Concurso PF: quais são as etapas dos cargos da área policial?

Já conhece todas as etapas do concurso PF para a área policial? A Folha Dirigida preparou um resumo com tudo o que você precisa saber.

18/11/2020 08:00

Por: Mateus Carvalho

18/11/2020 08:00 - Por: Mateus Carvalho

Ingressar na Polícia Federal é o sonho de muitos. Mas, chegar lá é uma tarefa árdua. Afinal, o concurso PF é formado por diversas etapas de seleção, que eliminam ou classificam o candidato.

E estar por dentro de todas essas fases e saber o que cada uma cobra é fundamental para garantir ao candidato ainda mais chances de garantir a vaga dos sonhos.

Partindo dessa premissa, fica a reflexão: você conhece todas as etapas de seleção que a Polícia Federal cobra em seu concurso?

gif policial dancando

Pensando nisso, a Folha Dirigida preparou essa matéria especial para te explicar como cada cargo é avaliado até a chegada no tão sonhado curso de formação.

Mas, primeiro, vamos conhecer quais são os cargos?

Cargos da área policial na PF

Os candidatos que desejarem concorrer no concurso PF para a área policial poderão escolher entre cinco cargos, sendo eles:

agente de polícia
→ delegado de polícia
→ escrivão de polícia
→ perito criminal
→ papiloscopista

Todos eles exigem o nível superior de escolaridade e possuem excelentes remunerações. 

Agora, que tal conhecer quais são as etapas de seleção que cada cargo é submetido? Confira!

Etapas de seleção do concurso PF

Provas objetivas (todos os cargos)

A primeira etapa do concurso PF é composta pelas provas escritas, sendo elas objetiva e discursiva. A objetiva é obrigatória e comum a todos os cargos.

Nela, são cobradas 120 questões, geralmente de múltipla escolha ou no modelo Certo e Errado, de acordo com a banca escolhida. As disciplinas variam de acordo com o cargo, sendo:

  • Agente
Bloco IBloco IIBloco III
Língua Portuguesa, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Penal e Processual Penal, Legislação Especial, Estatística, Raciocínio LógicoInformáticaContabilidade Geral

 

  • Escrivão 
Bloco IBloco IIBloco III
Língua Portuguesa, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Penal e Processual Penal, Legislação Especial, Estatística, Raciocínio LógicoInformáticaContabilidade Geral
Arquivologia

 

  • Papiloscopista
Bloco IBloco IIBloco III
Língua Portuguesa, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Penal e Processual Penal, Legislação Especial, Estatística, Raciocínio LógicoInformáticaArquivologia
Biologia
Física
Química

 

  • Perito
Conhecimentos GeraisConhecimentos Específicos

Língua Portuguesa, Informática, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Penal e Direito Processual Penal, Legislação Especial, Raciocínio Lógico.

a depender do cargo/especialidade

 

  • Delegado
Bloco único
Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Empresarial, Direito Internacional Público e Cooperação Internacional, Direito Penal, Direito Processual Penal, Criminologia, Direito Previdenciário, Direito Financeiro e Tributário.


Provas discursivas (todos os cargos)

  • redação com texto dissertativo argumentativo para todos os cargos, exceto o delegado;
  • para o delegado é exigida a elaboração de uma peça prática e de três questões sobre os conteúdos de Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Penal e Direito Processual Penal.

 Exame de aptidão física (todos os cargos)

O teste físico do concurso PF é obrigatório para todos os candidatos e tem caráter eliminatório. Para essa etapa, serão convocados os aprovados na prova discursiva.

No último concurso, foram cobrados os seguintes testes:

  •  Teste em barra fixa;
  • Teste de impulsão horizontal;
  • Teste de natação (50 metros);
  • Teste de corrida de 12 minutos.
(Foto: Governo Federal)
Polícia Federal cobra várias etapas em concursos públicos
(Foto: Governo Federal)

 Exame de aptidão física (todos os cargos)

Aprovados no Exame de Aptidão Física são convocados para a prova oral. No entanto, essa etapa é destinada apenas aos concorrentes para o cargo de delegado.

Nessa etapa, os conteúdos cobrados serão os Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Penal e Direito Processual Penal.

 Prova prática de digitação (somente escrivão)

Essa etapa é destinada apenas ao cargo de escrivão. Para ser aprovado, o candidato precisará de, pelo menos, cinco pontos.

 Avaliação de títulos (somente delegado e perito)

Os concorrentes aos cargos de perito e delegado ainda passarão por avaliação de títulos, para comprovar experiência ou qualificação profissional. Com esses prontos, é possível subir na classificação.

Demais etapas do concurso PF (para todos os cargos)

  • Avaliação médica;
  • Avaliação psicológica;
  • Investigação social;
  • Curso de formação (última etapa, que também pode eliminar)

Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!

✔ E-books 
✔ Provas para download
✔ Artigos sobre concursos
✔ Editais verticalizados
✔ Vídeos com dicas

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Sobre o concurso

Previsto

Polícia Federal - 2020

Nacional
Não informado
Fund...
Não informado