Concurso PM AL: governador nega temporários e confirma edital em 2021
Após questionamentos sobre uma possível contratação temporária, o governador Renan Filho garante edital para efetivos no próximo ano.
27/11/2020 08:49 | Atualizado: 27/11/2020 13:50
27/11/2020 08:49 | Atualizado: 27/11/2020 13:50

O governador do Estado de Alagoas, Renan Filho, voltou a confirmar o próximo edital de concurso PM AL em 2021. Em vídeo publicado nas suas redes sociais, ele afirma que as oportunidades serão para provimentos efetivos, e não temporários.

As especulações de um edital para temporários começou a circular nas redes sociais durante a semana em um documento não confirmado, ainda, sobre um possível pedido para mais de mil vagas, em caráter temporário.

"Voltando aqui para esclarecer uma questão que estão me fazendo aqui pelas redes sociais, se haverá concurso para policial militar temporário, o concurso que haverá em 2021 será para policial militar efetivo", disse o governador.

Renan Filho, por meio de um vídeo no story do seu Instagram oficial, negou que haverá seleção para preencher oferta por tempo determinado.

Entretanto, o governador apenas confirmou que o edital sai em 2021 e será para efetivos, sem dar mais prazos ou antecipar como andam os preparativos.

A expectativa é para que os preparativos sejam intensificados e hajam mais novidades nos concursos do Alagoas no pós-pandemia.

(Foto: Divulgação)
Concurso PM AL para soldados está confirmado em 2021, diz governador
(Foto: Divulgação)

Governador do Alagoas promete novidades no início de 2021

E falando em pós-pandemia, o próprio governador do Alagoas, Renan Filho, disse no início de outubro que são esperadas novidades sobre o edital do concurso PM AL para o início de 2021.

Renan concedeu uma declaração recentemente, confirmando cinco editais para o próximo ano. Entre eles, o da Polícia Militar, que já tem preparativos iniciados.

prepare-se

Com essa notícia, os candidatos ficam ainda mais animados e esperançosos, já que a Polícia Militar de Alagoas tem uma promessa de novo edital desde 2019, quando foi anunciada uma possível oferta de 500 vagas. Mas, o quantitativo ainda não foi confirmado.

O edital também ainda não tem um prazo fechado ou data definida para ser divulgado. O governador já anunciou, por exemplo, que tem de abrir os seguintes concursos ao longo de 2021:

"Eu quero dizer para você, que deseja passar em concurso para a Polícia Militar, para a Polícia Civil, para a Educação, para agente penitenciário (atual policial penal) e para a Saúde, que se prepare e se dedique, porque oportunidades surgirão no primeiro semestre do ano que vem (2021). Nós vamos correr um pouco agora, para poder avançar e criar um cronograma, mas (no final do ano e no primeiro semestre do ano que vem) nós teremos uma agenda de concursos públicos", disse o governador.

O anúncio de Renan Filho aconteceu por meio das redes sociais, assim como em outras oportunidades quando o governador deu detalhes e se posicionou sobre novos editais e chamada de aprovados.

Pandemia atrasou os preparativos do concurso PM AL

Ainda falando sobre a pandemia da Covid-19, ela foi um fator dominante que pode ter ocasionado o adiamento do edital para o próximo ano. Até porque, em agosto, o governador falou através do Twitter que a previsão era retomar os preparativos após esse período.

Renan destacou que os editais para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do Estado do Alagoas serão divulgados no pós-pandemia. 

Como mencionado, além do concurso PM AL, o governador também confirma o do Corpo de Bombeiros, mas não especifica quantitativo de vagas. 

Inicialmente, a estimativa inicial era poder preencher 500 vagas para a carreira de soldado, isso em 2019. O governador, no entanto, não confirmou se houve mudança nesse quantitativo.

O que precisa ter para concorrer?

A carreira de soldado da Polícia Militar pede que o candidato tenha nível médio completo e idade entre 18 e 30 anos. Além de altura mínima de 1,65m para candidatos do sexo masculino e 1,60m se do sexo feminino.

Tanto a PM AL como o Corpo de Bombeiros do Estado de Alagoas tiveram editais divulgados em 2017. A seleção foi para 1.150 vagas para cargos de soldado e oficial.

Foram cobradas prova objetiva; avaliação médica de caráter eliminatório; teste de aptidão física de caráter eliminatório e investigação social de caráter eliminatório.

Confira o material de preparação da Folha Dirigida e comece já os estudos para o concurso!

✔ Smart Planner
✔ E-books 
✔ Provas para download
✔ Artigos sobre concursos
✔ Editais verticalizados
✔ Vídeos com dicas

Quer receber novidades sobre concursos?
Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!
Newsletter
Carregando...