Concurso Queimados-RJ: edital para professor sai em novembro

Secretaria de Educação de Queimados-RJ confirma edital em novembro e aplicação de provas no início em 2019.

13/08/2018 14:35 | Atualizado: 14/08/2018 15:11

13/08/2018 14:35 | Atualizado: 14/08/2018 15:11

*Matéria atualiza em 14/08/2018, às 15h.

O concurso para professor da Prefeitura de Queimados, na Baixada Fluminense, tem um novo cronograma. Em entrevista à FOLHA DIRIGIDA, a subsecretária pedagógica da Secretaria de Educação, professora Dilcelina Vasconcelos, confirmou os novos prazos para a divulgação do edital e para a escolha da organizadora. O edital, anteriormente previsto para este mês, deverá, agora, sair em novembro.

No último dia 8 de agosto, a Prefeitura deveria ter divulgado qual será a empresa responsável pela realização do concurso para a Educação, conforme estabelecido pelo Termo de Ajustamento e Conduta (TAC) entre a Administração Municipal e o Ministério Público do Rio de Janeiro. 

No entanto, segundo a subsecretária pedagógica, a organizadora será escolhida por meio de licitação, com previsão de divulgação para outubro. Já o edital deverá sair em novembro, com vagas para professor.

"No momento, a prefeitura já está entrando em contato com várias bancas, para participarem do processo. Ainda não há estimativa de quando a licitação será aberta de fato. No entanto, o edital está previsto para novembro.", afirmou a professora Dilcelina Vasconcelos.

De acordo com a subsecretária, o concurso do magistério será para professor I e II. O primeiro cargo requer graduação na área, enquanto que o segundo atende aos seguintes requisitos: nível médio/formação de professor ou nível superior com licenciatura plena em Pedagogia. 

Concurso de Queimados-RJ para o cargo de professor terá edital divulgado em novembro (Foto: Prefeitura de Queimados)
Concurso de Queimados-RJ para o cargo de professor
terá edital divulgado em novembro (Foto: Prefeitura de Queimados)

O concurso é resultado de um TAC firmado entre a Prefeitura de Queimados-RJ e o MP-RJ, que visa à substituição de profissionais temporários por concursados. De acordo com a professora, Dilcelina Vasconcelos, a previsão é que a nova seleção ofereça 190 vagas.

Para professor II, que leciona da educação infantil ao quarto ano do ensino fundamental, a previsão é que sejam oferecidas 150 vagas. Para esta carreira, deverão ser preenchidos todos os cargos vagos pelo novo concurso. Isso porque, dos 749 cargos previstos em lei, apenas 643 estão ocupados. 

Já para professor I, a oferta inicial é de 40 vagas para todas as áreas. No entanto, o quantitativo de vagas pode ser alterado, já que um estudo sobre a necessidade de profissionais ainda está em andamento. 

"O número exato só será definido após o fim do levantamento das atuais necessidades de pessoal, que está sendo feito", afirmou a subsecretária pedagógica da Secretaria de Educação de Queimados-RJ.

Provas serão realizadas em 2019

Ainda de acordo com a subsecretária pedagógica da Secretaria de Educação de Queimados-RJ, as provas do concurso para a Educação serão aplicadas no início de 2019. Com isso, os aprovados deverão tomar posse pouco antes do início do ano letivo do ano que vem.

Diferente do que estava previsto, o concurso Queimados-RJ terá avaliações objetivas e de títulos, eliminando etapas discursivas e práticas. As matérias que serão cobradas ainda não foram divulgadas, mas o conteúdo programático deverá seguir os critérios do concurso de 2012.

Na época, os candidatos foram submetidos a 50 questões, sendo dez de Língua Portuguesa, 25 de Conhecimentos Específicos e 15 de Conhecimentos Pedagógicos. O Centro de Produção da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Cepuerj) foi o organizador da seleção. 

Quer acesso a notícias e materiais de preparação para concursos por R$4,30?

Um dos motivos que acarretou na necessidade de um novo concurso para professores em Queimados-RJ foi o aumento na rede pública municipal, em mais de 20%. Em 2017, por exemplo, eram 13 mil vagas oferecidas. Neste ano o número passou para 15.600 alunos. Com isso, é preciso um reforço no número de docentes nas escolas da cidade, a fim de que os matriculados não fiquem sem aula em 2019. Atualmente, há uma lista de espera de cerca de 2 mil alunos.

Comece sua preparação para o concurso Queimados-RJ

Com a expectativa pela abertura de um novo concurso público em Queimados-RJ para a Educação, os interessados já podem começar a preparação. Para ajudar, FOLHA DIRIGIDA traz algumas dicas de estudo. Confira!

Antes de começar a estudar, 
não deixe de ler este e-book!

Guia Indispensável de Estudos para Concursos

Newsletter

Newsletter

Quer receber novidades sobre concursos?

Quer receber diretamente no seu e-mail as principais notícias dos concursos da sua região?

E de quebra dicas para seus estudo? Cadastre-se gratuitamente na newsletter FD para ter tudo isso!

Sobre o concurso

Inscrições Encerradas

Prefeitura de Queimados-RJ - 2019 - Educação

RJ
Até R$1768,53
Fund...
64 vagas