Concurso PM PA: nova data de prova para candidatos do sexo masculino
Prova do concurso PM PA para candidatos do sexo masculino que concorrem a uma das vagas de soldado será aplicada no dia 6 de junho de 2021.
28/04/2021 11:24
28/04/2021 11:24

Atenção candidatos! A prova do concurso PM PA para candidatos do sexo masculino já tem uma nova data. Os exames deverão ser aplicados no dia 6 de junho deste ano.

A informação foi veiculada por meio das redes sociais da secretária de Planejamento e Administração, Hana Ghassan, que desejou, inclusive, boa sorte aos inscritos na seleção.

Hana Ghassan

Com mais de 90 mil inscritos, o concurso para o cargo de soldado teve a prova para as mulheres realizada no dia 7 de março. Mas, a avaliação para os candidatos do sexo masculino foi suspensa pelo Superior Tribunal Federal.

A Procuradoria Geral do Estado havia firmado um acordo com Ministério Público e a Defensoria Pública para que a seleção pudesse acontecer, conforme postagem nas redes sociais do procurador-geral, Ricardo Sefer.
 

A PGE firmou entendimento com o MPE e a DPE para realização dos concursos na área de Segurança desde que o Estado não esteja em bandeira vermelha ou preta.

Folha Cursos

Os candidatos serão submetidos a uma prova que contará com 60 questões de múltipla escolha. As disciplinas cobradas serão:

  • Língua Portuguesa;
  • Atualidades;
  • Raciocínio Lógico;
  • Noções de Direito Constitucional;
  • Noções de Direito Administrativo;
  • Noções de Direito Penal;
  • Noções de Direito Processual Penal;
  • Noções de Direito Penal Militar;
  • Noções de Direito Processual Penal Militar;
  • Noções de Legislação Penal Especial;
  • Noções de Direitos Humanos; e
  • Legislação Institucional.
Candidatos do sexo masculino farão prova do concurso PM PA no dia 6 de junho (Foto: Seplad)
Candidatos do sexo masculino farão prova do concurso PM PA
no dia 6 de junho (Foto: Seplad)

PM PA tem edital com 2.405 vagas

O concurso da PM PA foi aberto em novembro de 2020, com 2.405 vagas de soldado e oficial

No primeiro caso, para soldado (praças), a oferta é de 2.310 vagas para candidatos de ambos os sexos. Dessas, são 2.079 para homens e 231 para mulheres. Para concorrer é exigido o nível médio de escolaridade.

Para oficiais, o documento conta com 95 oportunidades para quem tem curso de nível superior. Dessas, 85 são para homens e dez para mulheres.

De acordo com publicação feita por meio do Instagram oficial da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), a seleção atingiu 97.464 mil inscritos.

Confira abaixo remuneração e requisitos para os dois cargos

CARGO REQUISITOREMUNERAÇÃO 
SoldadoEnsino médio completo, idade de 18 a 30 anos e altura mínima de 1,65 m para homens e 1,60 m para mulheres R$3.995,42
Oficiais Ensino superior completo, idade de até 35 anos e altura mínima de 1,65 m para homens e 1,60 m para mulheres R$4.989,67
Quer receber novidades sobre concursos?
Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!
Newsletter
Receba notícias recomendadas para você!
É só se cadastrar e seguir concursos de seu interesse para receber notícias exclusivas direto na sua página inicial.
icon