Concurso Guarda de Betim MG: seleção será realizada em 2021

Processo de realização do concurso Guarda Municipal de Betim será retomado em 2021, de acordo com a prefeitura. Confira!

23/11/2020 13:25 | Atualizado: 23/11/2020 14:21

23/11/2020 13:25 | Atualizado: 23/11/2020 14:21

Há pouco mais de um ano a Prefeitura de Betim, em Minas Gerais — na Região Metropolitana de Belo Horizonte — anunciou o início dos preparativos para um novo concurso para a guarda municipal.

A seleção chegou a apresentar avanços este ano, mas teve seu processo paralisado por conta da pandemia do novo Coronavírus.

Folha Dirigida entrou em contato com o órgão para saber quando os preparativos do concurso Guarda de Betim MG devem ser retomados. 

De acordo com o comando da Guarda Municipal de Betim, os trâmites envolvendo a preparação para o novo concurso foram paralisados por conta das limitações impostas pela Lei Complementar nº 173/2020, aderida pelo município.

Segundo a referida lei, não se deve ter aumento de despesas com pessoal durante a pandemia, dentre outras regras. Desta forma, o comando estima que todo o processo para realização do concurso seja retomado em 2021.

O concurso Guarda de Betim MG já tem organizadora definida. A empresa escolhida foi o Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP). 

O contrato entre a empresa e a prefeitura já foi formalizado, em julho deste ano. Assim, o próximo passo é, justamente, a publicação do edital do concurso. 

+ Concursos MG: PL quer ampliar contratação temporária no Estado

Betim MG
Betim cumpre plano de ação contra pandemia do novo Coronavírus
(Foto: Reprodução/Facebook)

Prefeitura já admitiu necessidade de contratação de novos guardas

A expectativa é de que o concurso ofereça, pelo menos, 60 vagas para o cargo de guarda municipal, sendo 57 para homens e três para mulheres. De acordo com a prefeitura, o requisito para concorrer à função será o nível superior completo.

 No entanto, o número de vagas pode ser ainda maior. O Plano de Segurança Pública para o biênio 2019/2020, publicado pela prefeitura em setembro de 2019, indica que o concurso pode ter até 120 oportunidades.

O documento não indica como será feita a distribuição das vagas entre homens e mulheres, neste caso.

A expectativa pelo concurso da Guarda Municipal é alta. Primeiro porque a própria prefeitura já admitiu a necessidade de reforçar o quadro de pessoal.

“A demanda crescente por segurança exige a ampliação dos quadros da Guarda Municipal”, consta no texto do Plano Municipal.

Resumo do concurso Guarda de Betim MG

  • Órgão: Prefeitura de Betim MG (Guarda Municipal)
  • Cargo: guarda municipal
  • Vagas: 60, sendo 57 para homens e três para mulheres (a confirmar)
  • Requisito: nível superior completo
  • Organizadora: IBGP

Botão com link para assinatura

Último concurso Guarda de Betim MG foi realizado há nove anos

Outro fator é o tempo desde a realização do último concurso, que foi realizado em 2011. Na época foram oferecidas 101 vagas, todas para o sexo masculino.

Desse total, 92 eram para ampla concorrência e nove reservadas para candidatos com deficiência. As vagas para mulheres eram para formação de cadastro de reserva.

Naquele ano, a única exigência para participação era o ensino médio completo. O salário oferecido na ocasião era de R$1.022,64, para uma carga de trabalho de 40 horas por semana.

O concurso foi realizado em duas etapas. A primeira delas contou com quatro fases:

  • Prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova de títulos, de caráter classificatório;
  • Prova de aptidão física, de caráter eliminatório; e 
  • Prova de avaliação psicológica, de caráter eliminatório.

Os aprovados em todas essas fases foram convocados para a segunda etapa, que consistia em um curso de formação. Esta tinha caráter eliminatório.

A prova objetiva do concurso continha 50 questões. Os candidatos tiveram que responder itens de Língua Portuguesa (15), Raciocínio Lógico (cinco), Noções de Informática (cinco) e Conhecimentos em Legislação (25).

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...