Concursos PM e Bombeiros MT: governador anuncia editais em 2021

Governador Mauro Mendes anuncia abertura de novos concursos PM e Bombeiros MT em 2021. Confira os detalhes!

10/08/2021 11:10 | Atualizado: 12/08/2021 10:52

10/08/2021 11:10 | Atualizado: 12/08/2021 10:52

O Governador do Mato Grosso, Mauro Mendes, confirmou a abertura de novos concursos para órgãos de Segurança do Estado. De acordo com ele, a publicação de editais para ingresso na Polícia Militar e Corpo de Bombeiros deve ocorrer em 2021.

O grande entrave para abertura dos concursos era o orçamento. Mas, segundo Mendes, essa questão já foi solucionada com o equilíbrio fiscal. O governador reconheceu a necessidade de novos servidores e a urgência pelos editais.

“Tínhamos limitações, por questões orçamentárias, não podíamos contratar para não aumentar despesa com pessoal. Mas, graças a Deus e a todo o trabalho que foi feito, nós construímos novamente o equilíbrio fiscal de Mato Grosso. E a boa notícia é que no segundo semestre deste ano nós vamos soltar um novo concurso”, disse.

O anúncio dos concursos PM e Bombeiros MT foi feito durante vistoria e entrega de obras em Lucas do Rio Verde, na sexta-feira, 6 de agosto. Ele esteve acompanhado de vários representantes, entre eles o secretário estadual de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, que disse:

“Nós tínhamos um planejamento, primeiro de organizar e melhorar os equipamentos, viaturas, armamento. Agora estamos mexendo na infraestrutura e, o último passo, é a realização do concurso público. Para nós, para nossa tropa que é tão aguerrida, são investimentos muito importantes, porque o Estado tem crescido muito e o governador, sensível a isso, autorizou o concurso para que a gente possa melhorar ainda mais o serviço oferecido à população”, destaca.

Policial militar de Mato Grosso, aprovado no concurso PM MT
Governador de Mato Grosso anuncia novo concurso para PM 
em 2021 (Foto: Divulgação)

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Jonildo de Assis, também destacou a publicação de novo edital para recomposição do efetivo. “O concurso reflete positivamente e vai melhorar o efetivo em regiões com déficit de profissionais".

Além da PM e Bombeiros MT, estão previstos concursos para Polícia Civil e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).

Sem concurso, PM e Bombeiros MT têm 6 mil cargos vagos

O número total de vagas dos concursos Segurança MT ainda não foi relevado. Esse quantitativo deve ser fechado após um estudo das carreiras com maior necessidade de servidores.

De acordo com a Lei Complementar 173/2020, só é possível realizar concursos até o final do ano para reposição de cargos que estão vagos. Para PM e Bombeiros MT, por exemplo, há cerca de 6 mil cargos aptos para preenchimento.

Na Polícia Militar do Mato Grosso são 4.392 postos em aberto de cabos e soldados. Já no Corpo de Bombeiros, o déficit é de 2.275 servidores, sendo 1.401 cabos e soldados e 874 sargentos.

Nem todos esses cargos vagos poderão ser oferecidos inicialmente nos concursos PM e Bombeiros MT . Uma vez cada corporação deverá realizar um estudo para definir o número de vagas e a viabilidade para as nomeações.

Durante o prazo de validade dos concursos é possível que a totalidade de vacâncias seja preenchida. Em janeiro de 2021, os deputados  estaduais aprovaram uma emenda ao Orçamento 2021 que garante recursos financeiros para publicação dos editais para PM e Bombeiros.

A reserva no Orçamento também não é uma certeza que os concursos serão realizados. Porém, já é um indício de que as seleções estão no radar do governo.

Além da Segurança de Mato Grosso, diversos outros órgãos pelo país preparam concursos públicos. Por isso, quem deseja uma vaga deve manter a preparação em dia para as provas.

Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios? A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, apostilas e questões comentadas para te ajudar no caminho até a posse. 

Conheça os cursos e inicie seus estudos!

Concursos PM e Bombeiros MT têm comissão formada

Em 2018, a Polícia Militar e os Bombeiros de Mato Grosso formaram uma comissão para novo concurso de oficiais. No entanto, os preparativos para seleção não chegaram a avançar.

Ainda que a seleção anterior tenha exigido o nível médio, o cargo passou por uma alteração  de escolaridade e agora tem como exigência o nível superior em Direito. 

A comissão deveria tocar os trâmites dos novos concursos públicos para o quadro de oficiais, como por exemplo, a escolha da banca organizadora. Contudo, não foram registrados andamentos desde sua formação.

O último concurso para o Corpo de Bombeiros e para Polícia Militar de Mato Grosso ocorreu em 2012. A oferta foi de 30 vagas para oficiais, sendo 27 para homens e três para mulheres.

Além da escolaridade, foi preciso ter idade entre 18 e 25 anos de idade na data da matrícula e altura mínima de 1,67m para o sexo masculino e 1,57m para o feminino.

A Covest, Diretoria de Concursos e Vestibulares da Universidade do Estado de Mato Grosso, foi a banca organizadora. Os concorrentes foram submetidos a prova objetiva, avaliação física. Além de avaliação psicológica, avaliação médica e odontológica e investigação social e funcional.

A prova objetiva teve questões de: Física, Biologia, Matemática, Geografia, Língua Estrangeira, Química, História, Língua Portuguesa e Literatura. Os aprovados nas etapas também passaram pelo curso de formação. 

Os salários, na época, eram de R$3.548,94 durante o curso de formação e de R$5.467,94 depois da conclusão.

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...