Concurso Polícia Penal MG: secretário revela prazo de edital e prova

Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública anuncia que edital do concurso Polícia Penal MG sairá em agosto. Confira!

05/07/2021 14:56 | Atualizado: 14/07/2021 10:56

05/07/2021 14:56 | Atualizado: 14/07/2021 10:56

O edital do concurso com 2.420 vagas para Polícia Penal de Minas Gerais deve ser publicado na primeira semana de agosto. O prazo foi passado no domingo, 4, pelo secretário de Segurança do Estado, Rogério Greco, e pelo subsecretário de Inteligência e Integração, Christian Vianna de Azevedo.

Em transmissão ao vivo pelas redes sociais , eles falaram sobre a iminência do concurso Polícia Penal MG. A escolha do Instituto Selecon como banca organizadora será homologada na próxima terça-feira, 6 de julho.

Com isso, a Secretaria realizará preparativos junto com a banca para definir o cronograma e divulgar o edital.

“O da Polícia Penal está próximo. No próximo dia 6, o edital do pregão será homologado. A partir daí, a gente tem outro trâmite interno e externo para publicação do edital. O edital deve sair na primeira semana de agosto, em cerca de 30 dias”, disse Christian Vianna.

De acordo com o subsecretário, a primeira etapa do concurso, composta por prova objetiva e redação, deverá ser realizada entre o fim de setembro e início de outubro. A previsão é que o concurso seja concluído apenas em 2022.

Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais
Secretário de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (ao centro)
confirma iminência do concurso Polícia Penal MG (Foto: Divulgação)

“O processo será iniciado este ano e terminará apenas no fim do ano que vem. As provas objetivas e de redação serão entre fim de setembro e início de outubro”, afirmou.

Outro ponto confirmado é que o concurso Polícia Penal MG será estadual, isto é, as vagas não serão definidas por localidade.

“O concurso é no âmbito do estado. Porém, as provas serão feitas em 16 cidades”, informou o subsecretário de Inteligência e Integração.

Concurso Polícia Penal MG será de nível médio

Do total das 2.420 vagas para policial penal (antigo agente penitenciário), 1.944 serão para o sexo masculino e 476 para o sexo feminino.

A carreira tem como pré-requisitos o ensino médio completo e idade mínima de 18 anos. Os ganhos são de R$4.631,25, em início de carreira, para jornada de trabalho de 40 horas por semana.

O período poderá ser cumprido em escala de plantão, conforme a necessidade do trabalho.

Os candidatos serão avaliados por meio de cinco etapas de seleção, sendo elas: provas objetivas e de redação; prova de aptidão psicológica e psicotécnica; exames médicos; prova de condicionamento físico; comprovação de idoneidade e conduta ilibada (investigação social).

Não será exigida prova de títulos. Os aprovados em todas as etapas ainda serão submetidos ao curso de formação. Ao todo, serão 680 horas/aula, em cerca de 110 dias.

“Durante o curso, o candidato recebe uma bolsa-auxílio de 50% do salário inicial da carreira, ou seja, R$2.315,62”, confirmou Christian Vianna, subsecretário de Inteligência e Integração.  

Inicie sua preparação para o concurso Polícia Penal MG

Com o avanço nos preparativos do concurso, quem deseja ingressar no cargo de policial penal de Minas Gerais deve intensificar os estudos.

Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios? A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, apostilas e questões comentadas para te ajudar no caminho até a aprovação.

Estude para o concurso Polícia Penal MG com a Folha Cursos!

Concurso Polícia Penal MG: Instituto Selecon será a banca

O Instituto Selecon foi habilitado para organizar o concurso Polícia Penal MG. O ato ocorreu durante o pregão eletrônico realizado no dia 1° de julho. A proposta da banca foi aceita, sem ressalvas.

Porém, também foi aberto prazo para que outras organizadoras apresentassem recursos contra o resultado. A única banca que manifestou desejo de interpor recurso foi o Instituto AOCP. A previsão é que a sessão seja retomada no dia 6 de julho. 

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais realiza dois processos licitatórios para o concurso da Polícia Penal. Um é para organização das primeiras etapas (como provas objetivas e teste físico), no qual o Instituto Selecon foi selecionado.

A outra licitação é para escolha da empresa que ficará responsável por organizar o curso de formação. Nesse caso, o processo foi fracassado e ainda não tem uma data para ser retomado.

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...