12/01/2021 08:33 | Atualizado: 12/01/2021 09:32
A promessa de realização de um novo concurso PM AL para cargos de soldado e oficial está cada vez mais real. O governador Renan Filho voltou a falar sobre a seleção e mencionou o quantitativo de vagas previsto.
Durante a posse do novo secretário de Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça, o chefe do executivo citou que haverá a integração das forças policiais, sendo esta uma das ferramentas para combater o crime no Estado de Alagoas.
“Essas são duas medidas fundamentais para o avanço da qualidade da Segurança Pública nos próximos anos: mil novos policiais, que estão na fase final de formação nesse momento, e um concurso para mais mil novos policiais a ser aberto esse ano”, disse.
Com isso, o governador de Alagoas prevê que serão oferecidas, pelo menos, 1.000 vagas na Polícia Militar (ou mais).
A distribuição das vagas ainda não foi confirmada. Mas, especula-se que possam ser 1.060 vagas no total, distribuindo mil para soldados e 60 para cadetes
O evento aconteceu na última sexta-feira, 8 de janeiro, no Salão Aqualtune do Palácio República dos Palmares, com a presença do governador e demais representantes do estado.
Na última semana, a Polícia Militar de Alagoas recebeu um aval da Procuradoria Geral do Estado (PGE) para poder realizar o concurso PM AL para soldados e oficiais.
De acordo com a PGE, o concurso se adequa ao Plano Plurianual, à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e à Lei Orçamentária Anual (LOA) 2021. Logo, tem reserva financeira para publicação do novo edital.
O parecer da PGE foi publicado no Diário Oficial do Estado. A banca organizadora dos concursos PM AL e Bombeiros AL deve ser o Cebraspe. Isso porque em dezembro uma publicação no Diário Oficial do Estado expôs uma reunião entre o governo e a empresa de Brasília.
Além disso, outras cinco seleções também podem ter a mesma organizadora, são elas:
O governo do Alagoas trabalha com a expectativa de que os preparativos sejam intensificados e hajam mais novidades nos concursos do Alagoas no pós-pandemia.
"Eu quero dizer para você, que deseja passar em concurso para a Polícia Militar, para a Polícia Civil, para a Educação, para agente penitenciário (atual policial penal) e para a Saúde, que se prepare e se dedique, porque oportunidades surgirão no primeiro semestre do ano que vem (2021). Nós vamos correr um pouco agora, para poder avançar e criar um cronograma, mas (no final do ano e no primeiro semestre do ano que vem) nós teremos uma agenda de concursos públicos", disse o governador.
PM AL e Corpo de Bombeiros do Estado de Alagoas tiveram seus últimos editais divulgados em 2017. A seleção foi para 1.150 vagas para cargos de soldado e oficial.
Foram cobradas prova objetiva; avaliação médica de caráter eliminatório; teste de aptidão física de caráter eliminatório e investigação social de caráter eliminatório.
A seleção contará com chances para a carreira de soldado da Polícia Militar, que pede nível médio completo e idade entre 18 e 30 anos. Além de altura mínima de 1,65m para candidatos do sexo masculino e 1,60m se do sexo feminino. Os oficiais também terão exigência de nível médio (e não superior como havíamos noticiado).
Isso mesmo, a Folha Cursos chegou para acelerar os seus estudos e você vai conseguir encontrar materiais completos, otimizados e sem enrolação:
Gostou da novidade? Clica lá em cima no botão das redes sociais e compartilha essa super oportunidade com os seus amigos.
Quer receber novidades sobre concursos?
Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!