Concurso PM GO: governador assina autorização para 870 vagas

Ronaldo Caiado assinou na segunda, 11, a autorização do concurso PM GO com 870 vagas. Edital deve sair em breve para praças e oficiais.

13/10/2021 12:50 | Atualizado: 13/10/2021 12:58

13/10/2021 12:50 | Atualizado: 13/10/2021 12:58

A Polícia Militar do Estado de Goiás caminha para realizar em breve o aguardado concurso PM GO com 870 vagas. Após ser confirmado e anunciado, dessa vez o governador do estado assinou o termo de autorização.

Isso aconteceu na última segunda-feira, 11. O governador Ronaldo Caiado anunciou que assinou o "edital" dos concursos da Segurança Pública, que somam 1.580 vagas.

No entanto, quando diz edital ele estava se referindo ao termo de autorização. Afinal, o edital ainda vai demorar um pouco para sair, já que outras etapas ainda precisam ser cumpridas.

"Quero mandar um recado aos concurseiros de Goiás. Podem se preparar! Estudem bastante! Porque o edital já foi assinado e nós teremos em breve o(s) concurso(s) para poder chegar mais policiais em todas as áreas da Segurança Pública

A assinatura do governador é um passo importante para que a Polícia Militar e as devidas pastas responsáveis possam das início aos preparativos e começar a escolher a banca organizadora.

A expectativa é para que nos próximos dias os despachos de autorização para cada um dos concursos seja publicado no Diário Oficial do Estado de Goiás. 

Ainda durante o discurso, Caiado reconheceu a necessidade do estado na Segurança Pública, dizendo:

“Sabemos do déficit dos nossos policiais. É o menor contingente que um governador governa o estado. No entanto, somos o primeiro lugar aqui no nosso estado, mesmo com o menor número de policiais, devido a organização, o engajamento e a integração das forças. Isso que é inteligência e competência", disse o chefe do executivo.

Folha Cursos

Concurso PM GO tem 870 vagas confirmadas

Embora reduzido, o quantitativo de 870 vagas na Polícia Militar foi confirmado na última semana pelo próprio governador Ronaldo Caiado. Isso porque eram esperadas 2 mil vagas para a corporação.

Antes da confirmação do governador, um documento, divulgado pelo deputado estadual e delegado, Humberto Teófilo, antecipou a oferta, sendo, dessas:

  • 720 para soldado; e
  • 150 para oficiais.

Essas oportunidades constam na LOA 2022 de Goiás. De acordo com o documento, o início da concessão está previsto para maio de 2022. Entretanto, o parlamentar prevê que os editais podem sair a partir de novembro, mas dependem de muitos fatores.

Foto de policiais militares de goiás
Concurso da PM GO tem editais autorizados pelo governador
(Foto: Divulgação)

Governador reconhece a necessidade de novos PM's

Ronaldo Caiado anunciou a promoção de mais de 3,1 mil praças na Polícia Militar e reconheceu que a corporação necessita de mais efetivo. Em seu discurso, disse que o estado irá promover um novo concurso. Na época, o entrave era um aval do Tesouro Nacional.

“Estamos trabalhando fortemente para esse objetivo. Temos que pagar dívidas acumuladas anteriormente", citou o governador.

 

SOLDADOCADETE
Remuneração: R$1.500*Remuneração: R$5.401,43*
Requisitos: 
idade de 18 a 30 anos;
nível superior em qualquer área;
altura mínima de 1,65m (homem) e 1,60m (mulher);
CNH categoria B.
Requisitos: 
idade entre 18 e 32 na inscrição;
até 35 anos no momento do ingresso;
bacharelado em Direito;
altura mínima de 1,65m (homem) e 1,60m (mulher);
CNH categoria B.

Concurso PM GO: banca já foi escolhida?

O concurso PM GO é aguardado desde 2017 e, inclusive, já teve banca organizadora definida. Em 2018 a corporação chegou a contratar o organizador: Instituto AOCP.

Mas, passados três anos da escolha, é possível que a PM GO realize um novo processo licitatório. Inicialmente, as 2 mil vagas autorizadas seriam: 1.920 para soldado  de 3ª classe e 80 para cadete. 

O último concurso para a PM GO, realizado em 2016, registrou 41.829 candidatos inscritos. Na época, a seleção foi organizada pela FunRio e foram ofertadas 2.500 vagas, sendo 2.420 para soldado e 80 para cadete. 

As fases do concurso foram:

  1. provas objetiva e discursiva;
  2. teste de capacidade física;
  3. avaliação médica e psicológica;
  4. avaliação da vida pregressa e investigação social.

No exame objetivo, os candidatos responderam questões de Língua Portuguesa, Realidade do estado de Goiás, Direito Penal, Direito Constitucional, Direito Processual Penal, Direito Administrativo, Direito Penal Militar e Legislação Extravagante.

 

Quer ser aprovado em concursos?

Você quer ser aprovado em um concurso público e iniciar 2022 como um novo servidor público? Este sonho pode e está muito perto de se tornar realidade. Para isso, conheça agora mesmo a Folha Cursos!

Aqui, você encontra:

► Questões comentadas;
► Acelerador de vídeos;
► Material com PDF;
► Chance de enviar mensagem ao professor;
► Videoaula, cadernos e questões;
► Professores especializados;
► E muito mais...

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...