Concurso PM TO: contrato com o Cebraspe é assinado e edital pode sair

A Polícia Militar do Estado do Tocantins realizará em breve um novo concurso. O contrato com o Cebraspe foi assinado para edital de soldado.

28/08/2020 07:08 | Atualizado: 28/08/2020 15:41

Por: Mateus Carvalho

28/08/2020 07:08 | Atualizado: 28/08/2020 15:41 - Por: Mateus Carvalho

O Cebraspe está confirmado como o organizador do concurso PM TO para o cargo de soldado. O extrato do contrato entre a banca e a Polícia Militar do Estado do Tocantins foi publicado no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira, 28.

O documento oficializa a contratação da empresa, que já havia sido informada na última terça-feira, 25, pelo governador Mauro Carlesse. O edital, agora, pode ser publicado a qualquer momento.

O Cebraspe ficará responsável pela publicação do edital completo com todas as regras, bem como o recebimento das inscrições e aplicação das principais etapas de seleção.

De acordo com o extrato, o contrato foi assinado na própria terça-feira, 25, e terá uma vigência que se encerra com a convocação dos candidatos aprovados para a quarta etapa do concurso

(Foto: Ademir dos Anjos)
PM TO assina com Cebraspe para concurso de soldado
(Foto: Ademir dos Anjos)

Concurso PM TO será para nível médio

O concurso da Polícia Militar do Estado do Tocantins está autorizado desde outubro de 2019, quando foi anunciado pelo comandante geral, coronel Jaizon Veras Barbosa, durante uma solenidade comemorativa dos 30 anos da Polícia Militar na Assembleia Legislativa.

A seleção será para ambos os sexos, com um quantitativo de 1 mil vagas para o cargo de soldado, que deve atrair um bom número de participantes - ainda mais com o cancelamento do último concurso, que não chegou a ter aprovados convocados.

Podem concorrer candidatos de ambos os sexos, devendo o candidato ter nível médio de escolaridade, além de idade entre 18 e 32 anos e altura de 1,63m (homens) e 1,60m (mulheres). 

 

"O concurso da PM TO terá o Cebraspe como organizador. Eu quero que seja muito sério, que não tenha nenhum risco de dizer que o concurso é 'mais ou menos', para que não tenhamos nenhum risco, como teve no anterior", disse o governador Mauro, lembrando sobre a seleção de 2018, que foi anulada.

Resumo do concurso PM TO

  • Órgão: Polícia Militar do Estado de Tocantins
  • Banca: Cebraspe
  • Cargo: soldado
  • Requisito: nível médio de escolaridade, além de idade entre 18 e 30 anos e altura de 1,63m (homens) e 1,60m (mulheres). 
  • Vagas: mil
  • Status: autorizado

“Nossa polícia é agora uma polícia muito mais forte, cada vez mais firme e decidida. Agradeço à Polícia Militar pela confiança, dedicação e por tudo que têm feito. Vamos a cada dia melhorar mais, para dar as condições necessárias aos policiais militares, civis, aos bombeiros e todos que fazem parte da segurança que cuida do nosso Estado. O Governo sempre procura melhorar, dar condições, estruturação e, se Deus quiser, vamos fazer esse concurso que vai trazer mais mil policiais militares.  Ainda é pouco, mas é o inicio de uma mudança muito grande”, disse o governador.

Anulado, último concurso é a melhor referência

Embora tenha sido anulado, o último concurso PM TO de 2019 é a melhor referência para os estudos. O edital foi cancelado após denúncias de irregularidades nas provas.

O cancelamento também resultou em rompimento de contrato com a AOCP, banca organizadora naquela época. A Polícia Militar anunciou, ainda no ano passado, que realizaria uma nova seleção.

A seleção recebeu mais de 80 mil inscrições homologadas no concurso anterior, mas que não serão reaproveitadas, uma vez que os valores já foram reembolsados.

prepare-se

O documento trouxe uma disposição de até cinco etapas, sendo elas: provas objetivas e dissertativas; exame de capacidade física; avaliação psicológica; avaliação médica e odontológica; e investigação social. 

A expectativa é de que o próximo edital seja divulgado com a mesma estrutura do anterior, que foi cancelado. A primeira fase foi composta por prova objetiva, com 60 questões divididas pelas seguintes disciplinas: 

  • Língua Portuguesa: 20 questões;
  • Raciocínio Lógico e Matemático: cinco questões;
  • Atualidades e Conhecimentos Regionais: dez questões;
  • Noções de Direito: dez questões;
  • Noções de Informática: cinco questões;
  • Normas Pertinentes à PM-TO: dez pontos. 

Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!

✔ E-books 
✔ Provas para download
✔ Artigos sobre concursos
✔ Editais verticalizados
✔ Vídeos com dicas

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...