Novo concurso Goiânia GO terá 303 vagas para agente de trânsito

Secretário de Mobilidade de Goiânia anuncia que novo concurso com 303 vagas para agentes de trânsito está autorizado. Confira!

21/10/2021 10:03 | Atualizado: 27/10/2021 10:58

21/10/2021 10:03 | Atualizado: 27/10/2021 10:58

Um novo concurso para Prefeitura de Goiânia, capital de Goiás, está autorizado. A oferta será de 303 vagas para agentes de trânsito.

A informação foi passada pelo secretário de Mobilidade do município, Horácio Mello e Cunha, na quarta-feira, 20.

Em entrevista à rádio CBN, ele informou que o prefeito Rogério Cruz já deu o aval para a seleção. As inscrições, segundo o secretário, devem ser abertas em 2022. Com os novos servidores, será dobrada a capacidade atual dos agentes.

 “O prefeito já autorizou. Atualmente há um total de 300 agentes de trânsito para todas as escalas e demandas. É um contingente baixo. Esses novos agentes não serão deslocados para blitz, e sim para agentes de risco, como obras, situações que os semáforos estão apagados ou riscos de acidentes”, afirma.

A partir da autorização do concurso, o próximo passo será a formação de uma comissão de servidores para seguir com os preparativos e elaboração do edital. Depois, deverá ser realizada uma licitação para escolha da banca organizadora.

Uma instituição será contratada para receber as inscrições e aplicar as etapas da seleção, como provas objetivas. Após a escolha da banca, o cronograma será elaborado e o edital publicado.

Agente de trânsito realiza inspeção
Prefeitura de Goiânia contratará novos agente de trânsito
(Foto: Enio Medeiros/Aparecida de Goiânia)

De acordo com o edital do último concurso, o cargo de agente de trânsito tem os seguintes requisitos: ensino médio completo; Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em qualquer categoria.

Além de comprovante de idoneidade, com apresentação de Certidões de Antecedentes Criminais fornecidas pela Justiça Federal, Estadual e, quando for o caso, da Justiça Militar Estadual; e disponibilidade para horário flexível.

O agente municipal de trânsito é responsável por executar a fiscalização do trânsito e educação do trânsito no município de Goiânia, de acordo com as determinações do Código de Trânsito Brasileiro e posteriores alterações.

Ele também realiza levantamento de acidentes de trânsito sem vítimas; auxilia na coleta de dados estatísticos, promovendo o monitoramento do tráfego de veículos e participa de estudos e operações especiais, sob a orientação e determinação do Órgão Municipal responsável pelo trânsito do município.

Último concurso para agentes de trânsito teve 100 vagas

O último concurso Goiânia GO para agente municipal de trânsito foi realizado em 2009. Foram abertas 100 vagas para o cargo . Na época, a remuneração era de R$1.994,71 para jornada de 135 horas mensais, conforme escala definida pela Agência Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade.

O valor da remuneração foi composto pelo vencimento básico da categoria, adicional de incentivo a Educação do Trânsito (AIET) e adicional de periculosidade.

A seleção cobrou prova objetiva e prova de capacidade física. Primeiro, os candidatos tiveram que responder a 70 questões de múltipla escolha, distribuídas da seguinte maneira:

  • Língua Portuguesa: 13 questões;
  • Matemática: 7 questões;
  • Informática: 8 questões;
  • Conhecimentos sobre Goiânia: 12 questões;
  • Conhecimentos Específicos na área de atuação:30 questões.

Os classificados na prova objetiva foram convocados para o exame de capacidade física, em que tiveram que desempenhar os exercícios de: flexão de braços, abdominal e corrida. A metragem e o tempo exigidos foram diferentes para homens e mulheres, conforme o edital .

Os aprovados em todas as etapas ainda foram submetidos a um programa de formação inicial. Em função do tempo, é possível que os conteúdos cobrados sejam atualizados, porém já podem servir como base para os estudos.

Prepare-se para novos concursos com a Folha Cursos

Assim como a Prefeitura de Goiânia, outros órgãos preparam novos concursos públicos pelo país. Por esse motivo, quem deseja ingressar no serviço público deve manter os estudos em dia.

Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios?

Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, material escrito e questões comentadas para te ajudar no caminho até a posse.

Conheça os cursos e comece já sua preparação!

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...