Concurso Seap RJ: coordenação evidencia carência e espera novo edital

A Coordenação de Serviço Social da Seap RJ declarou que tem apenas 36 assistentes sociais estatutárias e espera por um novo concurso.

12/11/2020 09:52 | Atualizado: 12/11/2020 10:02

12/11/2020 09:52 | Atualizado: 12/11/2020 10:02

À espera de um novo edital para realizar novas contratações, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária segue com efetivo reduzido na área da saúde. Por isso, o concurso Seap RJ se faz cada vez mais necessário e em caráter de urgência.

Em um ofício enviado pela Coordenação de Serviço Social à Subsecretaria Adjunta de Tratamento Penitenciário destaca-se o baixo número de assistentes sociais.

Essa demanda será suprida com a realização de um novo concurso. Mas, enquanto isso, a Seap RJ segue com poucos servidores destinados a essa função para realizar as tarefas inerentes a carreira, dentro dos objetivos da Seap.

De acordo com o documento, a Seap conta com apenas 36 assistentes sociais estatutários para atendimento à toda população carcerária e seus familiares.

"Desse modo, estamos nos desdobrando para que minimamente os internos e familiares continuem recebendo a assistência do Serviço Social no âmbito do sistema penitenciário, conforme preconizam os dispositivos legais supracitados."

A coordenação ainda esclarece que aguarda um novo edital e cita que o último concurso para efetivos foi realizado há mais de 20 anos.

"Estamos aguardando a realização de concurso público, tendo em vista que o último foi realizado no ano de 1998, ou a realização de contrato emergencial, uma vez que o último celebrado teve vigência entre os anos de 2013/2018, para novas lotações e para que o atendimento semanal nas Unidades seja restabelecido."

(Foto: Seap/RJ)
Seap RJ poderá ter novo edital de concurso na área da Saúde em breve
(Foto: Seap/RJ)

Concurso Seap RJ para a área da saúde já tem banca

O próximo concurso Seap RJ para a área da Saúde já foi autorizado e tem banca definida. Os trâmites avançados podem favorecer uma publicação de edital em breve, mas ainda sem prazo.

A Secretaria de Administração Penitenciária do RJ confirmou que a Consulplan apresentou a melhor proposta para organizar o concurso Seap e será a banca organizadora.

O que não se sabe, porém, é se a Consulplan já assinou o contrato, pois essa seria a próxima etapa para oficializar a escolha pela empresa.

O termo de referência confirma o quantitativo de vagas. Serão 93 oportunidades para cargos que exigem o nível superior, com chances na área da saúde e administrativa.

CargoVagas
Área administrativa
Engenheiro Civil1
Engenheiro Eletricista1
Contador2
Arquiteto1
Área da Saúde 
Assistente Social37
Psicólogo20
Psiquiatra9
Médico Clínico8
Nutricionista2
Farmacêutico 2
Enfermeiro10
Total93


O projeto básico ainda prevê que todas as carreiras terão remuneração inicial de R$3 mil. Para os cargos da Saúde, a carga de trabalho será de 24 horas, enquanto que as funções administrativas cumprirão 40 horas semanais.

A lotação dos aprovados será dividida entre três regiões:

  • Sul Fluminense;
  • Metropolitana; e
  • Norte/Noroeste.

prepare-se

Concurso Seap RJ terá três etapas de seleção

O projeto básico ainda confirma as etapas de seleção dos processos seletivos. Tanto para a saúde quanto para a área administrativa, não haverá prova objetiva, sendo realizadas três etapas:

  1. Avaliação de títulos e experiência profissional, de caráter eliminatório e classificatório para todos os cargos;
  2. Inspeção de Saúde, de caráter eliminatório, somente aos candidatos aprovados e classificados dentro do número de vagas, respeitando a ordem classificatória; e
  3. Investigação de comportamento social, somente aos candidatos convocados para a inspeção de saúde, de caráter eliminatório.

O documento ainda traz tabela de pontos da primeira etapa, que distribui o valor dos títulos pelo tipo de documentação entregue. Em ambos, o total será de 15 pontos, tanto na Saúde quanto na área Administrativa.

Resumo concurso Seap RJ 

  • Vagas: 93
  • Cargos: engenheiro; contador (2); arquiteto (1); assistente social (37); psicólogo (20); psiquiatra (9); médico clínico (8); nutricionista (2); farmacêutico (2); enfermeiro (10).
  • Escolaridades: nível superior
  • Remunerações: 3 mil
  • Banca: Consulplan

Confira o material de preparação da Folha Dirigida e comece já os estudos para o concurso!

✔ Smart Planner
✔ E-books 
✔ Provas para download
✔ Artigos sobre concursos
✔ Editais verticalizados
✔ Vídeos com dicas

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...