Concursos PM e Bombeiros AL terão novo cronograma, diz pasta
Comunicado divulgado no Diário Oficial confirma cancelamento das etapas e suspensão dos concursos PM e Bombeiros AL, após decisão.
01/11/2021 09:23 | Atualizado: 03/11/2021 10:46
01/11/2021 09:23 | Atualizado: 03/11/2021 10:46

Após o anúncio do cancelamento das fases dos editais da Segurança Pública de Alagoas, os comunicados de suspensão foram publicados no Diário Oficial do estado desta segunda-feira, 1º. Com isso, os concursos PM e Bombeiros AL terão um novo cronograma.

A confirmação veio nos comunicados que estão assinados pelo secretário Fabrício Marques.

"Torna público, ainda, que essas fases serão reaplicadas e que o novo cronograma do concurso será divulgado oportunamente."

Entretanto, ainda não há uma data de quando os novos cronogramas dos concursos serão publicados. Por ora, todas as etapas já realizadas de ambos os concursos encontram-se canceladas.

Mas, pelo fato de um novo cronograma ser divulgado em breve, é um indicativo de que os concursos estão apenas suspensos, e não foram cancelados - apenas as suas etapas de seleção. No total, são 1.170 vagas em disputa para soldados e oficiais.

O comunicado dos cancelamentos também já foi divulgado pelo Cebraspe, organizador dos dois concursos.

Por que os concursos foram 'cancelados'?

Os concursos da Segurança AL foram cancelados após o resultado das investigações iniciadas por suspeitas de fraude no concurso PM AL. Desde setembro, a Polícia Civil e o governo do estado realizavam operação.

decisão por suspender os concursos foi anunciada  na manhã da sexta-feira, 29 de outubro, pela Secretaria de Planejamento e Gestão de Alagoas (Seplag AL).

Ela impactou o concurso PM AL, mas também os concursos Bombeiros AL e PC AL - que também estão cancelados.

"A investigação constatou a atuação de um esquema nacional criminoso, que estaria agindo contra a lisura não só das provas da PMAL, mas também de outros dois certames: o da Polícia Civil e o do Corpo de Bombeiros Militar do Estado", disse a Seplag.

A Operação Loki, como nomeada a investigação identificou esquema criminoso nos três concursos. Segundo a pasta, com a extensão da fraude para mais concursos, foi decretada a impossibilidade de identificar todos os que foram beneficiados com o crime, impedindo excluir apenas os envolvidos.

A decisão já foi comunicada à Justiça.

"A Seplag lamenta a medida, que se faz necessária para que seja mantida a integridade e a transparência de um processo seletivo tão significativo para a população alagoana, e repudia a ação dos envolvidos no crime.

A Secretaria entende que a decisão tomada é a única que está alinhada aos princípios que regem a realização de um concurso público e, mais ainda, que pode honrar cada momento de estudo dedicado pelos candidatos ao ingresso no quadro de servidores públicos de Alagoas."

Soldados da PM AL
Concursos PM e Bombeiros AL têm etapas canceladas
(Foto: Divulgação)

Concursos já estavam com etapas em andamento

Os concursos da PM e Bombeiros AL já estavam com suas etapas de seleção em andamento. Na Polícia Militar, as provas tinham sido aplicadas e os resultados divulgados pela banca.

No Corpo de Bombeiros, a seleção estava na fase de TAF. O resultado, inclusive, já havia sido divulgado. Nas provas da PM AL, os candidatos foram avaliados em dois turnos, sendo o oficial pela manhã e o soldado à tarde.

A duração da prova de soldado foi de apenas três horas, enquanto que o oficial teve um prazo de quatro horas e meia. Isso porque o soldado não teve prova discursiva.

Já nos Bombeiros, o TAF foi realizado de 5 a 8 de outubro, em períodos diferentes, sendo aplicados os seguintes testes:

  • Natação (50 metros);
  • Velocidade (corrida de 300 metros);
  • Flexão de braços na barra fixa (homens);
  • Flexão de braços com seis apoios (mulheres);
  • Abdominal supra; e 
  • Resistência aeróbica (corrida de 1.600m).

Além disso, o Cebraspe havia anunciado que a realização das avaliações médicas e exames estavam previstos para acontecer de 8 a 28 de novembro.

Prepare-se para concursos

Folha Cursos

Quer receber novidades sobre concursos?
Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!
Newsletter
Receba notícias recomendadas para você!
É só se cadastrar e seguir concursos de seu interesse para receber notícias exclusivas direto na sua página inicial.
icon