Concurso PM AL: PGE libera contratação do Cebraspe para 1.060 vagas

Foi publicada no Diário Oficial do Estado a liberação da PGE para que a PM AL possa contratar o Cebraspe como banca do concurso público.

08/04/2021 09:56 | Atualizado: 08/04/2021 10:22

08/04/2021 09:56 | Atualizado: 08/04/2021 10:22

O concurso PM AL está bem perto de ter o seu edital divulgado. Mas, antes, precisa ter a banca organizadora definida. E o Cebraspe definitivamente será a instituição responsável pela seleção.

Recentemente, saiu um aval da PGE favorável à escolha da banca de Brasília. Agora, foi publicada uma ratificação da dispensa de licitação, que libera a contratação da organizadora.

A nova atualização do processo foi publicada no Diário Oficial de Alagoas da última quarta-feira, 7.

A Procuradoria Geral do Estado (PGE) aprovou a contratação da banca considerando diversos fatores, entre eles a escolha da organizadora por parte da Secretaria do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas (Seplag).

Os editais da Segurança Pública serão os primeiros a serem divulgados. A informação foi confirmada pelo secretário da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), Fabrício Marques Santos.

(Foto: Divulgação/PM AL)
Concurso da PM AL tem edital previsto para as próximas semanas
(Foto: Divulgação/PM AL)

Espera-se que, agora, a corporação e os órgãos responsáveis possam tocar e agilizar os trâmites finais para assinar o contrato com a banca e deixar a publicação do edital cada vez mais perto.

A promessa do governador Renan Filho é para que os concursos PM e Bombeiros AL tenham editais divulgados primeiros, dentro da lista de promessas do governo.

 

⇒ O que será preciso para participar no concurso PM AL?

A seleção contará com chances para a carreira de soldado da Polícia Militar, que pede nível médio completo e idade entre 18 e 30 anos. Além de altura mínima de 1,65m para candidatos do sexo masculino e 1,60m se do sexo feminino. Os oficiais também terão exigência de nível médio (e não superior como havíamos noticiado).

Folha Cursos

Concurso PM AL já tem 1.060 vagas confirmadas

Além da banca, o governador Renan Filho também já confirmou, no início de 2021, o quantitativo de vagas dos editais de soldado e oficial do concurso PM AL. Os editais devem sair ainda no primeiro semestre.

seleção da PM AL foi oficialmente autorizada em de janeiro, por meio de uma edição extra do Diário Oficial de Alagoas. 

Na Polícia Militar, serão 1.060 oportunidades, sendo:

  • 1.000 para soldados; e
  • 60 para oficiais.

 

Renan Filho falou que o previsão para publicação dos editais é entre abril e junho de 2021, ou seja, ainda no primeiro semestre.

Esperamos lançar o concurso para a Polícia Militar e, ao mesmo tempo, concluir a formação de mil policiais que estão na Academia. Essas são duas medidas fundamentais para o avanço da qualidade da Segurança Pública nos próximos anos: mil novos policiais, que estão na fase final de formação nesse momento, e um concurso para mais mil novos policiais a ser aberto esse ano. Além disso, teremos concurso para delegado, para policial civil, agente penitenciário e estamos verificando maneiras de modernizar a Perícia Oficial”, disse recentemente.

Além da PM, o governo ainda prepara outros oito concursos em Alagoas, sendo eles:

Último concurso PM AL foi em 2017

A PM AL e o Corpo de Bombeiros do Estado de Alagoas tiveram editais divulgados em 2017. A seleção foi para 1.150 vagas para cargos de soldado e oficial.

Foram cobradas prova objetiva; avaliação médica de caráter eliminatório; teste de aptidão física de caráter eliminatório e investigação social de caráter eliminatório.

Após rumores de que o próximo edital da PM AL poderia ser para provimento por tempo determinado, foi confirmado por Renan Filho que o destino das vagas é será para efetivos e não temporários.

"Voltando aqui para esclarecer uma questão que estão me fazendo aqui pelas redes sociais, se haverá concurso para policial militar temporário, o concurso que haverá em 2021 será para policial militar efetivo", disse o governador.

Por meio de um vídeo no story do seu Instagram oficial, negou que haverá seleção para preencher oferta por tempo determinado. Ele confirmou, também, que o edital sairá em 2021 e será para efetivos.

Também já foi dito anteriormente que a expectativa é para que os preparativos sejam intensificados e hajam mais novidades nos concursos do Alagoas no pós-pandemia.

"Eu quero dizer para você, que deseja passar em concurso para a Polícia Militar, para a Polícia Civil, para a Educação, para agente penitenciário (atual policial penal) e para a Saúde, que se prepare e se dedique, porque oportunidades surgirão no primeiro semestre do ano que vem (2021). Nós vamos correr um pouco agora, para poder avançar e criar um cronograma, mas (no final do ano e no primeiro semestre do ano que vem) nós teremos uma agenda de concursos públicos", disse o governador.

Prepare-se para concursos com a Folha Cursos

Folha Cursos chegou para acelerar os seus estudos e você vai conseguir encontrar materiais completos, otimizados e sem enrolação.

Confira a seguir os cursos preparatórios já disponíveis!

Por cargo

Por carreira

Gostou da novidade? Clica lá em cima no botão das redes sociais e compartilha essa super oportunidade com os seus amigos. 

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Sobre o concurso

Previsto

PM-AL - 2020

AL
Não informado
Fund...
Não informado

Carregando...

Preparação