Concurso PRF 2021: professor dá dicas sobre Direito Administrativo

Confira como se preparar para as provas do concurso PRF com dicas do professor Igor Daltro, da Folha Cursos, sobre Direito Administrativo.

26/01/2021 14:23 | Atualizado: 26/01/2021 14:34

Por: Natalia Fuly

26/01/2021 14:23 | Atualizado: 26/01/2021 14:34 - Por: Natalia Fuly

Começaram nesta segunda-feira, 25, as inscrições do concurso PRF, um dos mais aguardados pelos futuros servidores. O edital demorou a sair, mas mesmo assim já tinha muita gente se preparando para as provas. No entanto, há quem não saiba nem por onde começar os estudos.

Pensando nisso, Folha Dirigida lançou uma série de matérias com dicas sobre o conteúdo programático dos exames. E neste artigo, o professor Igor Daltro, da Folha Cursos, dá dicas sobre Direito Administrativo. 

De acordo com o especialista, os principais tópicos abordados nas provas para a PRF serão sobre a Lei 8.112/90 que, historicamente, é muito cobrada; sobre Poderes da Administração; e sobre Responsabilidade Civil do Estado.

Dentre esses temas, o que mais se destaca na Lei 8.112/90 é a parte de Regime Disciplinar, frequentemente cobrada. E em Poderes da Administração, o item Poder de Polícia. Além desses itens, o professor orienta que os candidatos fiquem atentos a outros clássicos já cobrados anteriormente, tais como: Improbidade Administrativa e Atos Administrativos.

Por fim, como aposta em uma questão fora da curva, iria de Contratos Administrativos, a julgar pela prova do último curso de formação da PRF ter 2 questões desta disciplina, ressalta Igor. 

Concurso PRF 2021: professor dá dicas sobre Direito Administrativo (Foto: Divulgação)
Concurso PRF 2021: professor dá dicas sobre
Direito Administrativo (Foto: Divulgação)


Professor fala sobre como foi o último exame para a PRF

Na última prova, a disciplina de Direito Administrativo foi dividida da seguinte maneira: Duas perguntas sobre poderes da Administração; uma de responsabilidade civil do Estado; uma pergunta sobre a lei 8.112/90; e uma questão de atos administrativos.

E Igor acredita que na avaliação desse ano as questões sejam distribuídas de maneira parecida: 

Questão de lei 8.112/90, de poderes da Administração, de responsabilidade civil do Estado, atos... Nada muito diferente disso. Se houver novidade, apostaria em uma questão de improbidade ou de contratos administrativos.

O organizador do concurso é o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos, o Cebraspe. E Igor orienta que a banca tem algumas peculiaridades quanto ao tema. 

Historicamente é uma banca que se afasta da literalidade da lei e exige do candidato absoluta atenção na assertiva proposta e conhecimento da disciplina. Eventualmente, aprofunda os temas com a exigência de conhecimentos acerca de entendimentos jurisprudenciais.
 

Com a proximidade das provas, é necessário assertividade

 As avaliações do concurso PRF serão estão previstas para o dia 28 de março. E de acordo com o professor Igor Daltro, a preparação em reta final exige assertividade, precisão e bom rendimento de estudos.

Inúmeros pontos são obtidos em concursos públicos a partir de uma preparação em alto nível no sprint final. Logo, prepare-se bem nesse momento e resolva bastante exercícios.

 Igor indica que os concorrentes foquem, principalmente, na resolução de questões. E também na revisão rápida dos conteúdos, dando maior atenção aos que são recorrentemente abordados.
 


Confira como serão as provas objetivas do concurso PRF

O processo de avaliação do concurso PRF, como de costume, será feito por meio de diversas etapas. A primeira delas é composta pelas provas objetivas e discursivas, com caráter eliminatório e classificatório.

Os candidatos terão que resolver 120 questões no estilo Cesbraspe, com sentenças em que o candidato deverá assinalar com ‘Certo’ ou ‘Errado’. De acordo com a correção da banca, uma questão errada anulará uma certa. Veja a distribuição das disciplinas a seguir:

Bloco 1 - 55 itens

  • Língua Portuguesa
  • Raciocínio Lógico-Matemático
  • Informática
  • Noções de Física
  • Ética no Serviço Público
  • Geopolítica Brasileira
  • Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol)

Bloco 2 - 30 itens

  • Legislação de Trânsito

Bloco 3 - 35 itens

  • Noções de Direito Administrativo
  • Noções de Direito Constitucional
  • Noções de Direito Penal
  • Direito Processual Penal
  • Legislação Especial
  • Direitos Humanos e Cidadania

Para ser considerado aprovado nos exames objetivos é preciso conseguir pelo menos 15 pontos no Bloco I, dez no Bloco II e dez no Bloco III, além de 50 pontos no conjunto dos três blocos da avaliação.

Quem ficar classificado ainda passará pelas outras fases: teste de aptidão física, avaliação de saúde, avaliação psicológica, avaliação de títulos, investigação social, e curso de formação.

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Sobre o concurso

Inscrições Encerradas

PRF - 2021 - Policial Rodoviário

Nacional
Até R$10357,88
Fund...
1500 vagas

Carregando...