Batido o martelo! O concurso PM AL de soldados e oficial terá suas fases canceladas, após a suspeita de fraude e investigações. Um novo cronograma deve ser divulgado em breve para retomar a seleção.
A decisão foi anunciada na manhã desta sexta-feira, 29, pela Secretaria de Planejamento e Gestão de Alagoas (Seplag AL).
E não foi somente o concurso PM AL a ser afetado pela decisão. A Seplag informa que a investigação realizada na operação também constatou possível fraude nos concursos Bombeiros AL e PC AL - que também estão cancelados.
"A investigação constatou a atuação de um esquema nacional criminoso, que estaria agindo contra a lisura não só das provas da PMAL, mas também de outros dois certames: o da Polícia Civil e o do Corpo de Bombeiros Militar do Estado", disse a Seplag.
A Operação Loki, como foi nomeada a investigação, teve a sua primeira fase concluída. Após resultados, a Seplag chegou a essa decisão. Foi identificado esquema criminoso nos três concursos: PM, Bombeiros e PC.
De acordo com a pasta, com a extensão da fraude para mais concursos, foi decretada a impossibilidade de identificar todos os que foram beneficiados com o crime, impedindo excluir apenas os envolvidos.
A Seplag informa que a decisão já foi comunicada à Justiça e que ela visa assegurar que apenas candidatos com qualificações necessárias sejam admitidos ao serviço público - os "verdadeiros aprovados", como nomeia a Seplag.
"A Seplag lamenta a medida, que se faz necessária para que seja mantida a integridade e a transparência de um processo seletivo tão significativo para a população alagoana, e repudia a ação dos envolvidos no crime.
A Secretaria entende que a decisão tomada é a única que está alinhada aos princípios que regem a realização de um concurso público e, mais ainda, que pode honrar cada momento de estudo dedicado pelos candidatos ao ingresso no quadro de servidores públicos de Alagoas."
Com provas aplicadas em 15 de agosto, os candidatos aguardavam ansiosamente pelos resultados das provas. O documento foi divulgado em 10 de setembro, com o resultado final das provas objetivas.
Além disso, nessa mesma data foi divulgado o provisório da discursiva. Entretanto, foi a partir daí que começaram as discussões sobre a possibilidade de fraude nas provas do concurso.
Alguns dias após, a Seplag, a PM AL e o governo informaram que esses indícios seriam apurados. A partir de então, foi dado início às investigações que duraram pouco mais de um mês.
A Seplag já entrou em contato com as autoridades policiais e com o Cebraspe, banca responsável pela organização do concurso. No dia 15, o concurso foi suspenso oficialmente.
Nas provas da PM AL, os candidatos foram avaliados em dois turnos, sendo o oficial pela manhã e o soldado à tarde.
A duração da prova de soldado foi de apenas três horas, enquanto que o oficial teve um prazo de quatro horas e meia. Isso porque o soldado não teve prova discursiva.
Na avaliação para o cargo de soldado, foram cobrados:
Conhecimentos Básicos:
Conhecimentos Específicos:
Na avaliação para o cargo de oficial, foram cobrados:
Conhecimentos Básicos:
Conhecimentos Específicos:
O concurso da Polícia Militar do Alagoas, assim como já de costume em concursos policiais, contaria com outras diferentes fases de avaliação. As etapas seguintes seriam:
► teste de aptidão física;
► avaliação médica das condições de saúde física e mental;
► avaliação psicológica;
► comprovação documental;
► investigação social; e
► exame toxicológico.
Os novos policiais, aprovados em todas as etapas e contratados, deverão receber remuneração de R$4.250,06 (soldado) e R$ 8.099,94 (oficial). O regime de contratação é o estatutário, com estabilidade.
Ao longo do curso de formação, os aprovados já contarão com ganhos. No caso dos soldados será de R$1.682,33, passando, após o curso, para R$4.250,06. No caso dos oficiais será o seguinte:
O concurso PM AL oferece 1.060 vagas de nível médio. Para soldado são mil oportunidades e as demais 60 para oficial.
Além da escolaridade, as carreiras têm como requisitos idade de 18 anos a 30 anos completos até a data limite para inscrição no concurso público, altura mínima de 1,65 (homens) e 1,60 (mulheres) e Carteira Nacional de Habilitação na categoria B.
O concurso terá validade de um ano, podendo ser prorrogado por mais um ano. Durante este tempo, a Polícia Militar deverá convocar os aprovados nas vagas imediatas e também poderá chamar os aprovados em cadastro, conforme a necessidade e orçamento.