Concurso Polícia Penal MG: governo revela prazo do curso de formação

Segundo o subsecretário de Inteligência e Atuação Integrada do Estado, curso de formação será iniciado no segundo semestre de 2022. Veja!

19/08/2021 11:46 | Atualizado: 19/08/2021 12:17

19/08/2021 11:46 | Atualizado: 19/08/2021 12:17

Quando iniciará o curso de formação do concurso para Polícia Penal de Minas Gerais? De acordo com o subsecretário de Inteligência e Atuação Integrada do Estado, Christian Vianna de Azevedo, a estimativa é que as aulas comecem no segundo semestre de 2022.

O prazo foi passado pelo subsecretário na quarta-feira, 18, em transmissão ao vivo junto ao secretário de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, Rogério Greco. De acordo com eles, o curso de formação é configurado como uma etapa do concurso.

Ele tem caráter eliminatório e classificatório. Ou seja, os candidatos deverão cumprir requisitos para que possam ser aprovados na etapa. A posse na carreira de policial penal (antigo agente penitenciário) só ocorrerá após o término do curso de formação.

Durante o curso, será concedida uma bolsa de 50% do salário inicial do cargo. Os concorrentes serão submetidos a carga de 679 horas/aula, sendo 455 presenciais e 224 à distância.

A previsão é que curso dure cerca de quatro meses. As aulas serão realizadas na capital de Minas Gerais, Belo Horizonte. Um edital será divulgado posteriormente com todas as informações sobre o curso de formação técnico-profissional. 

Mulheres policiais penais realizam curso de formação
O concurso traz 1.944 vagas para o sexo masculino e 476
para o sexo feminino (Foto: Divulgação)

Outro ponto levantado na transmissão ao vivo feita pelos secretários foi a data das provas objetivas e de redação. De acordo com o edital, publicado na quarta, 18, as avaliações estão marcadas para o dia 16 de janeiro de 2022.

Conforme recomendação do Tribunal de Contas do Estado, as provas poderiam ser realizadas no mês de dezembro (com prazo de 120 dias a partir da divulgação do edital). Porém, o secretário Rogério Greco indicou que a realização dos exames será mantida para janeiro.

De forma a assegurar um maior tempo para preparação dos candidatos. Outras retificações ao edital, segundo os secretários, serão necessárias. As mudanças deverão ser disponibilizadas nas próximas 48 horas pelo site do Instituto Selecon, banca organizadora da seleção.

Concurso Polícia Penal MG tem oferta de 2.420 vagas

O concurso oferece 2.420 vagas para policiais penais. A carreira tem como requisitos: o nível médio completo e idade mínima de 18 anos na data da posse. Não há limite de idade máxima, altura ou necessidade de Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

As remunerações iniciais são de R$4.631,25, para jornada de trabalho de 40 horas por semana. O período poderá ser cumprido em escala de plantão, conforme a necessidade do trabalho. Há reserva de vagas para pessoas com deficiência.

O concurso é estadual, ou seja, as vagas não são regionalizadas e distribuídas por localidades. Os aprovados poderão ser lotados em qualquer unidade penitenciária, a depender da necessidade e do orçamento disponível.

As inscrições terão início no dia 22 de outubro, pelo  site do Instituto Selecon  , organizador da seleção. Os interessados poderão concluir o processo até o dia 21 de novembro.  A taxa é de R$49,16. 

Com a publicação do edital, quem seja ingressar na Polícia Penal MG deve intensificar os estudos para as provas.

Estude para o concurso Polícia Penal MG com a Folha Cursos!

Concurso Polícia Penal MG será composto por seis etapas

O concurso Polícia Penal MG terá seis fases: provas objetivas e de redação; avaliações de aptidão psicológica e psicotécnica; exames médicos; prova de condicionamento físico; comprovação de idoneidade e conduta ilibada (investigação social); curso de formação técnico-profissional.

As provas objetivas e de redação estão previstas para o dia 16 de janeiro de 2022. A aplicação ocorrerá nos municípios de Barbacena, Belo Horizonte, Curvelo, Divinópolis, Ipatinga, Governador Valadares, Juiz de Fora.

Além de Lavras, Montes Claros, Patos de Minas, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia e Unaí. Durante cinco horas, os candidatos deverão responder a 60 questões, distribuídas da seguinte maneira:

  • Língua Portuguesa – 10 questões;
  • Informática Base – 5 questões;
  • Noções de Direito – 10 questões;
  • Direitos Humanos – 10 questões;
  • Legislação Especial – 20 questões;
  • Raciocínio Lógico – 5 questões.

Ainda será necessário elaborar uma redação de 20 a 30 linhas. Os classificados serão convocados para as próximas etapas.

Por sua vez, a prova de condicionamento físico será de 22 de junho a 8 de julho de 2022, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A etapa exigirá os exercícios a seguir:

  • Teste de flexão em barra fixa (para o sexo masculino) e teste estático de barra fixa (para o sexo feminino);
  • Teste de flexão abdominal;
  • Teste de impulsão horizontal;
  • Teste de flexão de braços no solo;
  • Teste de corrida de 12 minutos.

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...