Concurso Magé RJ: prefeitura afirma que estudos estão em andamento

Os estudos para o próximo concurso Magé, no Estado do Rio de Janeiro, seguem em andamento e podem ser concluídos ainda em outubro.

14/09/2020 07:00

Por: Juliana Goes

14/09/2020 07:00 - Por: Juliana Goes

Os estudos para a realização do novo concurso Magé, no Estado do Rio de Janeiro, estão em andamento. Em julho, a prefeitura afirmou que esperava concluir esta etapa até início de agosto, o que não ocorreu.

Em resposta à Folha Dirigida, o município afirmou que os estudos ainda não estão prontos. "A previsão é de mais um mês para a conclusão", disse.

Desta forma, é possível que em outubro este processo já tenha terminado. A partir da conclusão dos estudos, será possível confirmar os cargos e vagas que serão oferecidos.

Independentemente da ação do MPRJ, que tramita na Justiça, em julho, a Prefeitura confirmou à Folha Dirigida que tem a expectativa de realizar a seleção ainda este ano.

"Existe um estudo em fase final. A partir da conclusão deste trabalho, serão iniciados os procedimentos necessários à condução do concurso, que temos a expectativa de ocorrer ainda este ano, atendendo à legislação vigente", disse o município.

Concurso Magé RJ está previsto (Foto: Divulgação/Prefeitura de Magé)
Prefeitura quer realizar novo concurso Magé
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Magé)

 

MPRJ exige concurso Magé

Um novo concurso Magé é esperado também por parte do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). O órgão possui uma ação ajuizada desde 2019, que exige a publicação de um edital.

Em julho, Folha Dirigida anunciou que o processo tramita na Justiça. A ação do MPRJ exige que o município realize um novo processo e exonere servidores contratados sem concurso para exercer funções de caráter permanente.

A medida judicial foi adotada após a prefeitura descumprir Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) anteriormente acordados. No termo, o município se comprometeu a realizar, até 30 de outubro de 2014, um novo concurso.

A seleção teria vagas para todos os demais cargos que não haviam sido oferecidos no edital de 2012 ou que não tinham um número suficiente de aprovados.

Além disso, a administração concordou em exonerar os funcionários contratados para as funções de natureza permanente. Como novamente não houve o cumprimento das cláusulas previstas, o MPRJ exige agora, na Justiça, a execução do TAC sob pena de multa diária no valor de R$1 mil.

Saiba como foi o último concurso Magé em 2012

O último concurso Magé ocorreu em 2012. Na época, foram oferecidas 2.354 vagas, com oportunidades para os níveis fundamental, médio, médio/técnico e superior. Os salários chegavam a R$2.700.

O concurso teve a Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab) como organizadora. Já os candidatos foram avaliados por meio de:

  1. provas objetivas;
  2. prova de títulos (professores);
  3. teste de aptidão física (agente de trânsito, guarda ambiental e municipal e gari); e
  4. provas práticas (agentes de obras públicas, eletricista, gari, merendeira, motorista e pintor).

Assine a Folha Dirigida e turbine os estudos


Dependendo do cargo, o exame objetivo contou com 30, 40 ou 50 questões, que foram distribuídas por diversas disciplinas, como: 

  • Língua Portuguesa; 
  • Matemática;
  • Informática Básica;
  • Noções de Administração Pública Municipal; 
  • Conhecimentos Gerais;
  • Conhecimentos de Saúde Pública;
  • Conhecimentos Pedagógicos; e 
  • Conhecimentos Específicos.

Tem dificuldades em planejar e organizar os estudos?
Folha Dirigida pode te ajudar! Nosso Smart Planner está com acesso gratuito liberado por tempo limitado!

powered by Typeform

Newsletter

Newsletter

Quer receber novidades sobre concursos?

Quer receber diretamente no seu e-mail as principais notícias dos concursos da sua região?

E de quebra dicas para seus estudo? Cadastre-se gratuitamente na newsletter FD para ter tudo isso!

Sobre o concurso

Previsto

Magé-RJ - 2020

RJ
Não informado
Fund...
Não informado

Preparação