Concurso PF: prazo para provas em 2 meses após edital é AUTORIZADO

O Ministério da Economia concedeu aval para reduzir o prazo entre edital e provas do concurso PF para 2 meses. Edital em janeiro. Veja!

06/01/2021 06:03 | Atualizado: 06/01/2021 09:24

Por: Mateus Carvalho

06/01/2021 06:03 | Atualizado: 06/01/2021 09:24 - Por: Mateus Carvalho

Notícia urgente para quem está se preparando para o concurso PF. O Ministério da Economia autorizou reduzir de quatro para dois meses o prazo entre edital e provas. Com isso, os exames podem acontecer em março.

O aval foi publicado nesta quarta-feira, 6, no Diário Oficial da União , veja:

portaria autorizativa

De acordo com a portaria, o documento está assinado pelo secretário de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Mario Paes de Andrade - dando total responsabilidade aos atos e realização do concurso à Polícia Federal.

Pedido de redução foi enviado após aval para concurso PF

O aval dado pela Economia é concedido após a própria PF enviar um ofício solicitando essa redução, em dezembro. A solicitação foi feita logo após o aval dado pelo Governo Federal para a realização do concurso.

O ofício foi protocolado pelo secretário executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Tercio Issami Tokano, da pasta que rege a Polícia Federal.

Foi justificado que o objetivo da corporação é prover as 1.500 vagas ainda em 2021, ou seja, dar início à formação dos policiais. Mas, para isso, se faz necessário cumprir todas as longas etapas do concurso.

Logo, esse também foi um dos motivos apresentados (que o concurso terá diversas etapas). A pasta argumentou porque um prazo de quatro meses entre a publicação do edital e a primeira prova poderia atrasar a previsão de formação dos policiais.

Resumo concurso PF 

  • Órgão:  Polícia Federal
  • Vagas:  1.500
  •  Cargos: escrivão, papiloscopista, delegado, agente
  • Escolaridade:  nível superior
  • Status:  edital iminente
  • Banca : Cebraspe

CFP do concurso PF começará em 2021, confirma diretor-geral

Outro ponto é que a previsão de formar os policiais em 2021 foi confirmada pelo diretor-geral da Polícia Federal, Rolando Alexandre.

Ele garante que a Polícia Federal projeta 2 mil provimentos até 2022. Segundo o chefe da PF ocorrerá a chamada de 2 mil vagas, sendo a soma das 1.500 autorizadas com 500 remanescentes, sendo:

  • primeira turma em 2021
  • segunda turma com os remanescentes em 2022

"Neste momento a formação dos novos policiais federais não estaria acontecendo sem o seu apoio (Bolsonaro) incondicional em recomposição dos quadros da Polícia Federal - não apenas com essa turma que se forma hoje, mas também com a realização de um novo concurso público de 2 mil vagas: 1.500 já para 2021 e os excedentes para 2022", disse o diretor-geral Rolando Alexandre.

Aval do concurso - distribuição

  • agente de polícia  - 893 vagas
  • delegado de polícia  - 123 vagas
  • escrivão de polícia  - 400 vagas; e
  • papiloscopista policial federal  - 84 vagas.

As carreiras pedem nível superior em qualquer área, com exceção do delegado, que precisa de curso superior na área de Direito. Também será obrigatório para todos os candidatos a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B ou superior.

A remuneração do policial federal em início de carreira é de  R$12.980,50 . Mas, para o delegado esse valor é ainda mais atrativo, tendo ganhos mensais de  R$24.150,74 . Para o delegado, haverá ainda a necessidade de comprovação de três anos de atividade jurídica.

curso para a PF

O que precisa ter para concorrer no próximo concurso PF?

CarreiraRequisitosRemuneração 
AgenteNível superior em qualquer + CNHR $ 12.980,50
EscrivãoNível superior em qualquer + CNHR $ 12.980,50
PapiloscopistaNível superior em qualquer + CNHR $ 12.980,50
DelegadoNível superior em Direito, experiência de três anos + CNH R $ 24.150,74

Concurso PF: confira cursos para você se preparar

Está em busca de uma preparação adequada, sem enrolação e completa? A Folha Dirigida acaba de lançar a Folha Cursos, com materiais e uma equipe de professores especializados.

Com a  Folha Cursos, agora, você não tem mais desculpa para reclamar de falta de ajuda e adiar o seu sonho de ser aprovado.

A  Folha Cursos traz videoaulas, material escrito e questões relacionadas comentadas .

E o melhor de tudo: aqui você encontra cursos e materiais específicos para o concurso PF 2021.

curso para pf

Confira a seguir os cursos preparatórios já disponíveis!

Por cargo

Por carreira

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...