Concurso Polícia Penal MG: deputados solicitam prazo de novo edital

Deputados estaduais de Minas Gerais aprovam requerimento de informações sobre a previsão do novo concurso Polícia Penal MG.

04/05/2021 18:10 | Atualizado: 05/05/2021 10:09

04/05/2021 18:10 | Atualizado: 05/05/2021 10:09

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (AL MG) aprovou nesta terça-feira, 4, o requerimento nº 6.385/2020, que pede informações sobre a previsão do novo concurso Polícia Penal MG (antigo cargo de agente penitenciário).

O Estado tinha o prazo até 5 de fevereiro para realizar a substituição dos atuais agentes temporários por efetivos, através de concurso público. No entanto, isso ainda não foi feito.

O requerimento, aprovado pelos deputados, prevê que seja encaminhado ao secretário de Estado de Planejamento de Gestão e ao secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública pedido sobre atualizações a respeito do próximo concurso.

Em março, o titular da Secretaria de Segurança de Minas Gerais, Rogério Greco, informou que os trâmites avançam para que o edital seja publicado o mais rápido possível.

“Desde que eu cheguei a gente tem uma previsão de (contratar), pelo menos, 2.400 policiais penais.(...) A gente já está agilizando ao máximo para que esse concurso aconteça o mais rápido possível. É interesse nosso, é interesse da Administração que esse concurso aconteça logo”, disse Greco em entrevista ao jornal Hoje em Dia.

Policiais Penais de Minas Gerais
Concurso Polícia Penal MG tem preparativos em andamento
(Foto: Bernardo Carneiro/ Agência Minas)

O secretário de Segurança também esclareceu que a máquina administrativa exige uma série de trâmites para que o concurso seja realizado com segurança e dentro da lei. Por isso, levam alguns meses até a efetiva publicação do edital.

Além da Polícia Penal, Rogério Greco também confirmou outros dois concursos para ingresso na Sejusp MG nos cargos de auxiliar educacional e agente socioeducativo.

O edital para auxiliar educacional já foi publicado. Veja os detalhes!

Concurso Polícia Penal MG terá mais de 2 mil vagas

A oferta do concurso será de 2.420 vagas de policiais penais (agentes penitenciários). O cargo exige apenas o ensino médio completo. A remuneração inicial é de R$4.631.24 para jornada de trabalho de 40 horas por semana. 

Os aprovados ainda terão direito a vantagens e benefícios previstos em lei, como alimentação no local de trabalho, auxílio fardamento, ADE (Adicional de Desempenho) etc. 

Vale ressaltar que alguns dos passos mais importantes rumo ao concurso Polícia Penal MG já foram dados: a autorização, que confirma a realização do processo seletivo, e formação da comissão, que é responsável por todos os preparativos.

Para que o edital seja publicado ainda é preciso definir a banca organizadora. Uma licitação será aberta para contratar a instituição que será responsável por receber as inscrições e aplicar as etapas de seleção.

Com a proximidade do novo concurso, os interessados devem começar a preparação o quanto antes. Isso porque os estudos antecipados podem representar um diferencial diante da concorrência. 

Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios? A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, apostilas e questões comentadas para te ajudar no caminho até a aprovação. 

Conheça os cursos e comece já seus estudos!

Último concurso para a carreira ocorreu em 2018

Em 2018, foi divulgado um edital para agentes penitenciários de Minas Gerais (atuais policiais penais). Ao todo, foram abertas 4 mil vagas temporárias.

Para ingresso de efetivos, o último concurso foi realizado em 2013. Ambos os processos foram organizados pelo IBFC – Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação.

As etapas de seleção foram praticamente as mesmas, com exceção da redação, do teste físico e dos exames médicos, que foram etapas apenas da seleção para efetivos. 

No concurso para temporários os concorrentes foram submetidos as seguintes etapas:

1ª etapa: Prova Objetiva e Análise de Títulos;
2ª etapa: Avaliação Psicológica;
3ª etapa: Comprovação de Idoneidade e Conduta Ilibada (Investigação Social);
4ª etapa: Curso Introdutório.

Já no concurso para efetivos, em 2013, foram seis fases no total:

1ª etapa: Prova Objetiva e redação;
2ª etapa: Prova de Condicionamento Físico por Testes Específicos;
3ª etapa: Avaliação Psicológica;
4ª etapa: Comprovação de Idoneidade e Conduta Ilibada (Investigação Social);
5ª etapa: Exames Médicos;
6ª etapas: Curso Introdutório.

Uma novidade na avaliação do próximo concurso Polícia Penal MG é que o curso de formação, a última etapa, será promovido pelo próprio Estado e não pela banca organizadora contratada, como no edital anterior. 

O treinamento dos candidatos será responsabilidade da nova Academia da Polícia Penal (APP). A informação foi anunciada pela própria Secretaria de Segurança do Estado.

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Sobre o concurso

Previsto

Polícia Penal-MG - 2021 - policial penal (agente penitenciário)

MG
Até R$4098,00
Fund...
2420 vagas

Carregando...

Preparação