Concurso Magé RJ: prefeitura afirma que estudos estão em andamento

Os estudos para o próximo concurso Magé, no Estado do Rio de Janeiro, seguem em andamento e podem ser concluídos ainda em outubro.

14/09/2020 07:00

Por: Juliana Goes

14/09/2020 07:00 - Por: Juliana Goes

Os estudos para a realização do novo concurso Magé, no Estado do Rio de Janeiro, estão em andamento. Em julho, a prefeitura afirmou que esperava concluir esta etapa até início de agosto, o que não ocorreu.

Em resposta à Folha Dirigida, o município afirmou que os estudos ainda não estão prontos. "A previsão é de mais um mês para a conclusão", disse.

Desta forma, é possível que em outubro este processo já tenha terminado. A partir da conclusão dos estudos, será possível confirmar os cargos e vagas que serão oferecidos.

Independentemente da ação do MPRJ, que tramita na Justiça, em julho, a Prefeitura confirmou à Folha Dirigida que tem a expectativa de realizar a seleção ainda este ano.

"Existe um estudo em fase final. A partir da conclusão deste trabalho, serão iniciados os procedimentos necessários à condução do concurso, que temos a expectativa de ocorrer ainda este ano, atendendo à legislação vigente", disse o município.

Concurso Magé RJ está previsto (Foto: Divulgação/Prefeitura de Magé)
Prefeitura quer realizar novo concurso Magé
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Magé)

 

MPRJ exige concurso Magé

Um novo concurso Magé é esperado também por parte do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). O órgão possui uma ação ajuizada desde 2019, que exige a publicação de um edital.

Em julho, Folha Dirigida anunciou que o processo tramita na Justiça. A ação do MPRJ exige que o município realize um novo processo e exonere servidores contratados sem concurso para exercer funções de caráter permanente.

A medida judicial foi adotada após a prefeitura descumprir Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) anteriormente acordados. No termo, o município se comprometeu a realizar, até 30 de outubro de 2014, um novo concurso.

A seleção teria vagas para todos os demais cargos que não haviam sido oferecidos no edital de 2012 ou que não tinham um número suficiente de aprovados.

Além disso, a administração concordou em exonerar os funcionários contratados para as funções de natureza permanente. Como novamente não houve o cumprimento das cláusulas previstas, o MPRJ exige agora, na Justiça, a execução do TAC sob pena de multa diária no valor de R$1 mil.

Saiba como foi o último concurso Magé em 2012

O último concurso Magé ocorreu em 2012. Na época, foram oferecidas 2.354 vagas, com oportunidades para os níveis fundamental, médio, médio/técnico e superior. Os salários chegavam a R$2.700.

O concurso teve a Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab) como organizadora. Já os candidatos foram avaliados por meio de:

  1. provas objetivas;
  2. prova de títulos (professores);
  3. teste de aptidão física (agente de trânsito, guarda ambiental e municipal e gari); e
  4. provas práticas (agentes de obras públicas, eletricista, gari, merendeira, motorista e pintor).

Assine a Folha Dirigida e turbine os estudos


Dependendo do cargo, o exame objetivo contou com 30, 40 ou 50 questões, que foram distribuídas por diversas disciplinas, como: 

  • Língua Portuguesa; 
  • Matemática;
  • Informática Básica;
  • Noções de Administração Pública Municipal; 
  • Conhecimentos Gerais;
  • Conhecimentos de Saúde Pública;
  • Conhecimentos Pedagógicos; e 
  • Conhecimentos Específicos.

Tem dificuldades em planejar e organizar os estudos?
Folha Dirigida pode te ajudar! Nosso Smart Planner está com acesso gratuito liberado por tempo limitado!

powered by Typeform

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Sobre o concurso

Previsto

Magé-RJ - 2020

RJ
Não informado
Fund...
Não informado

Carregando...

Preparação