Concursos PM e Bombeiros MT têm orçamento aprovado. Até 6 mil vagas!

O Orçamento do Mato Grosso para 2021 traz a reserva para novos concursos PM e Bombeiros MT. Oferta poderá ser de até 6 mil vagas!

07/01/2021 10:55 | Atualizado: 07/01/2021 11:16

07/01/2021 10:55 | Atualizado: 07/01/2021 11:16

A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros do Mato Grosso podem abrir novos concursos este ano. Isso porque os deputados estaduais aprovaram uma emenda ao Orçamento 2021 que garante recursos financeiros para publicação de editais.

A emenda, elaborada pela Comissão de Segurança Pública e Comunitária da Assembleia Legislativa, foi aprovada na terça-feira, 5.

Diante do déficit funcional nos órgãos de Segurança do Estado, o Colegiado propôs reserva orçamentária para realização de concursos e recomposição dos quadros.

“Denota-se que as forças de segurança do Estado de Mato Grosso apresentam considerável déficit de servidores, situação essa que tem prejudicado a prestação de um serviço adequado e eficiente a população, apesar desta área (segurança pública) se constituir como um dever do Estado”, disse a Comissão de Segurança.

Conforme a Lei Complementar 173/2020, só é possível abrir concursos até o final do ano para reposição de cargos que estão vagos. Para PM e Bombeiros MT há cerca de 6 mil cargos aptos para preenchimento.

Na Polícia Militar do Mato Grosso, por exemplo, há 4.392 postos em aberto de cabos e soldados. Já no Corpo de Bombeiros, a vacância é de 2.275 servidores, sendo 1.401 cabos e soldados e 874 sargentos.

PM MT pode realizar novo concurso em 2021
PM MT pode realizar novo concurso em 2021
​​(Foto: Divulgação/PM MT)

Vale ressaltar que nem todos esses cargos vagos poderão ser oferecidos inicialmente nos concursos PM e Bombeiros MT . Isso porque cada corporação deverá realizar um estudo para definir o número de vagas e a viabilidade para as nomeações.

No decorrer do prazo de validade dos concursos é possível que a totalidade de vacâncias seja preenchida. A reserva no Orçamento também não é uma certeza que os concursos serão realizados. Porém, já é um indício de que as seleções estão no radar do governo.

Ainda não há informações sobre datas para publicações de editais, por exemplo. Além da PM e Bombeiros MT, há reserva orçamentária este ano para abertura de concursos na Polícia Civil do Estado e na Perícia Oficial (Politec).

enlightenedVocê sabia que a Folha Dirigida agora também é curso preparatório? A Folha Cursos traz uma preparação otimizada e sem enrolação. São videoaulas, material escrito e questões comentadas

Acesse os cursos!

Concurso PM e Bombeiros MT para oficial tem comissão formada

No final de 2018, a Polícia Militar e os Bombeiros de Mato Grosso chegaram a formar uma comissão para o novo concurso de oficiais. No entanto, os trâmites para seleção não chegaram a avançar.

Por mais que a seleção anterior tenha exigido o nível médio, o cargo passou por uma alteração  de escolaridade e agora tem como exigência o nível superior em Direito. 

A comissão deveria tocar os preparativos dos novos concursos públicos para o quadro de oficiais, como por exemplo, a escolha da banca organizadora. Porém, não foram registrados andamentos desde sua formação.

No mês de agosto de 2020, a o novo concurso Bombeiros MT e o   reaparelhamento da corporação foi colocado em pauta   na Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa (AL MT).

Presente na reunião, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Estado de Mato Grosso, coronel Alessandro Borges Ferreira, reconheceu a necessidade do novo edital.

Para ele, é preciso de novos servidores para aumentar o efetivo e atender a todos os municípios do Estado.

“Seria uma das alternativas para suprir nossas necessidades, além do projeto do bombeiro temporário, que pretendemos implantar em Mato Grosso”, falou.

De acordo com o senador Jayme Campos (DEM), o atual efetivo do Corpo de Bombeiros do Mato Grosso é pequeno para atuar no estado com mais de 900 mil quilômetros quadrados. “Não é possível deixar assim”, apontou.

A declaração foi concedida após o parlamentar visitar a região do Pantanal mato-grossense que sofreu com queimadas no ano passado.

Resumo concurso PM e Bombeiros MT

  • Órgão: Polícia Militar e Corpo de Bombeiros de Mato Grosso
  • Cargo: oficial
  • Vagas: não informado
  • Status: comissão formada

Último concurso PM e Bombeiros MT para oficial ocorreu em 2012 

O último concurso para o Corpo de Bombeiros e para Polícia Militar de Mato Grosso foi realizado no ano de 2012. O edital trouxe a oferta de 30 vagas para oficiais, sendo 27 para homens e três para mulheres.

Além da escolaridade, foi necessário ter idade entre 18 e 25 anos de idade na data da matrícula e altura mínima de 1,67m para o sexo masculino e 1,57m para o feminino.

Com a organização da Covest, Diretoria de Concursos e Vestibulares da Universidade do Estado de Mato Grosso, os candidatos foram avaliados por prova objetiva, avaliação física. Além de avaliação psicológica, avaliação médica e odontológica e investigação social e funcional.

A prova objetiva foi composta pelas disciplinas de: Física, Biologia, Matemática, Geografia, Língua Estrangeira, Química, História, Língua Portuguesa e Literatura. Os aprovados nas etapas ainda passaram pelo curso de formação. 

Os salários, na época, eram de R$3.548,94 durante o curso de formação e de R$5.467,94 depois da conclusão.

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...