21/10/2019 09:40 | Atualizado: 21/10/2019 12:30
Foram divulgados os locais de prova do segundo concurso de Porciúncula, no Estado do Rio de Janeiro. Os exames ocorrerão no próximo domingo, 27 de outubro, e o cartão de inscrição, com o endereço e o horário das avaliações, deve ser consultado pelo candidato, no site da Gualimp , banca organizadora.
Ao todo, mais de 3 mil candidatos foram convocados para os exames. A maior concorrência está no nível fundamental incompleto, nos cargos de serviço de apoio e merendeira, com 301 e 168 inscritos por vaga, respectivamente.
As provas serão aplicadas no dia 27 de outubro, nos turnos da manhã e da tarde. No período matutino, os exames ocorrerão somente na cidade de Porciúncula. Já as avaliações do período vespertino serão aplicadas também no município de Natividade.
A avaliação terá até quatro horas de duração e 60 questões. Depedendendo do cargo escolhido, o exame contará com perguntas de Língua Portuguesa, Matemática, Noções Básicas de Informática, Conhecimentos Específicos e Conhecimentos Pedagógicos.
Para ser aprovado nesta etapa, será preciso alcançar 50% ou mais dos pontos da prova. Os habilitados, nos cargos de procurador e professor, terão seus exames discursivos corrigidos, desde que estejam classificados dentro do limite estabelecido no edital.
Os habilitados nos exames objetivos e discursivo, nos cargos de nível superior, realizarão ainda uma análise de títulos. Os documentos deverão ser entregues entre os dias 18 e 27 de dezembro.
Já os aprovados na prova objetiva, que estiverem na disputa pelas vagas de guarda municipal, serão encaminhados para o Teste de Aptidão Físca (TAF). O exame está previsto para o dia 24 de novembro. No mesmo dia, ainda realizarão provas práticas candidatos de cargos específicos de nível fundamental.
O concurso de Porciúncula-RJ conta com 45 vagas mais formação para cadastro de reserva. Os salários variam entre R$998 e R$2.629,18.
Para quem não concluiu o nível fundamental foram oferecidas 20 vagas mais cadastro nos cargos de: trabalhador; serviço de apoio; auxiliar de eletricista; borracheiro; calceteiro; carpinteiro; coveiro; eletricista; fiscal de obras; jardineiro; mecânico; merendeira; motorista; operador de máquinas; pedreiro e pintor.
No nível médio foram duas vagas para guarda municipal. Neste caso, os candidatos deveriam apresentar ainda Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B e altura mínima de 1,55m (sexo feminino) ou 1,60m (sexo masculino).
Por fim, no nível superior foram oferecidas 23 vagas, nos cargos de professor (diversas áreas e disciplinas) e procurador adjunto (candidatos com graduação em Direito e registro na classe).
Após a homologação do resultado final, previsto para o dia 29 de janeiro, o concurso de Porciúncula-RJ ficará válido por dois anos, podendo ser prorrogado por igual período. Neste período, os aprovados serão convocados.
Este é o segundo edital de Porciúncula. A prefeitura tem um primeiro concurso em andamento, com 39 vagas mais formação para cadastro de reserva. Nesse caso, o resultado das provas objetivas, que ocorreram no dia 15 de setembro, já foi divulgado.
Quer receber novidades sobre concursos?
Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!
Concurso Porciúncula-RJ - 45 vagas - 2019