Concurso PM AL terá um novo cronograma até 5 de janeiro
O secretário de Planejamento do Alagoas, Fabrício Marques, anunciou que o concurso PM AL terá um novo cronograma até 5 de janeiro. Veja!
22/12/2021 09:44 | Atualizado: 27/12/2021 10:49
22/12/2021 09:44 | Atualizado: 27/12/2021 10:49

Atenção, candidatos do concurso PM AL. De acordo com o secretário de Planejamento e Gestão, Fabrício Marques, um novo cronograma será divulgado até o dia 5 de janeiro.

Este cronograma será para a reaplicação das provas, que foram canceladas após decisão judicial e suspeitas de fraude.

Inicialmente, as provas tinham sido remarcadas para acontecer em 23 de janeiro, um dia após a data escolhida para o concurso Bombeiros AL. Mas, essa data deve ser revista e divulgado um novo cronograma.

Uma nova data deve ser escolhida e anunciada após a Justiça ter novamente solicitado informações à pasta e ao Cebraspe, que encadeou com a revogação da decisão para o Bombeiros AL. O Governo de Alagoas disse que já acatou a decisão da Justiça;

Soldados da PM AL perfilados
Concurso da PM AL terá novo cronograma divulgado 
(Foto: Divulgação)

Por que o concurso PM AL teve provas canceladas?

Após diversas investigações, o concurso PM AL teve suas provas canceladas no final de outubro. A  decisão foi anunciada  pela Secretaria de Planejamento e Gestão de Alagoas (Seplag AL).

Tudo isso aconteceu após suspeitas de fraudes na aplicação da prova da PM AL, que resultou também em outros concursos, sendo eles Bombeiros e PC.

"A investigação constatou a atuação de um esquema nacional criminoso, que estaria agindo contra a lisura não só das provas da PMAL, mas também de outros dois certames: o da Polícia Civil e o do Corpo de Bombeiros Militar do Estado", disse a Seplag.

A Operação Loki, como foi nomeada a investigação, teve a sua primeira fase concluída e, após os resultados, a Seplag chegou a essa decisão.

Segundo a Seplag, com a fraude em mais de um concurso, foi decretada a impossibilidade de identificar todos os que foram beneficiados com o crime, impedindo excluir apenas os envolvidos.

O que foi cobrado nas provas da PM AL?

As avaliações deverão cobrar a mesma estrutura da prova cancelada. Para PM AL foram cobradas:

>> Cargo de soldado, foram cobrados:  

Conhecimentos Básicos:

  • Língua Portuguesa
  • Noções de Informática
  • Matemática

Conhecimentos Específicos:

  • Ciências Sociais I História Geral, do Brasil e de Alagoas; II Geografia Geral do Brasil e de Alagoas
  • Legislação pertinente ao policial militar de alagoas
  • Noções de Direito Administrativo
  • Noções de Direito Constitucional
  • Noções de Direito Processual Penal
  • Noções de Direitos Humanos

>>  Cargo de oficial

Conhecimentos Básicos:

  • Língua Portuguesa
  • Língua Estrangeira (Inglês)
  • Atualidades (somente para prova discursiva)
  • Noções de Informática

Conhecimentos Específicos: 

  • Ciências Sociais - I Sociologia; II Filosofia, III História Geral, do Brasil e de Alagoas; IV Geografia Geral do Brasil e de Alagoas.
  • Ciências da Natureza - I Biologia; II Física; III Química; 
  • Matemática
  • Legislação pertinente ao policial militar de alagoas
  • Noções de Direito Penal
  • Noções de Direitos Humanos
  • Noções de Processo Penal
  • Noções de Direito Constitucional
  • Noções de Direito Administrativo

resultado final das provas objetivas chegou a ser divulgado. Os candidatos ainda serão avaliados por outras etapas, assim que finalizadas as provas escritas, sendo elas:

► teste de aptidão física;
► avaliação médica das condições de saúde física e mental;
► avaliação psicológica;
► comprovação documental;
► investigação social; e
► exame toxicológico.

Concurso PM AL tem mais de mil vagas

O concurso PM AL oferece 1.060 vagas de nível médio. Para soldado são mil oportunidades e as demais 60 para oficial.

Além da escolaridade, as carreiras têm como requisitos idade de 18 anos a 30 anos completos até a data limite para inscrição no concurso público, altura mínima de 1,65 (homens) e 1,60 (mulheres) e Carteira Nacional de Habilitação na categoria B. 

O concurso terá validade de um ano, podendo ser prorrogado por mais um ano. Durante este tempo, a Polícia Militar deverá convocar os aprovados nas vagas imediatas e também poderá chamar os aprovados em cadastro, conforme a necessidade e orçamento.

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