"Concurso Queimados-RJ deverá ter 284 convocações", diz secretário

Em entrevista, secretário de Educação promete chamada de 284 aprovados no concurso Queimados, entre imediatas e cadastro. Leia na íntegra.

07/08/2019 15:34 | Atualizado: 08/08/2019 11:21

07/08/2019 15:34 | Atualizado: 08/08/2019 11:21

O secretário de Educação, Lenine Lemos, em entrevista exclusiva à FOLHA DIRIGIDA, reafirmou que o cadastro de reserva do concurso Queimados-RJ para o magistério será bastante utilizado. Segundo ele, ao menos 284 contratações serão feitas em curto espaço de tempo, incluindo as 64 vagas especificadas em edital.

Leline Lemos destacou ainda que as contratações dos aprovados deverão iniciar logo após a homologação do concurso, no dia 9 de janeiro, de forma que os novos servidores iniciem as suas atividades no início do ano letivo, em fevereiro.

"A convocação dos aprovados será imediata. Não somente serão chamados os aprovados dentro do número de vagas disponíveis no edital, como também teremos que preencher as 120 vagas que hoje estão no Regime Especial de Trabalho (RET), como também os mais de 100 profissionais que estarão aposentando em 2019", afirma.

O secretário de Educação de Queimados disse ainda que outras vagas deverão ser preenchidas durante o prazo de validade do concurso, tendo em vista que há muitos servidores com idade para se aposentar.

"Temos mais de mil profissionais na educação e muitos deles são do primeiro concurso que ocorreu há 25 anos atrás. Então muitos de nossos profissionais estão solicitando a aposentadoria. Estamos em processo de levantamento dessas informações, para que possamos estar preparados e agir conforme a necessidade", explica

Para Lenine, a educação é um dos pilares do desenvolvimento humano. Então não se pode pensar em educação sem pensar em humanização.

"Por isso, nossa gestão vem implementando projetos que valorizem o ser humano, trabalhando o resgate da história local, a valorização das raízes, o desenvolvimento da criatividade e da autoestima, a formação dos profissionais, a descoberta das habilidades e potencialidades".

Concurso Queimados-RJ (Foto: Wanderson Oliveira)
Secretário de Educação de Queimados, Lenine Lemos
(Foto: Wanderson Oliveira)

De acordo com ele, os projetos contam com a participação de toda a comunidade escolar, e perpassam por todos os níveis, desde a educação infantil, até a EJA. "Acredito na transformação da educação por meio das pessoas", diz.

Sobre a importância da abertura deste concurso, o secretário explica que a seleção vai preencher vagas de professores que se aposentaram, faleceram e pediram exoneração nos últimos cinco anos.

Com o crescimento do atendimento em 2017, com a ampliação de duas de nossas unidades e a municipalização da Escola Padre José de Anchieta, também foram abertas novas vagas. Então, é necessário atender a essa demanda.

Os investimentos e prioridades para Educação

Segundo o secretário, atualmente, mais de 90% do Fundeb está comprometido com folha de pagamento. "Este ano estamos sofrendo com o contingenciamento na
Educação, mas não deixamos de investir em nossas prioridades que são o corpo docente e discente".

Ele complementa informando: "ao longo desta gestão, temos realizado grandes parcerias com diversas instituições: UFFRJ, Sebrae, Sesc, Nova Dutra, Fiocruz e tantas outras grandes instituições públicas e privadas que nos permitem desenvolver projetos de capacitação e valorização de nossos professores e alunos, mesmo em tempos difíceis".

Sobre a ampliação do número de escolas no município, Lenine explica que há, dentro do programa de ações articuladas do MEC, a previsão de construção de mais duas escolas.

"Nossa rede tem hoje cerca de 16 mil alunos. No último ano recebemos quase 3 mil novas matrículas e acreditamos que no próximo ano também tenhamos um número expressivo de novos alunos. Acredito que isso ocorra não somente por conta da atual condição socioeconômica do país, mas também por conta do atendimento oferecido por nossa rede", afirma.

Os planos para valorização dos servidores da área

Questionado sobre o que tem sido feito para a valorização dos profissionais, o secretário de Educação conta que há 11 anos os profissionais recebem seus salários dentro do mês e nesse mesmo período ocorreu a maior correção salarial da história da cidade.

"Nunca houve atraso de salário ou de 13º. Este ano, a primeira parcela do 13º foi paga no Dia dos Namorados. Além das questões salariais, existe o investimento na formação de nossos profissionais e um diálogo muito aberto com todas as categorias dos profissionais da educação".

Ele garante que ouvir as renvindicações e propostas dos representantes do Sepe, os representantes dos secretários escolares, contribui imensamente para entender aonde precisam agir para que ocorra a valorização de uma forma mais adequada.

Prepare-se para o concurso de Queimados-RJ
Assinatura Folha + Degrau

O secretário também aborda o incentivo a qualificação dos professores.  A formação continuada tem sido feita de forma ampla, por meio das jornadas e seminários, e também de forma mais dirigida, por meio de formações voltadas para a educação infantil, educação de jovens e adultos.

"Temos desenvolvido projetos somente para as áreas específicas: Português, História, Educação Física e demais disciplinas, fora o trabalho na área de Educação para o campo, relações étnico-raciais. Enfim, estamos tentando atender a toda a rede da melhor forma possível", diz.

