Concurso Guarda de Rio Claro SP: sai novo edital com 40 vagas
Em São Paulo, Prefeitura de Rio Claro publica edital de retomada do concurso com 40 vagas para guardas municipais. Veja os detalhes!
21/01/2022 12:14 | Atualizado: 21/01/2022 12:27
21/01/2022 12:14 | Atualizado: 21/01/2022 12:27

A Prefeitura de Rio Claro, em São Paulo, publicou um novo edital do concurso para Guarda Municipal. No total, são 40 vagas imediatas para profissionais com ensino médio completo.

Tal concurso foi aberto inicialmente em 2020, porém foi suspenso em decorrência da pandemia da Covid-19. Agora, o município retoma o processo seletivo, com a publicação de um novo edital e reabertura das inscrições.

A oferta do concurso foi modificada com a reabertura. Inicialmente, foram disponibilizadas 50 vagas. Agora, o quantitativo foi reduzido para 40. 

Do total de oportunidades, 30 são para ampla concorrência, oito para negros e duas para pessoa com deficiência. Para se candidatar é preciso atender aos seguintes requisitos: ter ensino médio completo, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A/B.

Além de altura mínima de 1,70m para homens e 1,60m para mulheres. A remuneração inicial é de R$1.749,35 para jornada de trabalho de 40 horas por semana.

Guardas municipais de Rio Claro durante uma conversa
Concurso tem oferta de 40 vagas para guardas municipais
(Foto: Divulgação)

As inscrições já estão abertas. Os interessados poderão se candidatar até 17 de fevereiro, pelo site do Instituto Mais , organizador do concurso.

O primeiro passo é preencher o formulário com todas as informações solicitadas. Em seguida, gerar o boleto e pagar a taxa de R$55.

ATENÇÃO! Quem realizou a inscrição de agosto a setembro de 2020 e realizou o pagamento da taxa já está confirmado no concurso. Não é necessário realizar o cadastro novamente. 

Concurso Guarda de Rio Claro SP terá provas em abril

O concurso Guarda de Rio Claro SP será composto pelas seguintes etapas: 

  • Prova objetiva;
  • Teste de aptidão física;
  • Prova de direção veicular;
  • Investigação Social e Comportamental;
  • Avaliação Psicotécnica específica;
  • Exame médico específico e toxicológico;
  • Curso de formação de guarda municipal. 

Por sua vez, a prova objetiva está marcada para o dia 3 de abril, na cidade de Rio Claro. Os candidatos deverão responder a 40 questões, sendo dez de Língua Portuguesa, cinco de Matemática, cinco de Noções de Legislação Municipal, cinco de Noções de Informática e 15 de Conhecimentos Específicos. 

Os participantes serão avaliados de zero a 100 pontos, mediante o número de acertos. Serão convocados para o teste de aptidão física (TAF) os 252 candidatos com as melhores pontuações na objetiva, dos quais 200 da lista de ampla concorrência, 12 da lista de pessoas com deficiência e 40 da lista de negros. 

No TAF, previsto para 14 e/ou 15 de maio, serão exigidos os exercícios de: agilidade/teste ‘Shuttle Run’; abdominal; flexão dos braços; corrida de 12 minutos. 

Todos os habilitados no teste físico serão convocados para a prova de direção veicular, marcada para 18 e/ou 19 de junho. Nessa etapa, os candidatos deverão realizar um percurso aproximado de 15 a 30 minutos, segundo as normas de trânsito, com baliza e outras tarefas. 

Já a investigação social e comportamental busca averiguar a vida pregressa e atual do candidato, em seus aspectos social, moral, profissional e escolar, impedindo que pessoa que não apresente boa conduta social, reputação e idoneidade ilibadas ingresse na Instituição.

Enquanto a avaliação psicotécnica tem como objetivo avaliar o perfil psicológico do participante, verificando as características de personalidade, aptidões específicas necessárias para portar arma de fogo. 

A sexta etapa do concurso será composta pelos exames médicos e toxicológicos, previstos para janeiro de 2023. Os classificados ingressarão no curso de formação da carreira de guarda municipal. 

O concurso terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois. Durante esse período, a prefeitura poderá convocar os aprovados para suprir a necessidade de novos servidores.

Prepare-se para novos concursos com a Folha Cursos

Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios? A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, material escrito e questões comentadas para te ajudar no caminho até a posse.

Conheça os cursos e comece já sua preparação!

Quer receber novidades sobre concursos?
Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!
Newsletter
Carregando...