Concurso Politec MT tem orçamento aprovado para preencher 229 cargos

A emenda ao orçamento foi aprovada com previsão de editais na Segurança Pública. Com isso, o concurso Politec MT poderá sair em 2021.

07/01/2021 09:37 | Atualizado: 07/01/2021 09:51

07/01/2021 09:37 | Atualizado: 07/01/2021 09:51

A Segurança Pública do Estado de Mato Grosso poderá receber um grande reforço em 2021. Uma emenda ao orçamento foi aprovada e prevê a realização de diversas seleções, entre elas, o concurso Politec.

O anúncio aconteceu na última quarta-feira, 6, quando a Assembleia Legislativa do Estado aprovou a emenda que garante recursos financeiros para publicação dos editais.

A aprovação da Casa prevê que a Segurança Pública possa realizar concursos nas quatro principais corporações, sendo: Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Politec.

No entanto, o Orçamento será para abertura de até 9 mil vagas que poderão ser disponibilizadas para recomposição dos quadros. Mas, esse é o quantitativo de cargos vagos nas corporações.

De acordo com a Lei Complementar 173/2020, somente é possível realizar concursos este ano para reposição de cargos vagos. As vacâncias na Perícia Oficial e Identificação Técnica do estado é de:

► Perícia Oficial (Politec): 229 cargos vagos, sendo 46 de médico legista, oito de odonto legista, nove de perito oficial criminal, 142 de papiloscopista e 24 de técnico de necropsia.

(Foto: Assessoria)
Concurso Politec está previsto no Orçamento e pode sair em 2021
(Foto: Assessoria)

 

É importante destacar que nem todas as vacâncias poderão ser oferecidas inicialmente nos concursos. Isso porque cada corporação deverá realizar o estudo da viabilidade para as nomeações.

Além disso, ter a reserva no Orçamento não garante que os concursos serão realizados. Mas, é um indício de que as seleções estão no radar do governo. 

Politec anunciou remoção em 2020 e pode ter edital no radar

Em novembro de 2020, a Perícia Oficial e Identificação Técnica do estado publicou no Diário Oficial uma portaria que implementava uma  pesquisa de interesse de remoção de servidores .

E, como todos sabem, a realização de um concurso de remoção interna sempre pode resultar em um novo concurso público para novos servidores.

A corporação divulgou uma nota em seu site afirmando que a pesquisa tem a finalidade de “subsidiar a tomada de decisão e auxiliar a distribuição de vagas, nomeações e abertura de novos certames''.

No entanto, a Politec não esclareceu se há alguma previsão concreta para a realização do novo concurso público. 

Mas, é importante destacar que a Politec MT está com concurso vigente para cargos de técnico em necropsia e papiloscopista. Todavia, esse edital não contemplou a cargos de perito (último edital é de 2013). A pesquisa para identificar o interesse de remoção de servidores foi realizada até 23 de dezembro.

Último edital foi publicado em 2017

Para quem deseja antecipar a preparação e já começar os estudos, o último edital foi publicado em 2017, para papiloscopista e técnico em Necropsia da Politec MTvisando a formação de cadastro de reserva.

Para ambos os cargos, a escolaridade mínima exigida é o ensino superior completo em qualquer área. Na época, a remuneração inicial variava de acordo com a jornada de trabalho: os profissionais de 30 horas ganhavam R$2.898,11 e os de 40 horas recebiam R$3.864,16.

A UFMT foi a banca organizadora e avaliou os candidatos por meio de quatro etapas:

  1. prova objetiva
  2. avaliação psicológica
  3. avaliação de títulos
  4. investigação social

Na prova objetiva, os candidatos responderam questões de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, História e Geografia de Mato Grosso e Atualidades, Legislação, Ética e Filosofia, Noções de Informática e Conhecimentos Específicos.

Prepare-se para o concurso Politec MT com a Folha Cursos

A Folha Dirigida agora também é CURSO! 

Isso mesmo, a Folha Cursos chegou para acabar com todos os seus problemas com estudos e você vai conseguir encontrar materiais completos, otimizados e sem enrolação:

Confira a seguir os cursos preparatórios já disponíveis!

Por cargo

Por carreira

Gostou da novidade? Clica lá em cima no botão das redes sociais e compartilha essa super oportunidade com os seus amigos. 

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...