comportamento social, somente aos candidatos convocados para a inspeção de saúde, de caráter eliminatório.

O termo traz, ainda, a tabela de pontos da primeira etapa, que distribui o valor dos títulos pelo tipo de documentação entregue. Em ambos os casos, o total será de 15 pontos, tanto na Saúde quanto na área Administrativa.

Até o momento, foi confirmado apenas que os cargos serão para candidatos de nível superior. Ainda não foi mencionada uma possível exigência de registro no conselho competente ou experiência mínima na função.

Vale lembrar que as etapas de seleção também vão de acordo com o que dizia o regulamento do concurso. O projeto básico foi utilizado para a realização do pregão eletrônico. Essa foi a modalidade escolhida para a contratação da banca organizadora.

A reportagem da Folha Dirigida também questionou à Seap quanto a escolha da banca, mas também não obteve retorno. Esse pode ser o principal entrave para a divulgação do edital, que pode sair ainda neste semestre.

O secretário de administração penitenciária do Estado do Rio de Janeiro, Alexandre Azevedo de Jesus, reconhece a necessidade de novos servidores na pasta. Ele garante que esse é ‘um passo natural com a evolução do sistema’.

“Em algum momento nessa linha de tempo vai ser necessário o ingresso de novos servidores. No futuro vai precisar? Claro que vai, porque eu preciso garantir a custódio legal do preso e a execução do processo”, explicou

Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!

✔ E-books 
✔ Provas para download
✔ Artigos sobre concursos
✔ Editais verticalizados
✔ Vídeos com dicas

Quer receber novidades sobre concursos?
Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!
Newsletter
Carregando...