Concurso PF: policial usou método da EduQC para conseguir aprovação

Aprovado duas vezes no concurso PF, Victor Maia revela como a estratégia da EduQC pode favorecer a aprovação de candidatos. Confira!

29/09/2020 08:30 | Atualizado: 29/09/2020 09:39

29/09/2020 08:30 | Atualizado: 29/09/2020 09:39

O concurso da Polícia Federal é um dos mais disputados do país. No último edital, publicado em 2018, foram registrados mais de 140 mil inscritos. Para driblar a concorrência é recomendado usar uma técnica de estudo que reúna teoria, prática e revisão dos tópicos.

Além de adaptar as horas disponíveis por dia para a preparação. Victor Maia, aprovado duas vezes no concurso PF, desenvolveu seu próprio método de estudos.

Com isso, ajuda de maneira mais específica e prática a preparação para concursos. Maia conseguiu a aprovação para o cargo de agente da Polícia Federal em 2009 e perito em 2013.

Ele percebeu que pessoas organizadas estudam proporcionalmente ao peso das disciplinas no edital. Porém, é comum encontrar aqueles que estudam mais o que gostam e quase nada dos conteúdos que não têm afinidade.

“O problema é que você geralmente gosta do que sabe, e você precisa estudar o que sabe menos, porque tem mais a aprender. Tem também o problema da dificuldade de cada disciplina. Algumas matérias você aprende mais rapidamente que outras”, contou Maia, em entrevista à Folha Dirigida.

Novo concurso PF deve ter oferta de 2 mil vagas
Novo concurso PF deve ter oferta de 2 mil vagas (Foto: Divulgação)

Para isso, ele aconselhou dividir o tempo entre as disciplinas considerando três aspectos:

1) O que cai mais;
2) O que você sabe menos;
3) O que é mais fácil de aprender.

“Porém, é humanamente impossível determinar isso”, apontou. Por isso, Victor Maia desenvolveu, em 2014, a EduQC , uma plataforma digital de ensino adaptativo.

Ela usa Inteligência Artificial para ajudar pessoas a otimizarem sua preparação para concursos e para Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). De forma a promover o conhecimento e o autodidatismo.

A EduQC conta com software para montar o planejamento de estudo de acordo com as disciplinas. “Felizmente, hoje o software da EduQC faz isso para você”, definiu.

enlightened Estude para o concurso PF com a EduQC!

EduQC aponta qual concurso você tem mais chance de passar

O algoritmo da EduQC também mapeia os pontos fortes e fracos do candidato e mostra suas chances de aprovação. Além de monitorar como essa probabilidade evolui mês a mês.

“Nós criaremos um plano diário de estudos, baseado no seu objetivo, nas suas proficiências nas disciplinas e na sua disponibilidade para estudar. Você saberá exatamente o que, quanto, por onde e como estudar”, apontou Victor Maia.

A metodologia da EduQC é baseada em metas semanais e diárias de acordo com as proficiências (seus conhecimentos) em cada disciplina calculada na plataforma.

Saiba mais sobre a EduQC e a preparação para o concurso PF:

As avaliações são feitas, de forma regular, com questões reais de concurso na área de interesse. Assim, é possível analisar os seus resultados e atualizar o planejamento do futuro servidor.

“A base da metodologia é iniciar com um escopo de disciplinas mais reduzido, de acordo com o que você realmente tem condições de estudar e isso vai variar de pessoa para pessoa. A depender do nível de cada um: tem usuário que começa com oito e outros com três, pois cada um possui necessidades e disponibilidades diferentes”.

O controle da EduQC indica quanto estudar em cada disciplina. Além de identificar quanto avançar na teoria, quanto praticar e quanto revisar.

“Também temos cursos para que você aprenda melhor, seja mais produtivo, mantenha-se motivado e melhore nas discursivas”, revelou Victor Maia.

Concurso PF: ideal é se preparar para uma área, diz especialista

De acordo com o presidente Jair Bolsonaro, o novo concurso PF terá oferta de 2 mil vagas. A autorização oficial ainda não foi publicada no Diário Oficial, porém, a Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) confirmou a distribuição das oportunidades.

Em resposta à Folha Dirigida, o presidente da Fenapef, Luís Boudens, afirmou que serão:

  • 1.016 vagas de agente;
  • 600 vagas de escrivão;
  • 300 vagas de delegado; e
  • 84 vagas de papiloscopista.

Todas as 2 mil chances são para a área Policial. Contudo, no pedido de concurso enviado pela Polícia Federal também foi contemplada a área de apoio. Para estes, o governo ainda não se manifestou sobre um aval.

Para Victor Maia, que já foi aprovado duas vezes no concurso PF, o recomendado é se preparar para uma área, como a policial.

Segundo o especialista, caso você estude para uma área, pode decidir focar em um edital específico quando for o momento certo.

“Você deve direcionar para qual se dedicar ou não em razão das suas chances concretas de ser aprovado. Isso só a metodologia do EduQC proporciona para você”.

Maia, que não atua mais como policial federal, reafirmou: “o candidato só deve focar em um edital específico quando a oportunidade aparece depois que ele está preparado, com uma boa base. Isso evita que ele estude disciplinas específicas que não o ajudarão em outros concursos”.

Resumo concurso PF 

  • Órgão: Polícia Federal
  • Vagas: 2 mil
  • Cargos: escrivão, papiloscopista, delegado, agente
  • Escolaridade: níveis médio e superior
  • Status: aguardando autorização
  • Banca: a definir

Especialista recomenda metodologia de estudos para concursos

Conforme Victor Maia, correr de um edital para outro antes da hora é uma das principais causas para demora na aprovação.

“Mas se o candidato já tem esse objetivo específico, naturalmente que a preparação será direcionada. Até porque o novo aluno pode ter uma boa base, bastante disponibilidade para estudar ou ser capaz acima da média. Isso é avaliado de forma objetiva já no início do trabalho no EduQC”, revelou.

O especialista também apontou que, primeiro, o candidato deve aprender a ler e compreender o que estuda. “Ler é melhor que assistir videoaula (9% melhor), aulas presenciais (25% melhor) ou áudios (44% melhor)”.

Maia ainda complementou: “é importante que você produza seu próprio material de revisão. Em resumos, fichas interativas ou mapas mentais. Ensinamos você como fazer”.

Newsletter

Newsletter

Quer receber novidades sobre concursos?

Quer receber diretamente no seu e-mail as principais notícias dos concursos da sua região?

E de quebra dicas para seus estudo? Cadastre-se gratuitamente na newsletter FD para ter tudo isso!

Sobre o concurso

Previsto

Polícia Federal - 2020

Nacional
Não informado
Fund...
Não informado