A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária pode realizar uma nova leva de contratações. É que a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) vota nesta terça-feira, 6, o projeto de lei (PL) 1462/2019.
Para que você entenda melhor, o projeto é destinado à convocação dos aprovados nos concursos Seap dos anos de 2003, 2006 e 2012. A proposta é de autoria do deputado Jorge Felippe Neto (PSD) e de coautoria de mais 16 parlamentares.
Um bom indício é que o PL já recebeu um parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), responsável por avaliar todos os projetos que tramitam na Alerj, antes que eles sejam votados.
Nesse parecer da CCJ, ficam autorizadas as convocações de todos os aprovados e seus respectivos cargos vagos das seleções realizadas. Vale ressaltar que serão respeitadas as decisões judiciais e o Regime de Recuperação Fiscal.
O projeto também proíbe a realização de novos concursos enquanto não forem convocados todos os aprovados nos editais já citados acima.
“Precisamos cessar essa covardia com pessoas que estudaram, se dedicaram e estão lutando há anos para fazerem valer seus direitos de aprovados nos concursos da Seap. A convocação é mais que urgente”, afirma o deputado Filippe Poubel (PSL), um dos coautores do projeto de lei.
Além disso, de acordo com o PL, será necessário que o Poder Executivo divulgue a relação dos candidatos classificados no concurso de 2003.
Assim, eles poderão ser convocados imediatamente para as próximas etapas. Depois disso, haverá a homologação da lista dos aprovados, em respeito às decisões judiciais.
Já em relação aos concursos de 2006 e 2012, após a convocação para realização das outras etapas de seus respectivos editais, será feita convocação final prevista no próprio PL 1462/2019.
O próximo concurso Seap RJ já tem uma banca definida: o Instituto Consulplan. Ao todo, a Seap serão 93 vagas para temporárias em cargos de nível superior, das áreas de Saúde e Administração.
Concurso Rio Bonito RJ: edital com 260 vagas pode sair em dezembro
O próximo passo será a assinatura do contrato entre a Seap-RJ e o Instituto Consulplan. Tão logo isso ocorra, o edital será elaborado.
A Seap-RJ ainda não informou quando o edital será divulgado, mas é possível que isso ocorra logo após o governo do Rio revogar as medidas protetivas de combate ao Coronavírus (Covid-19).
Segundo o termo de referência da seleção, documento que foi encaminhado a organizadoras de concursos a qual FOLHA DIRIGIDA teve acesso, serão oferecidas 93 vagas imediatas, distribuídas pelos seguintes cargos:
Os vencimentos serão de R$3 mil. Ainda não se sabe se os contratados terão direito a benefícios.
Para os cargos da área de Saúde, a carga de trabalho será de 24 horas semanais, já para as funções administrativas, 40 horas. Os contratos deverão ter duração de dois anos, podendo ser prorrogados por mais um.
O processo seletivo será composto por três etapas:
A lotação dos aprovados será em diversas unidades administrativas, prisionais e hospitalares da Seap-RJ de três regiões: Metropolitana (capital e outras cidades), Sul Fluminense e Norte/Noroeste.