Concurso Politec MT é confirmado pelo governador e sai este ano

A Perícia Oficial e Identificação Técnica do Mato Grosso vai realizar um novo concurso Politec MT em 2021, após anúncio do governador. Veja!

12/08/2021 11:20 | Atualizado: 12/08/2021 13:37

12/08/2021 11:20 | Atualizado: 12/08/2021 13:37

A Segurança do Mato Grosso contará com reforços em breve, após anúncio de novas seleções feito pelo governador Mauro Mendes. Entre as promessas está o concurso Politec MT, confirmado pelo representante.

De acordo com o chefe do executivo, a previsão é publicar os edital ainda este ano. A data exata, no entanto, ainda não foi divulgada.

Segundo Mauro Mendes, a única barreira para o estado não realizar os concursos seria o Orçamento. No entanto, houve um equilíbrio e agora será possível contratar.

Além da Politec, foram confirmados outros concursos para a Segurança, sendo eles para: Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

”Nós temos hoje uma grande necessidade que é a falta de pessoal na segurança pública do Estado. Tínhamos limitações, por questões orçamentárias, não podíamos contratar para não aumentar despesa com pessoal. Mas, graças a Deus e a todo o trabalho que foi feito, nós construímos novamente o equilíbrio fiscal de Mato Grosso. E a boa notícia é que no segundo semestre deste ano nós vamos soltar um novo concurso”, disse.

Fachada da Politec MT
Concurso da Politec MT está confirmado e terá edital em 2021
(Foto: Secom)

Com orçamento, governador pediu estudos do concurso Politec MT

Em janeiro, um possível quantitativo de vagas do concurso Politec MT foi confirmado. Isso porque uma emenda ao orçamento foi aprovada com previsão do preenchimento de 229 cargos na perícia do estado.

Entretanto, o Orçamento seria para abertura de até 9 mil vagas para a recomposição dos quadros - sendo este o quantitativo de cargos vagos nas corporações.

Isso porque a Lei Complementar 173/2020 permite realizar concursos este ano para reposição de cargos vagos. As vacâncias na Perícia Oficial e Identificação Técnica do estado é de:

► Perícia Oficial (Politec): 229 cargos vagos, sendo 46 de médico legista, oito de odontolegista, nove de perito oficial criminal, 142 de papiloscopista e 24 de técnico de necropsia

Em fevereiro deste ano, o governador Mauro Mendes solicitou estudos para a realização do concurso Politec MTO pedido foi feito ao próprio diretor-geral da Perícia Oficial e Identificação Técnica do Estado, Rubens Sadao Okada, durante reunião com o deputado e presidente da Comissão de Segurança Pública e Comunitária da Assembleia Legislativa (ALMT), delegado Claudinei.

Folha Cursos

Último concurso Politec MT foi publicado em 2017

Publicado em 2017, o último edital para papiloscopista e técnico em Necropsia da Politec MT visava a formação de cadastro de reserva. Para os dois cargos, a escolaridade mínima exigida é o ensino superior completo em qualquer área. 

Sob organização da UFMT, a seleção foi composta por quatro etapas:

  1. prova objetiva
  2. avaliação psicológica
  3. avaliação de títulos
  4. investigação social

No exame de múltipla escolha os candidatos responderam a questões de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, História e Geografia de Mato Grosso e Atualidades, Legislação, Ética e Filosofia, Noções de Informática e Conhecimentos Específicos.

Já o último concurso para perito da Politec MT foi realizado há sete anos. Em 2013 a instituição publicou edital com 190 vagas, sendo 106 para perito oficial criminal, 81 vagas para médico legista e três para oficial odontolegista.

Sob organização da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab), a seleção foi composta por três etapas: prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório; avaliação psicológica; e investigação social, ambas de caráter eliminatório. 

No exame de múltipla escolha os candidatos responderam a 100 questões divididas entre Conhecimentos Básicos (Língua Portuguesa, Noções de Direito, Noções de Gestão Pública e Legislação Básica, Noções de Informática e Raciocínio Lógico), Conhecimentos Gerais (Ética e Filosofia, História e Geografia de Mato Grosso e Atualidades) e Específicos.

Quer ser aprovado em concursos?

Você quer ser aprovado em um concurso público e iniciar 2022 como um novo servidor público? Este sonho pode e está muito perto de se tornar realidade. Para isso, conheça agora mesmo a Folha Cursos!

Aqui, você encontra:

► Questões comentadas;
► Acelerador de vídeos;
► Material com PDF;
► Chance de enviar mensagem ao professor;
► Videoaula, cadernos e questões; e
► Professores especializados.

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...