Procuradora-geral confirma novo concurso PGE MS e garante aval

A procuradora-geral do Mato Grosso do Sul confirmou que haverá um novo concurso PGE MS para formar cadastro de reserva.

25/09/2020 14:24 | Atualizado: 25/09/2020 14:49

Por: Mateus Carvalho

25/09/2020 14:24 | Atualizado: 25/09/2020 14:49 - Por: Mateus Carvalho

Um novo concurso PGE MS para o cargo de procurador está confirmado. O anúncio foi feito após a posse da nova diretoria da Associação dos Procuradores do Estado de Mato Grosso do Sul (Aprems) na última quinta-feira, 24.

E quem participou da cerimônia foi a procuradora-geral do Estado de Mato Grosso do Sul Fabíola Marquetti Sanches Rahim, que confirmou a nova seleção .

A representante do órgão deu ênfase para as conquistas recentes da categoria durante a gestão e mencionou a atuação dos procuradores do estado também na adminsitração indireta.

E, mediante isso, ela confirmou que haverá a realização de um novo concurso para suprir a demanda aberta após uam decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Essa decisão consolidou nossa carreira, e obtivemos do governador (Reinaldo Azambuja - PSDB) a autorização para fazermos um novo concurso”, informou a procuradora-geral, Fabíola Marquetti Sanches Rahim.

Além disso, ela destacou que este próximo concurso não haverá um quantitativo de vagas, pois o objetivo será formar um cadastro de reserva. Com isso, os aprovados poderão ser chamados durante todo o prazo de validade. 

A procuradora informou, ainda, que não há um prazo estimado de quando o edital será divulgado. A expectativa, no entanto, fica para que ele possa sair o quanto antes para suprir a demanda mencionada pela representante do órgão.

(Foto: Divulgação)
PGE MS recebeu aval para realizar um novo concurso de procurador
(Foto: Divulgação)

O que precira ter para concorrer ao cargo de procurador?

Para quem deseja participar, o cargo de procurador no Estado do Mato Grosso do Sul exige que diploma de ensino superior em Direito. Mas, será que é preciso experiência?

Sim, a função pede que o candidato tenha a carteira da Ordem dos Advogados do Brasil(OAB)- seccional de Mato Grosso do Sul e que tenha, pelo menos, 2 anos de prática profissional.

A carreira ainda tem uma excelente remuneração. No último concurso, os ganhos eram de R$23.845,67. E, para participar, a taqxa costuma ser de R$194,24 para todos os candidatos.

prepare-se

Último concurso PGE MS aconteceu em 2016

O último edital de concurso PGE MS para o cargo de procurador foi publicado em 2016, com oferta de dez vagas.  Desse total, sete eram para ampla concorrência, uma reservada para pessoas com deficiência e duas para candidatos negros, de acordo com lei estadual. 

Os concorrentes ao cargo, naquela época, foram avaliados por meio de três etapas com caráter eliminatório e classificatório. A expectativa é para que o próximo edital seja publicado com as mesmas regras e tendo uma estrutura de provas parecida.

A primeira a prova foi a objetiva, aplicada em dezembro daquele ano. A avaliação contou com 100 questões de Direito, sendo eles:

  • Constitucional;
  • Ambiental;
  • Administrativo;
  • Seguridade Social;
  • Tributário;
  • Civil;
  • Empresarial;
  • Processual Civil;
  • Trabalho; e
  • Processo do Trabalho.

Na segunda fase, os participantes fazem uma prova escrita (teórica e práticas), que consta de uma avaliação para cada grupo de questões. Na terceira etapa, é aplicada uma prova oral, onde os candidatos são submetidos a questionamentos formulados pela banca.

Por fim, ainda é realizada uma avaliação de títulos, com  caráter classificatório para todos os aprovados até esta fase. 

Confira o material de preparação da Folha Dirigida e comece já os estudos para o concurso!

✔ Smart Planner
E-books 
✔ Provas para download
✔ Artigos sobre concursos
✔ Editais verticalizados
✔ Vídeos com dicas

Newsletter

Newsletter

Quer receber novidades sobre concursos?

Quer receber diretamente no seu e-mail as principais notícias dos concursos da sua região?

E de quebra dicas para seus estudo? Cadastre-se gratuitamente na newsletter FD para ter tudo isso!

Sobre o concurso

Previsto

PGE MS - 2020 - procurador

MS
Não informado
Fund...
Não informado

Preparação