Concurso Bombeiros AL é autorizado com 170 vagas de nível médio

O Corpo de Bombeiros do Alagoas recebeu aval para preencher 170 vagas de soldado e oficial, de nível médio, e já pode escolher banca.

13/01/2021 11:42 | Atualizado: 13/01/2021 12:00

13/01/2021 11:42 | Atualizado: 13/01/2021 12:00

A espera acabou e o concurso Bombeiros AL está autorizado. O aval foi dado pelo governador do Estado de Alagoas, Renan Filho, e confirma a oferta de vagas da seleção, bem como previsão de edital.

O concurso do Corpo de Bombeiros AL terá oferta de 170 vagas, sendo 150 para soldado e 20 para oficial combatente.

A confirmação veio em publicação extra do Diário Oficial da última terça-feira, 13, que confirma o aval da PGE e do governador para diversas seleções em órgãos e secretarias do Estado de Alagoas.

Ao todo, Renan Filho deu aval para mais de 4 mil vagas para áreas como Segurança, Educação e PGE. A expectativa é para que os editais possam ser publicados entre abril e junho de 2021.

O que é preciso para participar?

Os concorrentes deverão ter grau de escolaridade de nível médio completo, tanto para soldado quanto para oficial. Esse também é o requisito principal do concurso PM AL.

(Foto: Divulgação)
Concurso Bombeiros AL tem 170 vagas confirmadas
(Foto: Divulgação)

Concurso Bombeiros AL tem edital previsto para até junho

A boa notícia é que o processo, a partir de agora, deve caminhar de forma bem ágil. O governo do Alagoas estima que o edital deve ser publicado entre abril e junho, ainda no primeiro semestre.

A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros são os que devem ter os editais publicados primeiro. Mas, a data exata ainda não foi definida.

“Esperamos lançar o concurso para a Polícia Militar e, ao mesmo tempo, concluir a formação de mil policiais que estão na Academia. Essas são duas medidas fundamentais para o avanço da qualidade da Segurança Pública nos próximos anos: mil novos policiais, que estão na fase final de formação nesse momento, e um concurso para mais mil novos policiais a ser aberto esse ano. Além disso, teremos concurso para delegado, para policial civil, agente penitenciário e estamos verificando maneiras de modernizar a Perícia Oficial”, disse Renan.

Folha Cursos

Além disso, o governador também autorizou o início do processo de escolha da banca. Espera-se que a organizadora possa ser definida nas próximas semanas para que o edital saia dentro dos próximos meses.

O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar caminham para oficializar o Cebraspe como organizadora.. Mas, não se sabe se a mesma banca será contratada para mais de um edital ou se o governo irá igualar.

As corporações e o Cebraspe se reuniram recentemente com o governo do Estado de Alagoas. O assunto da reunião com a banca de Brasília foi tratativa sobre os concursos previstos no estado para o ano de 2021, entre eles, o da Polícia Militar - que tem preparativos bem avançados.

No entanto, isso ainda não confirma o Cebraspe como organizador de todos os concursos, mas abre um caminho muito grande para que o instituto possa organizar essas seleções.

Renan Filho já confirmou o edital Bombeiros AL em 2021

Ainda em 2020, o governador Renan Filho confirmou que concurso Bombeiros AL aconteceria em 2021, bem como a da Polícia Militar,

O governador também destacou, em outras oportunidades, que, de todos os editais previstos no Alagoas, esses dois são os que estão em estágio mais avançado.

Desde 2020 os cargos também já estavam confirmados e serão soldado e oficial, tanto na PM como no Corpo de Bombeiros. A informação foi confirmada pelo secretário especial de Gestão e Patrimônio da Seplag de Alagoas, Sérgio Figueiredo.

No dia 1º de dezembro, Renan Filho teve uma reunião para definir o cronograma dos concursos do estado e fez o anúncio da informação de que os concursos estão avançados.

Antes disso, em entrevista, ao vivo, ao programa Fique Alerta, da TV Pajuçara, disse que trabalhava para ter os editais dos concursos públicos ainda no primeiro semestre de 2021.

"Alguns deles já estão mais avançados os editais, como o da Polícia Militar, para soldados e oficiais, do Corpo de Bombeiros da mesma maneira para soldados e oficiais. Estamos finalizando a estruturação do concurso para saúde, que será um concurso amplo para várias carreiras na saúde pública.  Para médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais e outras categorias também".

Comece a se preparar para o concurso PM AL com a Folha Cursos

A Folha Dirigida agora também é CURSO! 

Isso mesmo, a Folha Cursos chegou para acelerar os seus estudos e você vai conseguir encontrar materiais completos, otimizados e sem enrolação:

Confira a seguir os cursos preparatórios já disponíveis!

Por cargo

Por carreira

Gostou da novidade? Clica lá em cima no botão das redes sociais e compartilha essa super oportunidade com os seus amigos. 

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Sobre o concurso

Previsto

PM-AL - 2020

AL
Não informado
Fund...
Não informado

Preparação