Concurso PRF: sai convocação para as provas objetivas e discursivas

A PRF convoca os candidatos para realização das provas objetivas e discursivas do concurso com 500 vagas de policial.

23/01/2019 08:53 | Atualizado: 23/01/2019 13:47

23/01/2019 08:53 | Atualizado: 23/01/2019 13:47

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) convoca os inscritos do seu concurso para as provas objetivas e discursivas. Nesta quarta-feira, 23, foram publicadas no Diário Oficial da União as instruções para os exames, marcados para o dia 3 de fevereiro, a partir das 14h.  

De acordo com a portaria, os locais de aplicação das provas serão divulgados no dia 30 de janeiro. A consulta será individual, por meio do site do Cebraspe , banca organizadora.  A recomendação é chegar ao local designado para o exame com uma hora de antecedência.

Os exames ocorrerão apenas nas capitais dos estados em que há oferta de vagas no concurso PRF: Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, São Paulo e Tocantins.

Locais de prova do concurso PRF serão divulgados no dia 30
de janeiro (Foto: Governo do Amapá)

 

O número de inscritos ainda não foi divulgado. FOLHA DIRIGIDA procurou o Cebraspe para saber quantas pessoas se candidataram ao cargo de policial rodoviário federal. A banca, porém, ainda não se posicionou. O número de isentos pode ser um indicativo de que o concurso será concorrido.

Ao todo, mais de 12 mil candidatos conseguiram a isenção da taxa de inscrição. A PRF oferece 500 vagas para quem tem nível superior em qualquer área e Carteira Nacional de Habilitação na categoria B. A remuneração atualizada para carreira é de R$10.357,88 para carga de trabalho é de 40 horas.

Mas, o que será necessário levar no dia da prova?

O edital indica que os candidatos deverão levar os seguintes itens no dia das provas do concurso PRF:

  • Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente;
  • Comprovante de inscrição;
  • Documento de identidade original.

enlightenedAtenção! Será eliminado do concurso quem, durante a realização das provas, for surpreendido portando aparelhos eletrônicos, receptor de dados, relógios, lápis, borracha, marca-texto.

A organização do concurso permitirá que os candidatos levem itens para alimentação durante a prova, como biscoitos, sanduíches, água e suco. Porém, eles deverão estar armazenados em embalagens transparentes.

Provas objetivas serão compostas por 120 questões

De caráter eliminatório e classificatório, as provas objetivas e discursivas serão as primeiras etapas do concurso com 500 vagas para PRF. Os concorrentes terão o total de quatro horas e 30 minutos para completar os dois exames.

Serão cobradas 120 questões e uma redação, no estilo dissertativo. As provas objetivas seguirão o modelo Cebraspe e apresentarão sentenças para os candidatos julgarem como ‘certas’ ou ‘erradas’.

Uma questão errada anulará os pontos de um acerto. Por isso, é recomendado ter uma estratégia bem definida para fazer as provas dessa banca organizadora.

As provas do concurso PRF 2018/2019 vieram com uma estrutura diferente da última seleção para corporação, realizada há seis anos. As questões, desta vez, estarão divididas em três grupos de conhecimentos. Veja:

  • Bloco I – 50 questões: Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico-Matemático, Informática, Noções de Física, Ética no Serviço Público, Geopolítica Brasileira, História da PRF;
  • Bloco II – 40 questões: Legislação de Trânsito;
  • Bloco III – 30 questões: Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional, Legislação Especial, Direitos Humanos e Cidadania, Noções de Direito Penal e Direito Processual Penal. 

De acordo com o edital do concurso, será classificado na prova objetiva quem obtiver mais de 10 pontos no bloco I, 12 pontos no bloco II, seis pontos no bloco II e 48 pontos no conjunto.

Apenas os aprovados na objetiva terão as redações corrigidas. As demais etapas do concurso PRF serão: exame de capacidade física; avaliação de saúde; avaliação psicológica; avaliação de títulos; investigação social; curso de formação.

Confira aulas ao vivo para as provas do concurso PRF

Para te ajudar na preparação, FOLHA DIRIGIDA e o curso Superprofessores começaram a transmitir aulas ao vivo no  canal do Youtube .

E tem mais! Todo material das aulas é disponibilizado para download gratuito em seu  site . A aula desta quarta-feira, 23, será sobre Raciocínio Lógico com o professor Luciano Pacheco. Marque na agenda. Começa às 18h!

Abaixo, confira as aulas que já foram ao ar e as que estão por vir:

Aula 1 -  Trânsito
Aula 2 -  Informática
Aula 3 -  Geopolítica
Aula 4 -  Física
Aula 5 -  Penal e Processo Penal
Aula 6 -  Raciocínio Lógico
Aula 7 -  Português e Redação  

Newsletter

Newsletter

Quer receber novidades sobre concursos?

Quer receber diretamente no seu e-mail as principais notícias dos concursos da sua região?

E de quebra dicas para seus estudo? Cadastre-se gratuitamente na newsletter FD para ter tudo isso!