De acordo com Lenine Lemos, há o acompanhamento do plano de cargos e salários dos servidores municipais, carreira de magistério, onde a progressão salarial ocorre a cada dois anos. Os profissionais ainda têm direito ao triênio e à gratificação por nível universitário.

"O plano de cargos e salários da educação está em processo de construção e nossa expectativa é de que possamos continuar garantindo a progressão salarial da categoria".

Confira outros tópicos abordados na entrevista

Oferta de vagas para secretário escolar e orientador

O cargo de secretário escolar tem oferta inicial de uma vaga. Já orientador pedagógico e orientador educacional, o concurso é para cadastro de reserva. No entanto, dentro dessas 220 vagas do RET e das aposentadorias, quantas deverão ser para essas três funções?

Essas 220 vagas são referentes a professores somente. Em relação às demais, faremos as substituições de aposentadorias ao passo em que forem surgindo as necessidades. Mas com certeza utilizaremos o cadastro de reserva ainda em 2020.

► Previsão de aposentadorias

Há previsão de muitas aposentadorias ao longo dos anos de 2021-2022- 2023, quando o prazo de validade do concurso ainda estará em vigor, o que certamente demandará a contratação de mais aprovados? Existe algum levantamento relacionado a quantos servidores estão em situação de aposentadoria?

Temos mais de mil profissionais na educação e muitos deles são do primeiro concurso que ocorreu há 25 anos atrás. Então muitos de nossos profissionais estão solicitando a aposentadoria. Estamos em processo de levantamento dessas informações, para que possamos estar preparados e agir conforme a necessidade.

► Início das atividades

Os aprovados no concurso iniciarão suas atividades logo no início do ano letivo de 2020? Quando efetivamente?

Acreditamos que logo no início do ano letivo, em fevereiro, já estejamos com os novos professores empossados.

► Perfil dos servidores

Qual o perfil de servidor que a Secretaria de Educação de Queimados quer contratar?

Nós esperamos que esse concurso traga para nossa cidade professores que estejam antenados com o novo momento da educação brasileira. Vivemos dias em que a educação precisa se reafirmar como a melhor ferramenta para midas os povos. Nossa rede de ensino tem excelente profissionais que na última Prova Brasil nos ajudaram a chegar no melhor Ideb da cidade.

Mas queremos mais. Independente das questões socioeconômicas e culturais, estamos buscando bater a meta nacional em todas as escolas, visto que em boa parte isso já aconteceu.

► Estágio probatório

O senhor disse que o estágio probatório será rigoroso. Poderia explicar quais critérios serão utilizados para fazer a avaliação de desempenho dos contratados?

Os profissionais de educação que desejarem colaborar com nosso município devem se preparar para o concurso sabendo que não é apenas passar em uma prova. Nós temos um planejamento de política pública para melhorar nossa educação.

Sabemos que o Rio de Janeiro tem suas variáveis culturais, políticas, socioeconômicas e demográficas, mas a educação em Queimados é respeitada por todos os munícipes e também fora da cidade.

Temos um dos melhores atendimentos em educação especial do Estado e nossos mestres são valorizados e respeitados. Não tivemos, desde 2017, nenhuma ocorrência de violência ao professor registrada e nossa relação com as famílias é cada vez mais próxima. O profissional que vier colaborar precisa ser tão comprometido com a educação quanto nossa rede.

Durante o estágio probatório, que será rigoroso, teremos a possibilidade de avaliar esse professor, pois entendemos que o concurso não é garantia de se ter um bom profissional.

► Necessidade de pessoal na área de apoio

Não há necessidade de pessoal em cargos da área de apoio, tais como merendeira, inspetor de alunos, assistente administrativo, entre outros? Qual é o déficit? Por que esses cargos não foram incluídos no concurso?

Sim, existe a necessidade de outros profissionais, mas no momento estamos com foco no professor e realizando o levantamento de toda a rede de ensino para verificarmos as reais demandas.

Por fim, como mensagem aos candidatos, Lenine Lemos afirma:

"Acreditamos que o papel do professor é fundamental na construção de uma educação qualitativa e transformadora. Nosso último Ideb foi o maior que o município já atingiu, o 2º maior da Baixada Fluminense e o que mais cresceu na Região Metropolitana. Por isso aguardamos profissionais que tenham a vontade de contribuir conosco na construção dessa caminhada em nosso município".

Concurso Queimados-RJ tem inscrições abertas

Os interessados em participar do concurso da Prefeitura de Queimados, na Região Metropolitana do Rio, já podem se inscrever pelo  o site da Cepuerj, a organizadora  da seleção.. O período segue aberto até o dia 29 de agosto. 

A próxima etapa será quitar o valor da taxa. Para secretário escolar o valor é de R$62, enquanto que para professor II a taxa custa R$85. Os demais cargos (professor I e orientadores) precisam pagar R$100 para competir. O boleto poderá ser quitado até o dia 30 de agosto, um dia após o término do prazo.

Todos os concorrentes passarão por provas objetivas, marcadas para 29 de setembro ou 6 de outubro, dependendo da área concorrida.

Por Leonardo Diegues
[email protected]

Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!

E-books 
Provas para download
Artigos sobre concursos
Editais verticalizados
Vídeos com dicas 

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Sobre o concurso

Inscrições Encerradas

Prefeitura de Queimados-RJ - 2019 - Educação

RJ
Até R$1768,53
Fund...
64 vagas