Seap-RJ volta a fazer contato com a Ceperj, possível organizadora

A organizadora do concurso Seap-RJ deverá ser definida até o final de dezembro. Processo está em curso desde novembro.

18/12/2019 12:03 | Atualizado: 18/12/2019 15:02

18/12/2019 12:03 | Atualizado: 18/12/2019 15:02

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro (Seap-RJ) voltou a fazer contato com a Fundação Ceperj, possível organizadora da seleção, para discutir detalhes da seleção que visará o preenchimento inicial de 93 vagas temporárias em cargos das áreas de Apoio e Saúde, todas de nível superior.

De acordo com uma fonte da Seap-RJ, a abertura da seleção ainda depende de algumas questões administrativas, para que ocorra a publicação do edital. Por isso, a expectativa é de que o edital seja divulgado a partir de fevereiro.

A confirmação da organizadora deve ser anunciada até o fim deste mês. O processo de definição da banca está em curso desde novembro e a contratação é um passo fundamental para a definição dos demais detalhes do concurso, como o conteúdo programático e o cronograma. 

No ano passado, foram autorizadas 93 vagas para a secretaria, em carreiras do nível superior. Porém, a pasta ainda não informou se o edital virá com essa mesma oferta ou se há um novo quantitativo em pauta.

A previsão é que essas vagas sejam divididas em 11 cargos. Na área da Saúde, deverão ser contempladas as funções de assistente social (37), psicólogo (20), psiquiatra (nove), médico clínico (oito), nutricionista (duas), farmacêutico (duas) e enfermeiro (dez).

Já na área de Apoio deverá haver vagas para contador (duas), engenheiro civil (uma), engenheiro eletricista (uma) e arquiteto (uma). Os vencimentos iniciais devem girar em torno de R$3 mil.

Além do vencimento básico, os temporários terão direito a licenças maternidade e paternidade, além de férias, 13° salário (proporcional) e aos adicionais de periculosidade ou insalubridade. 

As lotações poderão ocorrer nas regiões Sul Fluminense, Metropolitana e Norte/Noroeste do Estado.

(Foto: Divulgação)
Edital do concurso Seap-RJ tem previsão de publicação para
a partir de fevereiro (Foto: Divulgação)

Seleção terá três fases 

Conforme estabelecido no regulamento, o concurso para temporários da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro será realizado em três fases: 

  1. Avaliação de títulos e experiência profissional, de caráter eliminatório e classificatório;
  2. Inspeção de saúde, de caráter eliminatório;
  3. Investigação de comportamento social, aplicada somente aos candidatos convocados para Inspeção de Saúde, de caráter eliminatório.

Na primeira etapa, aplicável a todos os candidatos, será concedido 0,5 ponto para cada seis meses completos de experiência, sendo aceito no máximo quatro anos.

A distribuição dos pontos de títulos será de 1,5 ponto para pós-graduação, com carga mínima de 360h, na área do cargo concorrido, ou Residência Médica (no caso da Saúde); 2,5 pontos para mestrado; e 3 pontos para doutorado.

Secretário aponta necessidade de novos servidores

O secretário de administração penitenciária do Estado do Rio de Janeiro, Alexandre Azevedo de Jesus, reconheceu a necessidade de ingresso de novos servidores na pasta. Em entrevista coletiva, no dia 5 de dezembro, ele falou sobre os concursos Seap-RJ para atividade-fim.

Alexandre disse que esse é ‘um passo natural com a evolução do sistema’. Contudo, não precisou uma data dos próximos editais para agentes e inspetores de segurança.

“Em algum momento nessa linha de tempo vai ser necessário o ingresso de novos servidores. No futuro vai precisar? Claro que vai, porque eu preciso garantir a custódio legal do preso e a execução do processo”, explicou.

Leia mais: Concurso Seap-RJ: secretário aponta necessidade de novos servidores

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...